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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2975
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Formação de educadores e educadoras sociais brasileiros: contribuições da Licenciatura em Educação do Campo e da proposta de formação de educadores e Educadoras Sociais do Uruguai |
metadata.dc.creator: | Moreto, Franciele |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Machado, Érico Ribas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Maria Antônia de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marcoccia, Patrícia Correia de Paula |
metadata.dc.contributor.referee3: | Foerste, Erineu |
metadata.dc.description.resumo: | O profissional Educador e Educadora Social no Brasil tem estimulado ampla produção de pesquisas acadêmicas que apresentam diversas finalidades, desde a atuação profissional destes ao pleito por políticas públicas de formação. Assim, a proposta de investigação para este trabalho tem por objetivo principal compreender quais as contribuições de dois modelos de Educação, um brasileiro e outro uruguaio para busca de entendimento de um caminho possível, constituinte para a formação de Educadores(as) Sociais no Brasil. De um lado, a experiência brasileira da Licenciatura em Educação do Campo, de outro lado, a experiência uruguaia de formação superior de Educadores(as) Sociais no país vizinho. Esta objetivação deriva do entendimento necessário para buscar uma via alternativa à colonialidade, desta forma evidenciando uma trajetória formativa na perspectiva decolonial. A proposta é justificada frente a proximidade da trajetória da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil com a trajetória uruguaia de formação de Educadores(as) Sociais, em que ambas buscaram fundamentar a prática de seus Educadores(as), a partir dos princípios basilares da Educação Popular, institutos estes contemplados nas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES), na Universidade Estadual de Ponta Grossa, do qual a autora é integrante. Para alcançar os objetivos propostos realizaram-se a análise documental, o levantamento bibliográfico, que auxiliaram também no processo de estruturação dos capítulos deste trabalho. As contribuições da perspectiva decolonial perpassam este trabalho desde o início até a finalização, valorizando os sujeitos como protagonistas, que também nos contam quem são e onde querem chegar. De igual maneira, os fundamentos da Educação Comparada auxiliaram nos delineamentos dos objetos e contextos e que nos permitiram acessá-los e apresentar os respectivos resultados. Dessa maneira, esta pesquisa insere-se no recente campo da Pedagogia Social Compara, confirmando a relevância para o desenvolvimento da compleição da profissão de Educador e Educadora Social no Brasil, sob a influência do contexto latino-americano. |
Abstract: | The professional called Educator and Social Educator in Brazil has stimulated a wide range of academic researches that have many purposes, from professional action to public policy creation. The main purpose of this research is understanding the contributions of two models of Education, a Brazilian and a Uruguayan for the understanding of formation possibilities of Social Educators in Brazil. First, the Brazilian experience that provides a Bachelor in Rural Education (Bacharelado em Educação do Campo), and second the Uruguayan experience provides higher education for Social Educators in the neighboring country. These objectives aim at a necessary understanding for the search for an alternative to coloniality, evidencing a formative trajectory from a decolonial perspective. Such puropose is justified by the proximity between the Degree in Educação do Campo in Brazil with the Uruguayan trajectory of formation of Social Educators, both based on the principles of Popular Education, developed in the Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES), at the State University of Ponta Grossa, of which the author is a member. To achieve the objectives proposed, a documentary analysis or bibliographic survey was carried out, which will also assist in two stages of construction. The contributions of the decolonial perspective exceed this research from the beginning to the end, valuing the subjects as protagonists, who also tell us who they are and what they want to reach. Similarly, the foundations of Comparative Education helped delineating objects and contexts and allowed us to access them and present their results. Thus, this research is part of the recent field of Comparative Social Pedagogy, confirming the relevance to the development of the profession of Educator and Social Educator in Brazil, under the influence of the Latin American context. |
Keywords: | Licenciatura em Educação do Campo Educadores Sociais no Uruguai Educadores Sociais no Brasil Educação Social Pedagogia Social Degree in Countryside Education Social Educators in Uruguay Social Educators in Brazil Social Education Social Pedagogy |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MORETO, Franciele. Formação de educadores e educadoras sociais brasileiros: contribuições da Licenciatura em Educação do Campo e da proposta de formação de educadores e Educadoras Sociais do Uruguai. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2975 |
Issue Date: | 29-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
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