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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2970
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Concepções de acadêmicos e acadêmicas de Licenciatura em Ciências Biológicas a respeito da temática de diversidade de gênero e sexualidade: uma experiência a partir de uma UEPS |
metadata.dc.creator: | Iurk, Bernardo Ozorio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Godoy, Marcela Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Heerdt, Bettina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bertoni, Danislei |
metadata.dc.contributor.referee3: | Schimanski, Edina |
metadata.dc.description.resumo: | Diversidade de gênero e sexualidade tem sido um tema emergente na história da educação e da política brasileira. O assunto carrega consigo um conteúdo delicado e quase sempre banalizado devido às suas dimensões complexas. Embora se espere que os futuros professores de Ciências Biológicas tenham conhecimento científico e plural a respeito destas dimensões, percebe-se que o discurso biologizante ainda encontra-se enraizado e dominante no exercício da docência. O principal objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de um grupo de acadêmicos e acadêmicas de Licenciatura em Ciências Biológicas a respeito do tema “Diversidade de Gênero e Sexualidade no Ensino de Ciências”. Procuramos ainda traçar um panorama geral a respeito das fontes de informação dos sujeitos relacionadas aos temas. Os sujeitos da pesquisa qualitativa foram 14 estudantes do quarto ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de 2018. As discussões sobre sexualidade foram embasadas em Foucault (1976) e Louro (1997). A intervenção didática para coleta dos dados foi baseada em uma UEPS – Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (MOREIRA, 2011), cujas atividades colaborativas serviram como instrumentos de coleta dos dados analisados. Essencialmente os mapas conceituais e demais produções. O instrumento analítico utilizado neste trabalho baseou-se na Análise do Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que a temática é pouco abordada no desenvolvimento das disciplinas durante a graduação, causando insegurança nos acadêmicos e acadêmicas para trabalharem o tema em sala de aula enquanto futuros professores. As poucas iniciativas que tratam o tema são trazidas por agentes externos até os estudantes em formação, vezes por meio de intervenções da Pós-graduação, vezes por meio de momentos proporcionados pela interação do PIBID com os mesmos. Destaca-se a preocupação social demonstrada pelos sujeitos em relação ao assunto, e o compromisso de levar conhecimento de maneira mais contextualizada aos seus futuros alunos. |
Abstract: | Gender and sexuality diversity has been an emerging theme in the history of education and Brazilian politics. The subject carries with it a delicate content with complex dimensions that is easy to be misunderstood. Although it is expected that future teachers of Biological Sciences have scientific and plural knowledge about these dimensions, it is clear that the biologizing discourse is still rooted and dominant in the exercise of teaching. The main objective of this research was to investigate the conceptions of a group of undergraduate students in Biological Sciences regarding the theme "Gender Diversity and Sexuality in Science Teaching". We also tried to draw an overview about the sources of information from the subjects related to the themes. The qualitative research subjects were 14 students from the fourth year of the 2018’s Biological Sciences Degree. The sexuality discussion was based on Foucault (1976) and Louro (1997). The didactic intervention for data collection was based on a UEPS - Potentially Meaningful Teaching Unit (MOREIRA, 2011), whose collaborative activities served as instruments of data collection. The analytical instrument used in this work was based on Bardin's Content Analysis (1977). The results indicate that the theme is undeveloped during their graduation, causing insecurity in academics to work with the subject in the classroom as future teachers. The few initiatives that approach the theme are brought by external agents to the students in university, sometimes through postgraduate interventions, sometimes through moments provided by the interaction of PIBID with them. We highlight the social concern shown by the subjects regarding the theme, and the commitment to bring knowledge in contextualized way to their future students. |
Keywords: | UEPS Diversidade de Gênero Diversidade Sexual Formação de Professores UEPS Gender Diversity Sexual Diversity Teacher Training |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | IURK, Bernardo Ozorio. Concepções de acadêmicos e acadêmicas de Licenciatura em Ciências Biológicas a respeito da temática de diversidade de gênero e sexualidade: uma experiência a partir de uma UEPS. 2019, 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2970 |
Issue Date: | 25-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
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