Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2945
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O trabalho do coordenador pedagógico (professor-pedagogo) no período de iniciação: dilemas e dificuldades no Ensino Público Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.creator: Garbosa, Helena Gutoch
metadata.dc.contributor.advisor1: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Fontana, Maria Iolanda
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa intencionou investigar os dilemas e as dificuldades que permeiam o trabalho do coordenador pedagógico (professor-pedagogo) em seus primeiros anos de atuação no contexto do ensino público estadual da cidade de Ponta Grossa. Para tanto, foram objetivos específicos da pesquisa: evidenciar as particularidades que permeiam o exercício da coordenação pedagógica em seus primeiros cinco anos. Também, analisar as percepções do professor coordenador em relação à sua experiência neste cargo. Os fundamentos epistemológicos da pesquisa contam com as contribuições de estudiosos como, Castoriadis (1985), Martins (1996), Papi (2011) e Thompson (1981). Também constituiu-se como referencial teórico os estudos a respeito da temática dos professores iniciantes que subsidiaram as análises sobre o período de iniciação profissional na coordenação pedagógica, visto que praticamente não se encontra literatura a respeito da coordenação pedagógica no período de iniciação. Para tanto, utilizar-se-á as discussões realizadas por Huberman (1995), Garcia (1999), Imbernón (1998) e Nóvoa (1995). Foram retomados os principais conceitos que tratam do coordenador pedagógico, suas atribuições, desafios, bem como, o que a literatura diz a respeito do papel do coordenador pedagógico escolar. Nesse sentido, as discussões estão baseadas nas contribuições de Franco (2008), Domingues (2009), Pereira (2017), Placco; Almeida e Souza (2012) e Ribeiro (2016). O trabalho se desenvolveu numa abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e a partir de um estudo de caso (ANDRÉ, 2005) no qual participaram 11 coordenadoras pedagógicas iniciantes, com experiência até cinco anos nessa atividade. Envolveu, ainda, estudo bibliográfico. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de um caderno de registros livres. Os dados coletados foram organizados em categorias de análise de acordo com a maior frequência das considerações observadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Identificou-se que os principais dilemas e dificuldades que permeiam o trabalho dos coordenadores pedagógicos iniciantes estão relacionados à organização do trabalho pedagógico; à relação conflituosa com o corpo docente da escola; às questões complexas que envolvem alunos e seus familiares, e, à questão da formação para o trabalho na coordenação pedagógica. Considera-se que diante de tais dilemas e dificuldades o coordenador pedagógico iniciante tem atuado de maneira limitada e imediatista, diante dos inúmeros fatores que determinam sua atuação na escola. Ainda assim, há momentos em que alternativas são encontradas pelos sujeitos, visto que os coordenadores procuram atuar para além das determinações priorizando a dimensão pedagógica de seu trabalho. Assim, acredita-se na relevância de serem ofertados periodicamente processos de formação continuada específicos para os coordenadores pedagógicos com objetivo de viabilizar movimentos reflexivos que possam colaborar com uma maior compreensão do coordenador acerca de seu papel na escola e de suas atribuições.
Abstract: This research has the intencion to investigate the dilemmas and difficulties that permeate the work of the pedagogical coordinator (teacher-pedagogue) in his first years in the context of state public education in the city of Ponta Grossa. The specific research objectives were: to evidence the particularities that permeate the exercise of pedagogical coordination in its first five years. Also, analyze the perceptions of the coordinating teacher in relation to his experience in this position. The epistemological foundations of the research are based on the contributions of scholars such as Castoriadis (1985), Martins (1996), Papi (2011) and Thompson (1981). It was also constituted as theoretical reference the studies about the theme of the beginning teachers that subsidized the analyzes about the period of professional initiation in the pedagogical coordination, since there is practically no literature about the pedagogical coordination in the period of initiation. For this, the discussions made by Huberman (1995), Garcia (1999), Imbernón (1998) and Nóvoa (1995) will be used. The main concepts that deal with the pedagogical coordinator, their attributions, challenges, as well as what the literature says about the role of the pedagogical coordinator were resumed. In this sense, the discussions are based on contributions from Franco (2008), Domingues (2009), Pereira (2017), Placco; Almeida e Souza (2012) and Ribeiro (2016). The work was developed in a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994) and from a case study (ANDRÉ, 2005) in which 11 novice pedagogical coordinators with experience up to five years in this activity participated. It also involved a bibliographic study. Data were collected through semi-structured interviews and a free record book. The collected data were organized into analysis categories according to the highest frequency of the observed considerations. Data were analyzed through content analysis (BARDIN, 2004). It was identified that the main dilemmas and difficulties that permeate the work of beginning pedagogical coordinators are related to the organization of pedagogical work; the conflicting relationship with the school's faculty; the complex issues involving students and their families, and the issue of training for work in pedagogical coordination. Faced with such dilemmas and difficulties, the beginning pedagogical coordinator has acted in a limited and immediate way, facing the many factors that determine his performance in school. Still, there are times when alternatives are found by the subjects, as the coordinators seek to act beyond the determinations prioritizing the pedagogical dimension of their work. Thus, it is believed in the relevance of being periodically offered specific continuing education processes for the pedagogical coordinators in order to enable reflective movements that can collaborate with a greater understanding of the coordinator about his role in the school and its attributions.
Keywords: Coordenador pedagógico iniciante
Teoria como expressão da prática
Coordenação pedagógica no ensino público estadual
Beginning pedagogical coordinator
Theory as an expression of practice
Pedagogical coordination in state public education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GARBOSA, Helena Gutoch.O trabalho do coordenador pedagógico (professor-pedagogo) no período de iniciação: dilemas e dificuldades no Ensino Público Estadual de Ponta Grossa. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2945
Issue Date: 31-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helena Gutoch Garbosa.pdfdissertação completa em pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons