Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2933
metadata.dc.type: Dissertação
Title: “Não me interessa mais esta profissão": Representações dos professores no Jornal Diário dos Campos (1932-1950)
metadata.dc.creator: Floriano, Jaine dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordova, Maria Julieta Weber
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Niltonci Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Machado Junior, Claudio de Sá
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tratou das representações dos professores esboçadas nas páginas do Jornal Diário dos Campos de 1932 a 1950, tendo como pressuposto teórico a História Cultural e o estudo das representações de Roger Chartier, em consonância com a abordagem sobre o discurso das mídias de Patrick Charaudeau. A partir da consulta ao Diário no acervo do Museu dos Campos Gerais (UEPG), foi possível constatar que as matérias referentes aos anos de 1932 a 1950, traziam elementos que se referiam à Educação, possibilitando perceber questões significativas no que tange às representações dos professores e professoras. O recorte temporal foi delimitado pela disponibilidade da fonte, porém, evidenciando, também, aspectos essenciais do contexto político a partir da década de 30, tanto em nível nacional quanto regional. Optou-se pelo recorte até 1950, por se considerar que a partir deste contexto seriam necessárias outras análises de ordem política, inclusive do ponto de vista discursivo no tocante às matérias publicadas no Diário. Em consonância com a História Cultural, buscou-se tratar da perspectiva da Nova História Política, pois a leitura das fontes possibilitou evidenciar aspectos políticos do contexto tratado, tendo em conta que o recorte temporal abrange o período do Estado Novo, regime fortemente centralizador e autoritário que promoveu censuras aos órgãos da imprensa escrita, fonte primária desta pesquisa. O texto é composto por dois capítulos, os quais abordam, respectivamente, o debate educacional a partir da imprensa escrita em Ponta Grossa e as representações dos professores no jornal Diário dos Campos, tendo como categorias de análise os discursos cívico, moral e patriótico; a formação docente e a feminização do magistério, as condições de trabalho e a remuneração dos professores. O estudo do tema é de considerável relevância para se compreender como a Educação, em especial os professores e professoras, foi representada por meio do jornal local enquanto formador de opinião dos cidadãos ponta-grossenses.
Abstract: The research dealt with the representations of the professors outlined in the pages of Jornal “Diário dos Campos” from 1932 to 1950, having as theoretical presupposition the Cultural History and the study of the representations of Roger Chartier, in agreement with the approach on the discourse of the media of Patrick Charaudeau. From the consultation to the Diary in the collection of the Museum of the General Fields (UEPG), it was possible to verify that the subjects referring to the years from 1932 to 1950, brought elements that referred to the education, making possible to perceive significant questions concerning the representations of the professors and teachers. The temporal cut was limited by the availability of the source, however, evidencing also essential aspects of the political context from the 1930s, both at the national and regional levels. We opted for the cut up to 1950, considering that from this context would be necessary other analyzes of political order, including from the discursive point of view regarding the matters published in the Diary. Consistent with Cultural History, we sought to deal with the New Political History perspective, since the reading of the sources made it possible to highlight political aspects of the context under consideration, considering that the temporal cut covers the Estado Novo period, a strongly centralizing and authoritarian regime which promoted censorship of the press, the primary source of this research. The text is composed of two chapters, which address, respectively, the educational debate from the written press in Ponta Grossa and the representations of the teachers in the “Diário dos Campos” newspaper, having as categories of analysis the civic, moral and patriotic discourses; teacher training and the feminization of the teaching profession, working conditions and the remuneration of teachers. The study of the subject is of considerable relevance to understand how the education, especially the teachers and teachers, was represented through the local newspaper as an opinion form of the ponta-grossenses citizens.
Keywords: Representação dos professores
Diário dos Campos
Ponta Grossa-PR
Teachers' representation
Diário dos Campos Ponta Grossa-PR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FLORIANO, Jaine dos Santos. "Não me interessa mais esta profissão": representações dos professores no Jornal Diário dos Campos (1932-1950). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2933
Issue Date: 25-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaine dos Santos Floriano.pdfdissertação completa em pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons