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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Considerações dialetais para o desenho de uma unidade didática: o ensino de E/LE em Medellín - Colômbia
metadata.dc.creator: Zapata, Laura Cardona
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Valeska Gracioso
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Aparecida de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Picanço, Deise Cristina de Lima
metadata.dc.description.resumo: : O ensino do espanhol como língua estrangeira (E/LE) é uma área que a Colômbia vem desenvolvendo fortemente durante os últimos anos. Desse modo, existem cada vez mais inciativas acadêmicas e cursos, dado que hoje há, por parte dos estrangeiros, o desejo de fazer negócios, intercâmbios acadêmicos e conhecer nosso multiculturalismo. Dadas essas questões, como professores de E/LE, consideramos importante refletir sobre qual é o papel da língua na sociedade, sobre qual modelo de língua espanhola ensinar e sobre a produção de materiais didáticos próprios colombianos que correspondam às características linguísticas e culturais de nosso país. Portanto, esta pesquisa se inscreve no campo da sociolinguística e da dialetologia, pois mostramos a importância do ensino de uma língua estrangeira que responda com as particularidades sociais e culturais do contexto situacional colombiano. Dessa forma, baseamos o referencial teórico no campo da sociolinguística e da dialetológica nos autores: Coseriu (1973), Lipski (1996), José Joaquín Montes (2000), Moreno Fernández (2007, 2009), William Labov (2008), Carmen Silva-Corvalán (2009), Lipski (1996). Para resolver a questão sobre a importância do modelo de língua próprio para o ensino de E/LE, abordamos algumas características dialetológicas e sociolinguísticas do espanhol colombiano tais como o fenômeno das formas de tratamento na cidade de Medellín, para o qual usamos como referência autores como Fontanella (1992), Carricaburro (1997), Calderón Campos (2010), Jang (2010, 2013, 2014, 2015), Millan (2011) e Díaz (2015); incluímos, de igual modo, o fenômeno linguístico conhecido como parlache na cidade de Medellín. Nesta dissertação, trabalhamos com a metodologia qualitativa de cunho interpretativista, portanto, buscamos analisar o momento atual de E/LE tanto no mundo quanto na Colômbia, já que, como parte do mercantilismo global, a língua se desloca de sua função social para ser instrumentalizada como um bem econômico, e, no caso da língua espanhola, podem ser referenciados os benefícios que o mercado espanhol obtém através da expansão global dessa língua no mundo. Assim, para resolver essa questão, abordaremos o pan-hispanismo e as e ideologias linguísticas e políticas da língua espanhola propostas por José del Valle (2011, 2014). Seguidamente, para analisar a produção de materiais didáticos colombianos, criamos um diálogo sobre a situação dos materiais didáticos para o ensino de E/LE no Brasil e na Colômbia. Por fim, para contribuir com materiais didáticos próprios que se adéquem ao contexto social e a língua espanhola na Colômbia, propomos desenhar uma unidade baseada na perspectiva da evolução da teoria perspectiva acional proposta por Cristian Puren (2004) com o fim de desenvolver a competência intercultural de estudantes estrangeiros adultos de níveis avançados em cursos de cultura e de língua em Medellín.
Abstract: The teaching of Spanish as a foreign language (S/FL) is an area that Colombia has been strongly developing during recent years. Thus, there are more academic initiatives and courses, due to the fact that today there exists, as a result of foreigners, the desire to do business, academic exchange and get to know Colombia’s multiculturalism. As a result of these questions, as professors of S/FL we consider it important to reflect on what the role is of language in society, on what model of the Spanish language to teach, and on the production of Colombian didactic materials that respond with linguistic and cultural characteristics of our country. Therefore, this research subscribes to the field of sociolinguistics and dialectology because we show the importance of the teaching of a foreign language that responds to the social and cultural particularities within the situational context of Colombia. Thus, we base our theoretical framework on the sociolinguistic field and the dialectology of the authors: Coseriu (1973), Lipski (1996), José Joaquín Montes (2000), Moreno Fernández (2007, 2009), William Labov (2008), Carmen Silva-Corvalán (2009), Lipski (1996). In order to resolve the question about the importance of the own language model for teaching S/FL, we addressed some dialectic and sociolinguistic characteristics of Colombian Spanish such as the linguistic phenomenon known as parlache in the city of Medellín. In this dissertation, we will work with the qualitative methodology of the interpretative nature because, we seek to analyze the current state of S/FL in relation to Colombia and the world. As part of the global mercantilism, the language moves from its social function to be utilized as an economic good, and in the case of the Spanish language, reference may be made to the benefits that the Spanish market derives from the global expansion of this language in the world. Thus, to solve this question, we will address pan-Hispanicism and linguistic and political ideologies of the Spanish language proposed by José del Valle (2011, 2014). Then, in order to analyze the production of Colombian didactic materials, we created a dialogue about the situation of didactic materials for teaching S/FL in Brazil and in Colombia. Lastly, to contribute our own didactic materials that social context and the Spanish language in Colombia, we propose to design a unit based on the perspective of the evolution of the acional perspective theory proposed by Cristian Puren (2004) with the goal of developing the intercultural competence of foreign adult students from advanced levels in culture and language courses in Medellín.
Keywords: Ensino de Espanhol como língua estrangeira
Sociolinguística
Dialetologia
Espanhol colombiano
Material didático
Teaching Spanish as a foreign language
Sociolinguistics
Dialectology
Colombian Spanish
Teaching materials
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: ZAPATA, Laura Cardona. Considerações dialetais para o desenho de uma unidade didática: o ensino de E/LE em Medellín - Colômbia. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2913
Issue Date: 21-May-2019
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