Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2981
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Reflexão de uma prática interdisciplinar e contextualizada para o ensino de Geometria de Posição e sólidos de Platão
metadata.dc.creator: Rodrigues, Diviane Maria Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee2: Martini, Viviane Paula
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo um olhar reflexivo sobre o ensino de Geometria de Posição e Poliedros Regulares a partir da integração de materiais didáticos diversificados e o uso de tecnologias que instiguem o raciocínio lógico dos discentes do Ensino Médio. Tal proposição tem a intenção de criar condições favoráveis no âmbito educacional, pautada em métodos sociointeracionistas, fundamentadas na teoria de aprendizagem de Vygotsky, por meio da realização de atividades no formato de grupos focais, com o planejamento de atividades centradas nos discentes e relatório-avaliação. A pesquisa foi de cunho qualitativo, interpretativo e de intervenção que proporciona a observação dos processos de ensino e aprendizagem. Também, buscou-se subsidiar as ações docente referentes ao ensino de Matemática, com vistas a melhoria do entendimento daquilo que é ensinado em sala de aula. Nesta perspectiva, foi elaborado o Produto Educacional: Da Geometria de Posição aos sólidos de Platão que contempla uma unidade didática com planos de unidades, planos de aulas, roteiro do docente e materiais didáticos diversificados. Este foi aplicado em duas versões: cinco aulas na primeira aplicação e sete aulas na segunda e terceira aplicações. Quanto à prática docente, ao fim de cada aplicação havia a reflexão e possíveis melhoramentos. Das análises, observou-se que houve o processo de mediação: entre os discentes, durante as atividades e na plenária; entre discentes e docente, momentos de reparo de dúvidas apresentadas pelos discentes; e por meio da manipulação de materiais e discussões, cujas práticas levaram a observação da Matemática no cotidiano de maneira integrada. Estes processos fornecem indícios de intervenção nas ZDP dos discentes. Portanto, estes resultados indicam que o Produto Educacional desenvolvido a partir desse tema é visto com bons olhos porque os discentes, em contato com os materiais didáticos diversificados e com as estratégias por meio de grupos focais, demonstraram um bom interesse na participação de cada atividade proposta.
Abstract: This research had as object of study a reflective look on the teaching of Position Geometry and Regular Poly Prohedrons from the integration of diversified teaching materials and the use of technologies that provoked logical reasoning in High School students. This proposition intends to create favorable conditions in the educational field, based on socio-interactionist methods, based on Vygotsky's learning theory, by performing activities in the focus group format, with student-centered activities planning and report-evaluation. The research was qualitative, interpretative and intervention that provides the observation of teaching and learning processes. Also, it sought to subsidize the teaching actions related to the teaching of mathematics, with a view to improving the understanding of what is taught in the classroom. With that perspective, the Educational Product was created: From the Position Geometry to Platonic Solids, which comprised a teaching unit including lesson plan, teacher’s guide and diversified teaching resources. The teaching unit was applied in two versions: five lessons in the first application and seven lessons in the second and third applications. Regarding the teaching practice, at the end of each application, it was evaluated for possible improvements. The results of the analyses showed that a mediation process occurred: between the students, during the activities and in the whole class discussion; between students and the teacher, there were moments of clarification of doubts presented by the former ones; and through handling the materials and taking part in the discussion, whose practices led to the observation of mathematics in their everyday lives in an integrated way. These processes provided evidence of intervention in the students’ PDZ. Therefore, the results indicated that the Educational Product developed from this theme was welcomed by the students, who could have contact with diversified teaching materials and the strategies through focus groups, demonstrating great interest in taking part in each of the activities proposed.
Keywords: Produto Educacional
ensino e aprendizagem
prática docente
educação básica
métodos sociointeracionistas
Educational Product
teaching and learning
teaching practice
basic education
socio-interactionist methods
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: RODRIGUES, Diviane Maria Dias. Reflexão de uma prática interdisciplinar e contextualizada para o ensino de Geometria de Posição e sólidos de Platão. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2981
Issue Date: 26-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diviane Maria Dias Rodrigues.pdfdissertação completa em pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons