Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2932
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Avaliação do Plano Estadual de Educação para o Sistema Prisional do Paraná: a educação escolar no contexto das penitenciárias femininas de regime fechado |
metadata.dc.creator: | Bonatto, Bruna Mayara |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Onofre, Elenice Maria Cammarosano |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Paulo Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leandro, José Augusto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Mainardes, Jefferson |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a avaliação da política de Educação na Prisão do Estado do Paraná, especificamente sua implementação junto à população penitenciária feminina que cumpre pena em regime fechado, por meio de um processo de avaliação centrado nos participantes e a análise de seus resultados orientada para/por uma agenda social. O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Afonso (2005, 2014, 2015) sobre a relação entre avaliação e as políticas de Estado; Guba e Lincoln (2011); Worthen; Sanders e Fitzpatrick (2004); e Fernandes (2009, 2010, 2018) que fundamentam os conceitos de avaliação educacional e avaliação de políticas e programas educacionais; Foucault (1999, 2012) sobre as instituições disciplinares e a análise arqueológica do discurso (AAD), entre outros autores de avaliação educacional e Educação na Prisão. A pesquisa, de natureza qualitativa, delineou-se em perspectiva epistemológica dialógica e crítica, na qual os diferentes sujeitos que atuam na política foram coparticipantes do processo avaliativo. O enfoque consistiu na análise do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná (2012, 2015) e sua implementação, para compreender como esta política estadual de Educação na Prisão vem sendo aplicada. O campo da investigação foram duas penitenciárias femininas e os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: análise documental; pesquisa bibliográfica, questionários, entrevistas e diário de campo. Os resultados da pesquisa indicam que por meio da avaliação do PEESPP (PARANÁ, 2012, 2015) foi possível compreender as interações institucionais na atuação do Plano no contexto das unidades penais femininas de regime fechado, desvelando a compreensão da educação em âmbito prisional enquanto um direito; a importância dada à educação pelas internas; a falta de oferta de formação inicial e continuada aos servidores das unidades; a dificuldade de conciliar uma rotina de segurança com uma rotina escolar; a infraestrutura precária que além de dificultar as ações de educação ainda não garantem uma institucionalização de seres humanos com dignidade; as especificidades da população penitenciária feminina paranaense; a ausência de enunciados a respeito da desigualdade de gênero implicados no aprisionamento feminino e na oferta de educação a esta população; a necessidade da realização de processos de avaliação do Plano no contexto da prática, que seja capaz de apreender a especificidade institucional e de criar um espaço democrático de fala àqueles que por meio de seu trabalho atuam na política. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the evaluation of Education in Prison Policy in the State of Paraná, specifically its implementation with the female population in prison, in a closed condition, through an evaluation process centered on the participants and the analysis of their results oriented towards a social agenda. The theoretical framework was based on the contributions of: Afonso (2005, 2014, 2015) on the relation between evaluation and State policies; Guba and Lincoln (2011); Worthen; Sanders and Fitzpatrick (2004); Fernandes (2009, 2010, 2018) that base the concepts of educational evaluation and evaluation of educational policies and programs; Foucault (1999, 2012) on disciplinary institutions and the archaeological discourse analysis (ADA), among other authors of educational evaluation and prison education. The qualitative research was delineated in a dialogical and critical epistemological perspective, in which the different subjects that act the policies were coparticipants of the evaluation process. The focus consisted in the analysis of the State Plan for Education in the Paraná Prison System (2012, 2015), and its implementation, in order to understand how this State Prison Education Policy has been acted upon. The field of investigation were two women‟s prisons and the procedures used in the data collection were: documentary analysis; bibliographic research, questionnaires, interviews and field diary. The results of the research indicate that, through the evaluation of PEESPP (PARANÁ, 2012, 2015), it was possible to understand the institutional interactions in the implementation of the Plan in the context of the women‟s closed prison units, revealing the understanding of prison education as a right; the importance given to education by the inmates; the lack of initial and continuous training offered to the unit's servers; the difficulty of reconciling a safety routine with a school routine; the precarious infrastructure that in addition to hindering educational actions still do not guarantee an institutionalization of human beings with dignity; the specificities of the female prison population of Paraná; the absence of statements about gender inequality implied in female imprisonment and the provision of education to this population; the need to carry out evaluation processes of the Plan in the context of the practice that is capable of apprehending the institutional specificity and of creating a democratic space of speech for those who through their work act the policy. |
Keywords: | Avaliação de Políticas e Programas Educacionais Avaliação Educacional Educação na Prisão Educação nas Penitenciárias Femininas Análise Arqueológica do Discurso Evaluation of educational policies and programs Educational Evaluation Education in Prison Education in Women's Prisons Archaeological Analysis of Discourse |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | BONATTO, Bruna Mayara. Avaliação do Plano Estadual de Educação para o Sistema Prisional do Paraná: a educação escolar no contexto das penitenciárias femininas de regime fechado. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2932 |
Issue Date: | 3-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruna Mayara Bonatto.pdf | tese completa em pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License