Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2959
metadata.dc.type: Tese
Title: Estágio curricular supervisionado em Filosofia: análises a partir das percepções de licenciandos e de professores
metadata.dc.creator: Gabriel, Fábio Antonio
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
metadata.dc.contributor.referee2: Maio, Eliane Rose
metadata.dc.contributor.referee3: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee4: Brandt, Celia Finck
metadata.dc.description.resumo: Esta tese analisou as possíveis contribuições do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia na formação do futuro professor dessa disciplina. O problema da pesquisa foi formulado da seguinte forma: Quais as percepções que licenciandos e professores em serviço de Filosofia têm sobre o Estágio Curricular Supervisionado? Partiu-se do pressuposto de que vivenciar, na formação inicial, uma experiência filosófica contribui para que o licenciando tenha melhores condições de mediar uma experiência filosófica com os alunos da Educação Básica. O objetivo geral consistiu, portanto, em compreender as percepções de licenciandos e de professores em serviço sobre a contribuição do Estágio Supervisionado para a formação de professores de Filosofia. Os objetivos específicos foram: a) investigar como o Estágio Supervisionado contribui para a formação do licenciando e para a visão do que seja uma experiência filosófica; b) analisar as percepções dos professores sobre o Estágio Supervisionado e sobre as implicações da experiência filosófica no seu ensino. Os referenciais teóricos que fundamentaram a investigação nortearam-se não apenas pelo conceito de professor-filósofo desenvolvido pelo filósofo Manuel Carrilho, mas também pelo entendimento da Filosofia como criação de conceitos, formulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, além do conceito de recepção filosófica desenvolvido pela filósofa Agnes Heller. Os sujeitos de pesquisa foram licenciandos de Filosofia do curso da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – turmas de terceiro e quarto anos de 2016 e 2017 – e professores de Filosofia com atuação no Paraná no Ensino Médio. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas dividido em quatro etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação de questionários com 46 acadêmicos do curso de Filosofia; a segunda etapa norteou-se pela aplicação de questionários com 208 professores de Filosofia do Paraná; a terceira etapa referiu-se a entrevistas com 37 acadêmicos do curso de Filosofia da UENP; a quarta etapa envolveu entrevistas com 12 professores do Estado do Paraná. Para organização dos dados, utilizou-se da análise textual discursiva e categorização das respostas por meio do software Mathematica®, a fim de gerar os agrupamentos para análise de Clusters. Os resultados apontam que os professores participantes entendem a importância do ensino de Filosofia como experiência filosófica; compreendem o Estágio Supervisionado como um primeiro contato com a realidade da sala de aula, como momento de troca de experiências e aprendizagem recíproca. Os licenciandos percebem: ser professor de Filosofia significa ser capaz de aprender e ensinar Filosofia e auxiliar na capacidade crítica dos alunos; o conhecimento enciclopédico é pressuposto para a experiência filosófica; ensinar Filosofia é voltar-se ao pensamento crítico e à superação do senso comum; por fim, o Estágio Supervisionado é experiência com a sala de aula e vivência da futura condição de professor. A tese defendida é de que vivenciar, na formação inicial, uma experiência filosófica contribui para que o licenciando disponha de melhores condições para mediar uma experiência filosófica com os alunos da Educação Básica.
Abstract: This doctoral dissertation analyzed the possible contributions of the Supervised Curricular Internship in Philosophy in the education of the future teacher of this discipline. The research problem was formulated as follows: What are the perceptions that pre-service teaching undergraduates and teachers of Philosophy have about the Supervised Curricular Internship? This investigation started from the assumption that experiencing, in the initial education, a philosophical experience contributes so that the pre-service teaching undergraduate has better conditions to mediate a philosophical experience with the students of Basic Education. The general objective was therefore to understand the perceptions of the pre-service teaching undergraduates and teachers in service on the contribution of the Supervised Internship to the training of teachers of Philosophy. The specific objectives were: a) to investigate how the Supervised Internship contributes to the education of the pre-service teaching undergraduate and to the point of view on what a philosophical experience is; b) to analyze the teachers’ perceptions about the Supervised Internship and the implications of the philosophical experience in their teaching. The theoretical frameworks that underpinned the investigation were guided not only by the philosopherphilosopher concept developed by the philosopher Manuel Carrilho but also by the understanding of Philosophy as concept creation formulated by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in addition to the concept of philosophical reception developed by the philosopher Agnes Heller. The research subjects were graduates of Philosophy of the course of the State University of the North of Paraná (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP) - third and fourth year classes of 2016 and 2017 – and Philosophy teachers that work in the state of Paraná in High School. The research is of qualitative nature and data were collected through questionnaires and interviews divided into four stages. The first stage consisted of the application of questionnaires with 46 academic students of the Philosophy course; the second stage was guided by the application of questionnaires with 208 teachers of Philosophy of Paraná; the third stage referred to interviews with academic 37 students of the Philosophy of UENP; the fourth stage involved interviews with 12 teachers of the State of Paraná. To organize the data, we used the discursive textual analysis and categorization of the answers through the Mathematica® software, in order to generate Clusters to be analyzed. The results show that the participating teachers understand the importance of teaching Philosophy as a philosophical experience; they understand the Supervised Internship as a first contact with the reality of the classroom, as a moment of experience exchanging and reciprocal learning. The pre-service teaching undergraduates realize that: being a Philosophy teacher means being able to learn and teach Philosophy, to assist in the critical capacity of the students; encyclopedic knowledge is presupposed for the philosophical experience; teaching Philosophy is to turn to critical thinking and to overcome common sense; finally, Supervised Internship is experience with the classroom and experience of the future condition of teacher. The thesis defended is that experiencing, in the initial education, a philosophical experience contributes so that the pre-service teaching undergraduate has better conditions to mediate a philosophical experience with the students of Basic Education.
Keywords: Ensino de Filosofia
Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia
Experiência filosófica
Teaching Philosophy
Supervised Curricular Internship in Philosophy
Philosophical experience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GABRIEL, Fábio Antonio. Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia: análises a partir das percepções de licenciandos e de professores. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2959
Issue Date: 30-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Antonio Gabriel.pdftese completa em pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons