Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2941
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR
metadata.dc.creator: Labiak, Osni
metadata.dc.contributor.advisor1: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: El Tassa, Khaled Mohamad
metadata.dc.contributor.referee2: Antunes, Alfredo Cesar
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR. A pesquisa caracteriza-se qualitativa, descritiva (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007). A questão problemática de pesquisa investigada é: Como se efetiva a prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR? A pesquisa tem os seguintes objetivos: objetivo geral - Analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR; objetivos específicos - a) Verificar quais os pressupostos teóricos metodológicos dos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR; b) Identificar os desafios da prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada pelos seguintes estudos: sobre o campo da Educação Física e sua inserção na escola (COLETIVO DE AUTORES, 1992, 2009; CASTELLANI FILHO, 1994; BOURDIEU, 2002, 2003, 2004; GALLARDO, 2004; CAPARROZ, 2005; FINCK, 2010, 2011, 2014); os pressupostos norteadores da legislação (BRASIL, 1996, 2001, 2013, 2017a) e dos documentos oficiais relacionados a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental (BRASIL, 2013, 2014, 2017); o processo educativo em relação ao contexto escolar e o professor, a escola e o conceito de habitus (BOURDIEU, 2003, 2004, 2007, 2008, 2013; NEIRA, 2004; FONSECA, 2010; FINCK, 2011; GATTI, 2012); a prática pedagógica (NEIRA, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007; FRANCO, 2016; SOUZA, 2016, 2018); as contribuições das abordagens pedagógicas para a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental (LE BOULCH, 1983; TANI et al., 1988; FREIRE, 1989; COLETIVO DE AUTORES, 1992, 2009); sobre o planejamento e as aulas (NEIRA, 2004, 2007; NISTAPICCOLO; MOREIRA, 2012). A pesquisa foi realizada em quatro (4) escolas da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR, tendo como sujeitos da pesquisa seis (6) professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram à observação, a entrevista e a análise documental. Para a organização e análise dos dados da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultados da pesquisa constatamos: os professores preocupam-se com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e com o ato de planejar e organizar o trabalho docente; os professores elaboram o planejamento, organizam e selecionam os conteúdos, tendo como referência principal o Planejamento Curricular do Ensino Fundamental Séries Iniciais 1º ao 5º Ano do Município de Prudentópolis/PR - PCEF (SME/PRUDENTÓPOLIS/PR, 2018); os professores consideram a relação entre professor e aluno essencial para o processo de ensino e aprendizagem, respeitam a individualidade, as especificidades e a realidade dos alunos, utilizam formas de trabalho e metodologias diferenciadas e preocupam-se com uma atualização constante; as aulas apresentam semelhanças em sua configuração, mas cada professor utiliza diferentes estratégias; os professores utilizam os espaços disponíveis e materiais diversos para o desenvolvimento das aulas. Os desafios da prática pedagógica estão relacionados a estrutura física das escolas, aos recursos materiais, a indisciplina dos alunos, a dualidade de funcionamento de instituições, a falta de valorização e o reconhecimento do papel do 9 professor, a falta de domínio de determinados conteúdos específicos. Os professores compreendem que precisaria ampliar a carga horária das aulas de Educação Física, melhorar a formação continuada, a interação entre as disciplinas, ampliar os espaços destinados às aulas de Educação Física. Esperamos que está pesquisa contribua para as discussões e reflexões que permeiam a prática pedagógica nas aulas de Educação Física dos anos inicias do ensino fundamental, bem como para a elaboração de novos saberes referentes a essa temática.
Abstract: This study has as object of research the pedagogical practice of Physical Education in the early years of elementary School of the Municipal network of Education of Prudentópolis/PR. The research is characterized by qualitative, descriptive (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007). The problematic question of research investigated is: How does the pedagogical practice of Physical Education be effective in the early years of elementary school in the Municipal School network of Prudentópolis/PR? The research has the following objectives: general objective - Analyze the pedagogical practice of Physical Education teachers in the early years of elementary School of the Municipal network of Education of Prudentópolis/PR; specific objectives - a) Verify the theoretical assumptions of Physical Education teachers of the early years of elementary School of the Municipal network of Education of Prudentópolis/PR; b) Identify the challenges of the pedagogical practice of Physical Education in the early years of elementary School of the Municipal network of Education of Prudentópolis/PR. The theoretical basis of the research was substantiated by the following studies: on the field of Physical Education and its insertion in the school (COLLECTIVE OF AUTHORS, 1992, 2009; CASTELLANI FILHO, 1994; BOURDIEU, 2002, 2003, 2004; GALLARDO, 2004; CAPARROZ, 2005; FINCK, 2010, 2011, 2014); the guiding assumptions of legislation (BRAZIL, 1996, 2001, 2013, 2017a) and the official documents related to Physical Education in the early years of elementary school (BRAZIL, 2013, 2014, 2017); the educational process in relation to the school context and the teacher, the school and the concept of habitus (BOURDIEU, 2003, 2004, 2007, 2008, 2013; NEIRA, 2004; FONSECA, 2010; FINCK, 2011; GATTI, 2012); pedagogical practice (NEIRA, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007; FRANCO, 2016; SOUZA, 2016, 2018); the contributions of pedagogical approaches to Physical Education in the early years of elementary school (LE BOULCH, 1983; TANI et al., 1988; FREIRE, 1989; COLLECTIVE OF AUTHORS, 1992, 2009); about planning and classes (NEIRA, 2004, 2007; NISTA-PICCOLO; MOREIRA, 2012). The research was conducted out in four (4) schools of the Municipal Education Network of Prudentópolis/PR, with six (6) Physical Education teachers from the early years of elementary education as subjects of the research. The instruments used to collect research data were observation, interview and document analysis. For the organization and analysis of research data, we used the theoretical assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2016). As the results of the research we found: teachers are concerned with the teaching and learning process of students and with the act of planning and organizing the teaching work; the teachers elaborate the planning, organize and select the contents, having as main reference the Curricular Planning of Elementary School early grades 1st to 5th year of the Municipality of Prudentópolis/PR - PCEF (SME/PRUDENTÓPOLIS/PR, 2018); teachers consider the relationship between teacher and student essential for the teaching and learning process, respect the individuality, specificities and reality of students, use different forms of work and methodologies and care about a constant updating; the classes present similarities in their configuration, but each teacher uses different strategies; teachers use the available spaces and various materials for the development of classes. The challenges of pedagogical practice are related to the physical structure of schools, to material resources, to students' indiscipline, to the duality of the functioning of institutions, the lack of appreciation and to the recognition of the teacher's role, the lack of particular content. The teachers understand that they would need 11 to broaden necessary the workload of Physical Education classes, improve the continuing education, the interaction between the disciplines, expand the spaces destined for Physical Education classes. We hope that research contributes to the discussions and reflections that permeate the pedagogical practice in the Physical Education classes of the early years of elementary school, as well as for the elaboration of new knowledge related to this theme.
Keywords: Educação Física escolar
Prática Pedagógica
Anos iniciais do ensino fundamental
School Physical Education
Pedagogical practice
First years of primary school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LABIAK, Osni. A prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis/PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2941
Issue Date: 31-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Osni Labiak.pdfdissertação completa em pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons