Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Marciano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766720Z3pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiane de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701174U6pt_BR
dc.contributor.referee2Ciappina, Jussara Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327072P5pt_BR
dc.creatorLuz, Lidiane Lara da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4021182J0pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T19:20:46Z-
dc.date.available2019-09-06-
dc.date.available2019-09-06T19:20:46Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationLUZ, Lidiane Lara da. O Jogo Rouba Monte Geométrico como facilitador do ensino aprendizagem de Geometria Espacial no 6º ano. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2909-
dc.description.abstractMathematics is currently one of the most feared and unpopular subjects for most students. This is usually because of the way in which its content is presented, full of totally decontextualized formulas and abstract concepts that must simply be reproduced in the evaluations. In this work, we sought to work on spatial geometry differently from the traditional way, allowing the student to develop its potentialities, such as describing, interacting and understanding the space in which they live. It is known that a playful practice, provides a more enjoyable and meaningful learning, encouraging the student to learn more creatively and dynamically. Therefore, in order to minimize the problems encountered in teaching learning about Space Geometry, a game called Robber Geometric Hill was developed. Two classes of 6th grade of elementary school were analyzed. In one of them the game Steals Geometric Hill was applied as a game of fixing content. At the end of the content, an evaluation was performed with both classes and the results were analyzed. It was found that in the room where the game was applied, students performed better in the assessment, demonstrating that they recognized the solids, their elements, their characteristics and their planning. One can then realize the importance of playfulness in the classroom, because with the help of the game, students could learn by playing, having fun and feeling preasure.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente a Matemática é uma das disciplinas mais temidas e impopulares para a maioria dos alunos. Isso ocorre normalmente pela forma com que o seu conteúdo é apresentado, cheio de fórmulas e conceitos abstratos totalmente descontextualizados, que devem simplesmente ser reproduzidos nas avaliações. Nesse trabalho, buscou-se trabalhar a Geometria Espacial de maneira diferente da tradicional, permitindo que o aluno desenvolva suas potencialidades, como descrever, interagir e compreender o espaço em que vive. Sabe-se que uma prática lúdica, proporciona uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando o aluno a aprender de forma mais criativa e dinâmica. Por isso, com o intuito de minimizar os problemas encontrados no ensino aprendizagem de Geometria Espacial, desenvolveu-se um jogo chamado Rouba Monte Geométrico. Analisou-se duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental. Em uma delas o jogo Rouba Monte Geométrico foi aplicado como jogo de fixação de conteúdo. Com o término do conteúdo uma avaliação foi realizada com as duas turmas e os resultados foram analisados. Verificou-se que na sala onde o jogo foi aplicado, os alunos saíram-se melhores na avaliação, demonstrando que reconheciam os sólidos, seus elementos, suas características e planificações. Pode-se, então perceber a importância da ludicidade em sala de aula, pois com o auxílio do jogo, os alunos puderam aprender brincando, se divertindo e sentindo prazer.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-09-06T19:20:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIDIANE LARA DA LUZ.pdf: 3036705 bytes, checksum: 563fbe25e2c1fbfba58ebb540fcc7889 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-06T19:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIDIANE LARA DA LUZ.pdf: 3036705 bytes, checksum: 563fbe25e2c1fbfba58ebb540fcc7889 (MD5) Previous issue date: 2019-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogo Rouba Monte Geométricopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSpatial Geometrypt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectGame Steals Geometric Mountpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO Jogo Rouba Monte Geométrico como facilitador do ensino aprendizagem de Geometria Espacial no 6° anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIANE LARA DA LUZ.pdfdissertação completa em pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons