Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2952
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em História no Paraná: uma análise das concepções de formação de professores (2011-2017)
metadata.dc.creator: Batista, Ruhama Ariella Sabião
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee2: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Maria Paula
metadata.dc.description.resumo: Nas últimas décadas, muito foi discutido acerca da formação inicial de professores, seus impasses e desafios, sendo pensadas políticas públicas que suprissem a carência na formação inicial dos futuros docentes. Para tanto, uma dessas formas de investimento na formação foi o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), criado pelo governo federal em 2007, que possibilitou aos bolsistas experiências diretas com a escola pública desde o início da graduação. No Paraná, os subprojetos em geral foram introduzidos entre 2011 e 2013, portanto o recorte desta pesquisa centra-se de 2011 a 2017, visto que nesse ano encerrou-se o primeiro edital, para iniciar um novo no segundo semestre de 2018. Sabendo da importância e abrangência do PIBID de História no Paraná, a presente pesquisa se propôs a analisar os aspectos teóricos e práticos do projeto no Estado. Partindo das reflexões sobre o Ensino de História e Formação de professores, serão analisados quinze subprojetos de instituições públicas e privada, sendo essas a UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO, UNIOESTE, UFPR e PUCPR. Por meio da abordagem do ciclo de políticas (BALL, 1994; MAINARDES, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992) visou-se compreender o contexto de influência, o contexto de produção do texto, e o contexto da prática dos subprojetos, categorizando-os posteriormente segundo os resultados obtidos. Com a finalidade de compreender as abordagens histórico-pedagógicas a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino de História, serão utilizados como fontes, os subprojetos institucionais enviados a CAPES, os blogs/fanpages/sites institucionais, e as produções acadêmicas dos envolvidos em cada subprojeto. O objetivo é investigar os referenciais teóricos presentes nos subprojetos, identificar convergências e dissonâncias entre as IES e analisar as ações propostas juntamente com as práticas nas escolas e instituições alcançadas. Foram levantadas 820 produções, entre capítulos de livros, artigos científicos, trabalhos completos em anais de eventos, resumos expandidos e técnico-científicos, que levaram à percepção de que as sistemáticas de trabalho, os temas preponderantes e a concepção do programa advêm da figura dos coordenadores, que interpretaram a política por meio do seu entendimento e atuaram de diferentes formas com o fim de formar o professor de História. É importante deixar claro que essas produções são as representações realizadas pelos sujeitos sobre suas práticas, o que não necessariamente tenha abordado a totalidade dos subprojetos. Ademais, as concepções para o Ensino de História e a Formação de Professores ficaram explícitas nas escolhas dos temas, na forma de trabalhar em articulação com a escola, e no que considerou ser o PIBID na formação inicial dos bolsistas de graduação.
Abstract: In the last decades, much has been discussed about the initial teacher training, its impasses and challenges, and public policies were thought that would fill the gap in the initial formation of the future teachers. Therefore, one of these forms of investment in training was the PIBID (Institutional Scholarship Initiative Program), created by the federal government in 2007, which allowed scholarship recipients to experiment directly with the public school since graduation. In Paraná, the subprojects were generally introduced between 2011 and 2013, so the cut of this research is centered from 2011 to 2017, since that year ended the first public announcement, to start a new one in the second half of 2018. Knowing the importance and comprehensiveness of the PIBID of History in Paraná, the present research proposed to analyze the theoretical and practical aspects of the project in the State. Fifteen subprojects of public and private institutions, UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO, UNIOESTE, UFPR and PUCPR will be analyzed starting from the reflections on Teaching History and Teacher Training. The focus of this paper is to understand the context of influence, the context of the production of the text, and the context of the practice of subprojects, categorizing the results obtained. To understand the historical-pedagogical approaches from the theoretical-methodological assumptions of History Teaching, the institutional sub-projects sent to CAPES, institutional blogs/fan pages/sites, and the academic productions of those involved in each subproject. The purpose is to investigate the theoretical references present in the subprojects, to identify convergences and dissonances between institutions and to analyze the proposed actions together with the practices in the schools and institutions reached. There were 820 productions, among chapters of books, scientific articles, complete works in annals of events, expanded abstracts and technical-scientific, that led to the perception that the systematics of work, the preponderant themes and the conception of the program come from the figure of the coordinators, who interpreted politics through their understanding and acted in different ways with the purpose of forming the history teacher. It is important to make clear that these productions are the representations made by the subjects about their practices, which did not necessarily address all the subprojects. In addition, conceptions for Teaching History and Teacher Training were explicit in the choice of topics, in the way of working in articulation with the school, and in what it considered to be PIBID in the initial training of undergraduate scholars.
Keywords: PIBID
Formação de Professores
Ensino de História
PIBID
Teacher training
History Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SABIÃO, Ruhama. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em História no Paraná: uma análise das concepções de formação de professores. Ponta Grossa, 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2952
Issue Date: 26-Jun-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUHAMA ARIELLA SABIÃO BATISTA.pdfdissertação completa em pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons