Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2938
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar - um estudo de caso em Curitiba-PR – PR
metadata.dc.creator: Costa, Allan Beckmann
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Oldimar Pontes
metadata.dc.contributor.referee2: Barom, Wilian Carlos Cipriani
metadata.dc.description.resumo: A proposta do presente texto é, através dos conceitos de consciência histórica, cultura histórica, aprendizagem histórica e código disciplinar, realizar uma análise entre as narrativas e posicionamentos dos estudantes do 2° ano do ensino médio de um colégio da rede privada de Curitiba, frente a questões contemporâneas, tais como: migração, movimentos separatistas e identidade de gênero; frente às práticas, métodos, metodologias e orientações próprias do colégio, quanto ao seu fazer pedagógico. Através de um questionário com questões objetivas (quantitativas) e dissertativas (qualitativas) e utilizando a escala Likert para mensurar o valor das respostas, os estudantes se posicionaram e atribuíram sentido histórico frente a alguns temas propostos, demonstrando como operam seus conhecimentos, opiniões e posicionamentos, articulando noções de tempo. O intuito foi propiciar uma análise que permitisse vislumbrar quanto dos saberes e práticas do colégio permeiam o modo de pensar e agir dos estudantes, uma vez considerando que, enquanto sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, carregam consigo narrativas e olhares externos aos da escola. Neste sentido, a pesquisa colaborou para descontruir a ideia de que os professores são agentes únicos na formação dos educandos, confrontando a tese de que seriam vítimas de uma suposta intenção de inculcar nos alunos as ideologias próprias dos educadores. Complexa e resultado de um longo processo, a formação histórica de um indivíduo é construída: permeia e é permeada, por uma série de fatores a que são expostos consciente ou inconscientemente, tais como: a formação cultural recebida, a classe social pertencente, tipo de formação herdada pelos pais, influência midiática e redes sociais bem como o círculo social que se frequenta.
Abstract: The present text aims to, through the concepts of historical consciousness, historical culture, historical learning and disciplinary code, carry out an analysis between the narratives and positions of students in the 2nd year of high school from a private school in Curitiba on contemporary issues, such as: migration, separatist movements and gender identity; in face of the practices, methods, methodologies and orientations proper to the college, as far as its teaching practice. Through a questionnaire with objective (quantitative) and discursive (qualitative) questions and using the Likert scale to measure the value of the answers, the students positioned themselves and gave historical sense to some proposed themes, showing how their knowledge, opinions and positions work, also articulating notions of time. The intention was to provide an analysis that allows us to glimpse how much of the knowledge and practices of the school permeate students' way of thinking and acting, considering that, as subjects of the teaching-learning process, they carry with them narratives and ideas external to the school. In this regard, the text also looks to disconfirm the idea that teachers are unique agents in the education of students, confronting the thesis that students could be victims of a supposed intention of education corrupted by educators' own ideologies. Complex and resulting of a long process, the historical formation of an individual is constructed; permeates and is permeated by a series of factors to which they are exposed consciously or unconsciously, such as: the cultural formation received, the social class belonging, the type of formation inherited by the parents, media influence and social networks as well as the social circle frequented.
Keywords: Consciência histórica
Cultura histórica
Aprendizagem histórica
Código disciplinar
Historical consciousness
Historical culture
Historical learning
Disciplinary code
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: COSTA, Allan Beckmann. A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar - um estudo de caso em Curitiba- PR
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2938
Issue Date: 13-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLAN BECKMANN COSTA.pdfdissertação completa em pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons