Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2972
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A dúvida e o medo como motivadores, guias e impulsionadores da narrativa de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas
metadata.dc.creator: Ribeiro, João Israel
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Silvana
metadata.dc.contributor.referee1: Prigol, Valdir
metadata.dc.contributor.referee2: Valle, Diego Gomes do
metadata.dc.contributor.referee3: Morais, Eunice
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho realiza um estudo a respeito da dúvida e do medo na narrativa de Riobaldo, um idoso exchefe de jagunços, personagem principal e narrador no romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. A hipótese desse trabalho é a de que a dúvida e o medo, ao longo de toda a fala de Riobaldo, são guias para a narrativa, pois a consciência de que Riobaldo é tomado pelo medo oriundo da dúvida e pelas dúvidas oriundas do medo, no entrecruzamento destas duas forças se dá o entendimento da narrativa. Além de constituírem um leitmotiv do monólogo-diálogo do jagunço, as dúvidas e os medos experimentados pelo narrador-personagem são o que conduzem seus raciocínios para a problemática do mal, da moral, do destino e da liberdade humana, ou seja, a dúvida e o medo afetam suas percepções e, por conseguinte seu modo de contar e suas escolhas narrativas. Uma segunda hipótese, oriunda da primeira, é de que a dúvida sentida por Riobaldo é também um recurso discursivo de que o narrador se vale para eximir-se de alguma culpa e que o jagunço narrador opta por um estado de suspenção da verdade. Este trabalho faz o percurso destes dois sentimentos-ação e busca descrever os seus efeitos e desdobramentos ao longo da análise.
Abstract: This work makes a study about doubt and fear in the narrative of Riobaldo, an elderly ex-chief of jagunços, main character and narrator in the novel Grande Sertão: Veredas; flirting with philosophy, seeks to discuss the consequences of having a timorous narrator and with doubts. The hypothesis of this work is that doubt and fear throughout Riobaldo's speech are a guide to the narrative, since the awareness that Riobaldo is taken by fear from doubt and from doubts stemming from fear can provide an understanding different from the narrative; it is understood that, besides constituting a leitmotif of the monologue-dialogue of the jagunco, the doubts and fears experienced by the narrator-character are what lead his reasonings to the problematic of evil, morality, destiny and human freedom, that is , doubt and fear affect their perceptions and therefore their narrative and narrative choices. A second Hypothesis arising from the first is that the doubt felt by Riobaldo is also a discursive resource that he uses to get rid of some guilt and that the narrator jagunço opts for a state of suspended truth
Keywords: Dúvida
Medo
Grande Sertão
Veredas
Riobaldo
Doubt
Fear
Grande Sertão: Veredas
Riobaldo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: RIBEIRO, João Israel. A dúvida e o medo como motivadores, guias e impulsionadores da narrativa de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2972
Issue Date: 19-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Israel Ribeiro.pdfdissertação completa em pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons