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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tratamento da água residuária da lavagem de veículos por coluna de sedimentação combinado com processo oxidativo avançado
metadata.dc.creator: Aluiz, Valdirene
metadata.dc.contributor.advisor1: Doll, Maria Magdalena Ribas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tiburtis, Elaine Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Fujiwara, Sérgio Toshio
metadata.dc.contributor.referee2: Zimmermann, Ciro Maurício
metadata.dc.description.resumo: O aumento na frota de veículos em todo o mundo tem chamado atenção ao sistema de lavagem dos carros uma vez que a descarga do efluente gerado durante o processo de lavagem é uma fonte de poluição hídrica. A água residuária pode conter em sua composição alta concentração de matéria orgânica, surfactantes, óleos, graxas, solventes, metais pesados, sólidos suspensos, entre outras substâncias. O processo convencional de tratamento, composto por um sistema de separação água e óleo e caixas de sedimentação não remove por completo algumas substâncias. Por consequência, a água residuária fora dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA n° 430 de 2011, são lançadas nas galerias pluviais e corpos receptores, o que pode prejudicar as ETE e interferir nos processos naturais de autodepuração dos rios. Deste modo, visando aprimorar o tratamento da água residuária, este trabalho tem como objetivo avaliar as características físico-químicas e investigar o efeito de diferentes dosagens de cloreto de polialumínio (PACl) e sulfato de ferro (SF) a partir do teste em jarros. Foi realizado o processo de coagulação, floculação e sedimentação em coluna utilizando 2 g L-1 de cloreto de polialumínio (PACl) seguido do processo Fenton. A água residuária bruta apresentou turbidez de em média 913 NTU, DQO de 1162 mg L-1 e pH 11,5. Ambos coagulantes, PACl e SF na concentração de 2,0 g L-1 apresentaram remoção de 99% e 98% de turbidez, respectivamente. Com a utilização de PACl foi possível reduzir a DQO em 88% já com SF 92% da matéria orgânica foi removida. Foi possível observar que nas condições de 0,5 m de altura da coluna e em 45 min de sedimentação com 2 g L-1 de PACl, removeu-se 97% de turbidez, 99% de cor e 87% de DQO. Em seguida foi realizada a reação Fenton utilizando 85 mg L-1 de Fe2+ e 715 mg L-1 de H2O2, que apresentou remoção de 25% e 92% de DQO e surfactante respectivamente. Portanto o tratamento físico-químico de coagulação, floculação e sedimentação em coluna é uma alternativa para o tratamento da água resultante da lavagem de veículos e que o processo Fenton diminui o surfactante e DQO presente na água residuária. Desta forma, os resultados demonstram que a associação do processo físico-químico com o processo avançado remove efetivamente a DQO, a cor, turbidez e a concentração de surfactantes melhorando assim a qualidade do efluente que é descartado nas galerias pluviais.
Abstract: The increase in vehicle fleet worldwide has drawn attention to the car wash system since the discharge of the effluent generated during the washing process is a source of water pollution. The wastewater can contain in its composition high concentration of organic matter, surfactants, oils, greases, solvents, heavy metals, suspended solids, among other substances. The conventional treatment process, consisting of a system of separation of water and oil and sedimentation boxes does not completely remove some substances, this wastewater being thrown into the storm drains and receiving bodies outside the standards established by CONAMA Resolution n° 430 of 2011, which may interfere with the natural processes of self-purification. In order to improve the treatment of wastewater, this work aims to evaluate the physico-chemical characteristics and investigate the effect of different dosages of polyaluminium chloride (PACl) and iron sulfate (SF) from the test in jars. Coagulation, flocculation and column sedimentation were performed using 2 g L-1 of polyaluminium chloride (PACI) followed by the Fenton process. The gross wastewater had turbidity of on average 913 NTU, COD of 1162 mg L-1 and pH 11,5. Both coagulants, PACl and SF at the 2,0 g L-1 concentration showed 99% removal and 98% turbidity, respectively. With the use of PACl it was possible to reduce the COD by 88% with SF 92% of the organic matter was removed. It was observed that under conditions of 0.5 m column height and 45 min sedimentation with 2 g L-1 of PACl, 97% turbidity, 99% color and 87% COD were removed. Then the Fenton reaction was performed using 85 mg L-1 of Fe2+ and 715 mg L-1 of H2O2, which showed 25% and 92% removal of COD and surfactant, respectively. Therefore the physical-chemical treatment of coagulation, flocculation and column sedimentation is an alternative for the treatment of the water resulting from the washing of vehicles and that the Fenton process decreases the surfactant and COD present in the wastewater. In this way, the results demonstrate that the association of the physical-chemical process with the advanced process effectively removes COD, color, turbidity and surfactant concentration, thus improving the quality of the effluent that is discarded in stormwater galleries.
Keywords: Efluente
matéria orgânica
turbidez
jar-test
lava-car e processo oxidativo avançado
Residual water
organic matter
turbidity
jar-test
car wash and advanced oxidative process
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Engenharia Civil
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental
Citation: ALUIZ, Valdirene. Tratamento da água residuária da lavagem de veículos por coluna de sedimentação combinado com processo oxidativo avançado. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2937
Issue Date: 9-Aug-2019
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