Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3000
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A produção textual no ensino fundamental II: análise das dificuldades dos alunos
metadata.dc.creator: Jaschefsky, Emiliane
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Baumgartner, Carmen Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Sebastião Lourenço dos
metadata.dc.description.resumo: A produção de textos escritos que atendam às exigências socialmente estabelecidas é um dos aspectos envolvidos no desenvolvimento da competência discursiva. No entanto, o desempenho linguístico dos estudantes brasileiros na modalidade escrita tem se mostrado deficiente. Diante dessa constatação, este estudo se propõe a identificar quais são as principais dificuldades de produção textual dos alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, no primeiro semestre de 2018, elegeram-se cinco turmas do 6º ao 9º ano de uma escola da rede pública estadual de Santa Catarina e, nesse universo, foram geradas 34 produções de textos e entrevistas com duas professoras e 12 alunos, as quais são analisadas à luz de estudos contemporâneos sobre a linguagem e o ensino da produção textual escrita, embasados em teóricos como Bakhtin (2010, 2011), Geraldi (1997, 2012), Antunes (2003, 2009), Passarelli (2012) e Hoffmann (1993, 1995), além do apoio em documentos oficiais orientadores do ensino no Brasil. Inicialmente, são analisadas as propostas de produção de texto e os relatos das professoras sobre a questão em estudo. Essas informações são então relacionadas aos dados obtidos nas entrevistas com os alunos e em suas produções de texto, mobilizando a fundamentação teórica do trabalho para examinar os dados da pesquisa de campo. A partir dessa análise, são identificadas como principais dificuldades dos alunos: não terem o que dizer devido à falta de atividade prévia sobre o tema; não saberem para quem, para quê e como dizer por não haver definição do gênero do texto a ser produzido; não cumprirem as etapas de planejamento, revisão e reescrita do texto por realizarem a atividade apenas extraclasse, sem acompanhamento em cada uma das etapas; não dedicarem o tempo e o esforço necessários para a escrita do texto; e não receberem uma avaliação processual do texto. Sendo assim, os resultados indicam que as dificuldades de produção textual dos alunos derivam, de alguma forma, da falta ou insuficiência de tempo e esforço nas diversas etapas do processo, elementos que são essenciais para se escrever um bom texto.
Abstract: The production of written texts that meet socially established requirements is one of the aspects involved in the development of discursive competence. However, the linguistic performance of Brazilian students in the written modality has been poor. Given this finding, this study aims to identify what are the main difficulties of textual production of elementary school students. To this end, in the first semester of 2018, five classes from the 6th to the 9th grade were elected from a public school in Santa Catarina and, in this universe, 34 text productions and interviews with two teachers and 12 students were generated, which are analyzed in the light of contemporary studies on language and the teaching of written textual production, based on theorists such as Bakhtin (2010, 2011), Geraldi (1997, 2012), Antunes (2003, 2009), Passarelli (2012) and Hoffmann ( 1993, 1995), in addition to the support in official documents guiding teaching in Brazil. Initially, the text production proposals and the teachers' reports on the issue under study are analyzed. This information is then related to the data obtained in the interviews with the students and in their text productions, mobilizing the theoretical basis of the work to examine the field research data. From this analysis, the main difficulties of the students are identified as: not having what to say due to the lack of previous activity on the subject; not knowing for whom, for what and how to say because there is no definition of the genre of the text to be produced; failure to comply with the planning, proofreading, and rewriting stages of the text by performing the activity just outside the class, without follow-up in each of the steps; not devoting the time and effort required to write the text; and not receiving a procedural assessment of the text. Thus, the results indicate that the difficulties of textual production of students derive, in some way, from the lack or insufficiency of time and effort in the various stages of the process, elements that are essential for writing a good text.
Keywords: escrita
ensino
produção textual
writing
teaching
text production
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: JASCHEFSKY, Emiliane. A produção textual no ensino fundamental II: análise das dificuldades dos alunos. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3000
Issue Date: 30-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emiliane Jaschefsky.pdfdissertação completa em pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons