Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2950
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que propõem as publicações da Plataforma SciELO (2010-2017) para a superação do fracasso escolar
metadata.dc.creator: Cordeiro, Layze Cristinne
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Lucimara Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Roseli Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee3: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, teve como objeto de estudo os artigos sobre alfabetização e o que propõem para a superação do fracasso escolar, publicados na base SciELO, entre 2010 a 2017. A partir da preocupação com o fracasso e dos desafios colocados para a escola quanto às práticas alfabetizadoras que superem este problema, originou-se a questão: o que os artigos publicados na plataforma SciELO apontam para superar o fracasso na alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental? Relacionados a ela, delineou-se o objetivo geral: analisar os artigos que tratam sobre a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, entre os anos 2010 e 2017, na plataforma SciELO, verificando se apontam intervenções voltadas à superação do problema do fracasso escolar e quais são essas intervenções. Os objetivos específicos são: realizar um levantamento dos artigos sobre a alfabetização nas escolas que atuam com os anos iniciais do ensino fundamental, durante o período de 2010 a 2017, na plataforma SciELO, e verificar se esses artigos apontam intervenções voltadas à superação do problema do fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e quais são essas intervenções, bem como seus resultados efetivos, utilizando as construções teóricas de denúncia e anúncio em Paulo Freire. Quanto ao contexto do fracasso escolar e suas implicações na educação, esta pesquisa reportou-se aos estudos de Delors (1998), Patto (1999), Boruchovitch (1999), Charlot (2005), Zago (20121), Silva, Mascarenhas e Silva (2011), Damasceno, Costa e Negreiros (2016), Navarro et. al (2016) dentre outros. Em relação ao processo de alfabetização, considerou-se Soares (1985, 2017a, 2017b, 2018), Mortatti (2000), Freire (2011), Freire e Macedo (2011) que auxiliaram na compreensão da multiplicidade de facetas que envolvem o processo de aprendizagem inicial da língua escrita, das diferentes perspectivas sob as quais esse fenômeno pode ser estudado e dos sentidos que foram sendo atribuídos a esse campo do conhecimento, decorrentes de sua trajetória histórica, além de subsidiar compreensões a respeito da alfabetização como ato político e de conscientização. Destaca-se o referencial teórico de Paulo Freire (1967, 1979, 1981, 1995, 2000, 2011, 2011, 2015, 2016a, 2016b) e Freire e Macedo (2011) na análise dos artigos, numa perspectiva problematizadora, que busca identificar as denúncias e anúncios levantados. Esta dissertação é de natureza qualitativa e bibliográfica, cujo levantamento de dados foi realizado por meio de artigos científicos veiculados na base de dados SciELO, entre 2010 e 2017. Para a análise dos dados utilizou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica, a partir dos passos de Salvador (1978), Lima e Miotto (2007), Minayo (2018), Gil (2008), Creswell (2010), Lüdke e André (1986) que contribuíram para a seleção e leitura dos dados coletados, bem como a análise de conteúdo de Bardin (2016) para o delineamento de categorias de análise dos artigos. Os resultados obtidos identificaram que há uma lacuna nas publicações sobre alfabetização, as quais fazem muitas denúncias em relação às práticas de ensino e de aprendizagem inicial da língua escrita, mas com pouca ênfase em propor intervenções que buscam superar o problema de crianças com defasagem no processo de alfabetização.
Abstract: The present work has been carried out to study the literacy researches published in Scielo from 2010 to 2017 and what they propose to overcoming the school failure. From this concern and the challenges posed to the school regarding literacy practices that overcome this problem, the question arose: What does the research published in Scielo criticizes to solve the failure of children's literacy in the first years of elementary school? Considering this question, the general aim was outlined: to analyze the researches in Scielo platform (2010 to 2017) that deal with the literacy in the first years of the elementary school, to verify if they indicated interventions aimed at overcoming the problem of school failure and what are these actions. The specifics goals were: to perform a survey in the Scielo platform (2010 to 2017) about the literacy researches in schools that works with the first years of elementary school as well as their effective results, using Paulo Freire's theoretical denunciation and announcement constructions. Regarding the context of school failure and its implications for education, this research referred to Delors (1998), Patto (1999), Boruchovitch (1999), Charlot (2005), Zago (20121), Silva, Mascarenhas and Silva (2011), Damasceno, Costa and Negreiros (2016), Navarro et. al (2016) studies, among others. In relation to the literacy process, we considered the Soares (1985, 2017a, 2017b, 2018), Mortatti (2000), Freire (2011), Freire and Macedo (2011) studies that helped to understand the multiplicity of facets that involve the initial learning process of the written language, the different perspectives under which this phenomenon can be studied and also the meanings that it have been attributed to this field of knowledge deriving from its historical trajectory besides subsidizing understandings about literacy as an act political and awareness raising. We highlight the theoretical reference of Paulo Freire (1967, 1979, 1981, 1995, 2000, 2011, 2011, 2015, 2016a, 2016b) and Freire and Macedo (2011) in the analysis of the articles, in a problematic perspective, which seeks to identify the complaints and advertisements raised. This is a qualitative and bibliographic dissertation, whose data collection was carried out through scientific articles published between 2010 to 2017 in the SciELO database. For data analysis the procedures of bibliographic research from the steps of the Salvador (1978), Lima and Miotto (2007), Minayo (2018), Gil (2008), Creswell (2010), Lüdke and André (1986) was used, once that they contributed to the selection and reading of collected data as well as as Bardin's (2016) content analysis for the delineation was used to the articles‟ analysis categories. The results obtained identified that there is a gap in the publications on literacy, which make many complaints about the teaching and initial learning practices of the written language, but with little emphasis on proposing interventions that seek to overcome the problem of children with a lag in the process literacy.
Keywords: Alfabetização
Fracasso escolar
Anos iniciais do ensino fundamental
Paulo Freire
Literacy
School failure
Fist years of elementary school
Paulo Freire
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CORDEIRO, Layze Cristinne. Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que propõem as publicações da Plataforma SciELO (2010-2017) para a superação do fracasso escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2950
Issue Date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Layze Cristinne Cordeiro.pdfdissertação completa em pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons