Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2954
metadata.dc.type: Tese
Title: O trabalho como princípio educativo na experiência de organização coletiva da Cooperativa de Catadores dos Agentes Ambientais de Irati-PR
metadata.dc.creator: Roik, Anderson
metadata.dc.contributor.advisor1: Luiz, Danuta Estrufika Cantóia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Faria, José Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Meneghetti, Francis Kanashiro
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Raquel Dorigan de
metadata.dc.description.resumo: Estima-se que, no Brasil, entre 800.000 e 1.000.000 de pessoas sobrevivam da coleta de materiais recicláveis, sendo responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país. A instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS promove o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores, que passam a ser priorizadas nos programas de coleta seletiva dos municípios. A problemática que orienta este estudo é compreender se, na experiência de organização coletiva da Cooperativa de Catadores dos Agentes Ambientais de Irati-Cocaair, o trabalho se constitui como princípio educativo que possibilita aos sujeitos envolvidos, a partir da práxis, estabelecer uma cultura do trabalho em oposição à heterogestão. O período de referência é 2017-2018, no entanto, buscou-se apreender o processo histórico da cooperativa desde sua constituição. O estudo assume uma perspectiva crítica, de caráter interdisciplinar, de base qualitativa e conta com as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Foram entrevistados 07 (sete) trabalhadores da cooperativa e 01 (um) educador social que desenvolveu ações na cooperativa. As entrevistas foram gravadas e transcritas preservando as características originais da fala de cada sujeito. A linguagem coloquial reflete a trajetória de vida e as experiências vividas e, por isso, é bastante representativa. Na apresentação das falas foi preservada a identidade dos entrevistados e das pessoas citadas. Para análise e tratamento das informações geradas pela pesquisa, optou-se pela técnica da análise de conteúdo. As categorias temáticas emergentes foram: exclusão social (o trabalhador da cooperativa), práxis (o caminho para a produção associada), cultura do trabalho (a experiência da gestão do trabalho) e trabalho como princípio educativo (o ressignificado do trabalho). A trajetória da Cocaair revela que, em seu movimento histórico, a cooperativa apresentou uma ruptura na gestão do processo de trabalho que abriu caminho para uma nova cultura do trabalho. A Cocaair se caracteriza por uma gestão coletivista em que se destacam: a igualdade quanto à participação na gestão do processo de trabalho; a possibilidade e liberdade de ser organizar o ritmo da produção; a tomada coletiva de decisões, que são discutidas em reuniões e votadas em assembleias; a distribuição igualitária do resultado da produção; a transparência na prestação de contas. A ruptura foi possível (ou potencializada) com a mediação dos educadores sociais do Programa Ecocidadão Paraná, reforçando o entendimento de que as possibilidades práticas de mudança e transformação de uma realidade são potencializadas quanto melhor ou mais aprofundada for a apreensão teórica dessa realidade. A autogestão exige dos trabalhadores um movimento de adensamento teórico-crítico e, também, práticoconsciente. Os trabalhadores da Cocaair - com perfil de baixa escolaridade e qualificação – enfrentam dificuldades para se apropriarem dos instrumentos teórico-metodológicos que auxiliem na compreensão crítica da realidade. Se em uma perspectiva é possível afirmar o trabalho como princípio educativo na experiência de organização coletiva da Cocaair, por outra, é necessário entender que esse princípio educativo pode (e deve) ser potencializado.
Abstract: In Brazil, it is estimated that between 800,000 and 1,000,000 people survive on the collection of recyclable materials, being responsible for the collection of 90% of all that is recycled today in the country. The establishment of the National Solid Waste Policy-PNRS promotes the incentive for the creation and development of cooperatives or other forms of association of waste collectors, which are now prioritized in the municipal selective waste collection programs. The problem that guides this study is to understand if, in the experience of collective organization of Cooperativa de Catadores dos Agentes Ambientais de Irati-PR work constitutes an educational principle that enables the subjects involved, from praxis, to establish a work culture as opposed to heterogeneity. The reference period is 2017-2018, however, it sought to learn the historical process of the cooperative since its constitution. The study takes a critical perspective, of an interdisciplinary character, of qualitative basis and counts on the bibliographical, documentary and field researches. Seven (07) cooperative workers and one (01) social educator who developed actions in the cooperative were interviewed. The interviews were recorded and transcribed preserving the original speech characteristics of each subject. The colloquial language reflects the life trajectory and the lived experiences and, therefore, is quite representative. In the presentation of the speeches the identity of the interviewed and the people mentioned was preserved. For analysis and treatment of the information generated by the research, it was opted for the technique of content analysis. Emerging thematic categories were: social exclusion (the cooperative worker), praxis (the path to associated production), work culture (the experience of work management) and work as an educational principle (the re-meaning of work). Cocaair's trajectory reveals that, in its historical movement, the cooperative presented a break in the management of the work process that paved the way for a new work culture. Cocaair is characterized by a collectivist management in which the following stand out: equality in terms of participation in the management of the work process; the possibility and freedom to organize the rhythm of production; collective decision-making, which is discussed at meetings and voted at assemblies; the equal distribution of the output of production; transparency in accountability. The rupture was possible (or potentiated) through the mediation of social educators of the Programa Ecocidadão Paraná, reinforcing the understanding that the practical possibilities of change and transformation of a reality are enhanced the better or deeper the theoretical apprehension of that reality. Self-management requires from the workers a movement of theoretical-critical and also practical-conscious consolidation. Cocaair workers - with low educational profile and qualification - face difficulties to appropriate the theoretical and methodological tools that help in the critical understanding of reality. If in one perspective it is possible to affirm work as an educational principle in the experience of collective organization of Cocaair, on the other, it is necessary to understand that this educational principle can (and should) be enhanced.
Keywords: Trabalho
Princípio educativo
Experiência
Organização coletiva
Catadores
Work
Educational Principle
Experience
Collective organization
Tasters
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: ROIK, Anderson. O trabalho como princípio educativo na experiência de organização coletiva da Cooperativa de Catadores dos Agentes Ambientais de Irati-PR. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2954
Issue Date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderson Roik.pdftese completa em pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons