Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2934
metadata.dc.type: Tese
Title: Educação integral em tempo integral: as concepções dos docentes de uma escola municipal de ensino fundamental
metadata.dc.creator: Campos, Joselaine Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Gilmar de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee3: Both, Ivo José
metadata.dc.contributor.referee4: El Tassa, Khaled Omar Mohamad
metadata.dc.description.resumo: A presente tese tem como objetivo geral apreender as concepções dos docentes sobre a Educação Integral em Tempo Integral (EITI) no contexto da prática em uma escola de ensino fundamental do município de Ponta Grossa-PR. Para auxiliar a busca deste objetivo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: delinear o perfil profissional dos docentes que atuam em uma escola pública de Educação Integral em Tempo Integral de Ensino Fundamental no município de Ponta Grossa/PR; refletir sobre a prática docente destacando as concepções de EITI no contexto de uma escola pública de Ensino Fundamental; apresentar os limites e as possibilidades da EITI pela perspectiva dos professores que participaram da pesquisa. O encaminhamento metodológico utilizado foi o estudo de caso com abordagem de análise qualitativa dos dados. O período temporal abrange os anos 1988 a 2018 devido ao fato de que o primeiro documento que se tem referência sobre a EITI é a Constituição de 1988, sendo este o ano de partida, até o ano de 2018 que foram coletados e analisados os dados da pesquisa. O universo de pesquisa corresponde a Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach – Educação Infantil e Ensino Fundamental, de Educação Integral em Tempo Integral, localizada no município de Ponta Grossa-PR. Os sujeitos de pesquisa são os professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) desta escola. Os instrumentos de coleta de dados correspondem a um questionário, elaborado pela pesquisadora, também foram analisados os documentos federais, estaduais, municipais e da própria escola. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de gráficos e categorias de análise. O referencial teórico empregado na análise é constituído principalmente dos seguintes autores da área da EITI: Ana Maria Cavaliere (1996; 2004; 2006; 2007); Jaqueline Moll (2011; 2012); e Ligia Coelho (1996; 2004; 2009). A análise da concepção dos professores a respeito da EITI, declaradas no questionário, possibilitaram a reflexão acerca da relação entre a teoria e a prática no contexto da atuação em uma escola municipal de Ensino Fundamental de EITI.
Abstract: The present thesis aims at apprehending teachers conceptions about Integral Integral Education in Integral Time (EITI) in the context of practice in a primary school in the city of Ponta Grossa-PR. In order to help achieve this goal, the following specific objectives were established: delineate the professional profile of the teachers who work in a Public School of Integral Education in Integral Primary Education in the city of Ponta Grossa-PR; to reflect on the teaching practice highlighting EITI conceptions in the context of a Public School of Elementary Education; to present the limits and possibilities of the EITI from the perspective of the teachers who participated in the research. The methodological approach used was the case study with a qualitative data analysis approach. The time period covers the years 1988 to 2018 due to the fact that the first document that has reference on the EITI is the Constitution of 1988, being this the year of departure, until the year of 2018 that the data of the EITI were collected and analyzed. The research universe corresponds to the Municipal School Professor Zilá Bernadete Bach - Infant Education and Elementary Education, of Integral Education in Integral Time, located in the city of Ponta Grossa-PR. The research subjects are the elementary school teachers (1st to 5th year) of this school. The data collection instruments correspond to a questionnaire, prepared by the researcher, also analyzed the federal, state, municipal documents and the school itself. The collected data were analyzed from a qualitative and quantitative approach, through graphs and categories of analysis. The theoretical reference used in the analysis consists mainly of the following authors from the EITI area: Ana Maria Cavaliere (1996, 2004, 2006; Jaqueline Moll (2011; 2012); and Ligia Coelho (1996; 2004; 2009). The analysis of the teachers conception about EITI, stated in the questionnaire, allowed the reflection about the relationship between theory and practice in the context of acting in a municipal school of EITI.
Keywords: Educação integral em tempo integral
Prática docente
Ensino Fundamental
Escola Pública
Integral education in integral time
Teaching practice
Elementary School
Public school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAMPOS, Joselaine Aparecida. Educação integral em tempo integral: as concepções dos docentes de uma escola municipal de ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2934
Issue Date: 31-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSELAINE APARECIDA CAMPOS.pdfJoselaine Aparecida Campos1.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons