Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2916
metadata.dc.type: Tese
Title: Política educacional na pós-graduação em Educação: uma análise a partir da trajetória coletiva dos pesquisadores
metadata.dc.creator: Soares, Solange Toldo
metadata.dc.contributor.advisor1: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ângelo Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Stremel, Silvana
metadata.dc.contributor.referee3: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee4: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral apreender o habitus do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil, a partir do estudo da trajetória coletiva de pesquisadores integrantes das Linhas de Pesquisa de Programas de Pós-Graduação em Educação relacionadas ao campo da Política Educacional. O referencial teórico baseia-se na teoria social de Pierre Bourdieu, principalmente nos conceitos de campo (acadêmico, intelectual, científico e universitário), habitus, capital, política e Estado. Com base nesse referencial, a pesquisa mapeou, a partir de dados da Plataforma Sucupira e de sites das instituições, os Programas de Pós-Graduação em Educação que possuíam Linhas de Pesquisa relacionadas à Política Educacional (ano de 2017). A coleta e a análise de dados envolveram as descrições das Linhas de Pesquisa relacionadas à Política Educacional, dos dados obtidos por meio de questionário online respondido por 148 dos 613 docentes das referidas Linhas de Pesquisa e da consulta ao Currículo Lattes dos respondentes. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a construção da trajetória coletiva dos agentes. Essa ferramenta elucida a função dos agentes nas estruturas e possibilita apontar a lógica do campo estudado, por meio das tomadas de posição e disposições - habitus - dos agentes. Argumenta-se que a compreensão da lógica do campo acadêmico da Política Educacional implica explorar, entre outros aspectos: a) o perfil dos pesquisadores da Política Educacional; e b) o habitus dos pesquisadores, por meio da análise da trajetória coletiva. A posição social dos agentes mostrou que há um grupo de pesquisadores expoentes, um grupo de pesquisadores gestores acadêmicos e um grupo de pesquisadores docentes. Essa posição social foi determinada por meio da identificação da detenção de capitais específicos no campo acadêmico da Política Educacional: capital de prestígio científico e de poder científico no campo acadêmico da Política Educacional. A partir dessas posições sociais, as respostas dos pesquisadores foram analisadas comparativamente. As tomadas de posição mostraram características similares entre os agentes que estão na mesma posição social e características distintas quando em grupos sociais diferentes. O habitus, no entanto, revelou as questões científicas sobre as quais os agentes estão de acordo (BOURDIEU, 2004d) em qualquer das posições sociais que fazem parte. A apreensão do habitus foi realizada a partir das descrições das Linhas de Pesquisa e nas respostas dos pesquisadores por meio da definição de Política Educacional, dos objetos de pesquisa da Política Educacional e das epistemologias utilizadas pelos pesquisadores em suas pesquisas. As principais conclusões foram as seguintes: a) os objetos de pesquisa estão relacionados ao estudo das funções (ou omissões) do Estado e ao estudo de políticas, programas e reformas educacionais; b) a perspectiva marxista e a estratégia da teorização combinada (pluralismo) foram as mais citadas pelos pesquisadores como fundamento das pesquisas; c) a finalidade da pesquisa é vista como aporte para a tomada de decisões no mundo social; e d) a pesquisa e a militância estão intrinsecamente relacionadas e espera-se do pesquisador que atue na prática social por meio da participação política.
Abstract: This research had the general aim of apprehending the habitus of the academic field of Education Policy in Brazil, based on the study of the collective trajectory of researchers who are part of the Research Lines of Graduate Education Programs related to the field of Education Policy. The theoretical reference is based on the social theory of Pierre Bourdieu, mainly in the concepts of field (academic, intellectual, scientific and universitary), habitus, capital, politics and State. Based on this benchmark, the survey mapped, from data of the Sucupira Platform and sites of the institutions, the Graduate Programs in Education that had Research Lines related to Education Policy (year 2017). The data collection and analysis involved the descriptions of the Research Lines related to Education Policy, of the data obtained through an online questionnaire answered by 148 of the 613 professors of the Research Lines mentioned and the consultation of the Lattes Curriculum of the respondents. The methodology used for data analysis was the construction of the collective trajectory of the agents. This tool elucidates the function of the agents in the structures and makes it possible to point out the logic of the field studied, through the positioning and dispositions - habitus - of the agents. It is argued that the understanding of the logic of the academic field of Education Policy implies exploring, among other aspects: a) the profile of researchers of Education Policy; and b) the habitus of the researchers, through the analysis of the collective trajectory. The social position of the agents showed that there is a group of exponential researchers, a group of researchers, academic managers and a group of educational researchers. This social position was determined through the identification of the possession of specific capitals in the academic field of Education Policy: capital of scientific prestige and scientific power in the academic field of Education Policy. From these social positions, the researchers’ responses were analyzed comparatively. Position decisions showed similar characteristics among the agents that are in the same social position and distinct characteristics when in different social groups. The habitus, however, has revealed the scientific issues on which the agents agree (BOURDIEU, 2004d) with any of the social positions that they are part of. The apprehension of the habitus was carried out from the descriptions of the Lines of Research and the answers of the researchers through the definition of Education Policy, the objects of research of the Education Policy and the epistemologies used by the researchers in their researches. The main conclusions were: a) the research objects are related to the study of the functions (or omissions) of the State and the study of education policies, programs and reforms; b) the Marxist perspective and the strategy of combined theorization (pluralism) were the most cited by researchers as the basis of research; c) the purpose of research is seen as a contribution to decision-making in the social world; and d) research and militancy are intrinsically related and the researcher is expected to act in social practice through political participation.
Keywords: Política Educacional
Pesquisa
Pós-Graduação em Educação
Pierre Bourdieu
Education Policy
Search
Graduate studies in Education
Pierre Bourdieu
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SOARES, Solange Toldo. Política educacional na pós-graduação em Educação: uma análise a partir da trajetória coletiva dos pesquisadores. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2916
Issue Date: 1-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange Toldo Soares.pdftese completa em pdf5.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons