Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreira, Dircéia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705758T2por
dc.contributor.advisor-co1Bourgiugnon, Jussara Ayres
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776339J8por
dc.contributor.referee1Costa, Lucia Cortes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767512Z2por
dc.contributor.referee2Silva, Lenir Aparecida Mainardes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709290Z1por
dc.creatorGuralh, Soeli Andrea
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249761T4por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:42:58Z-
dc.date.available2010-06-09
dc.date.available2017-07-21T14:42:58Z-
dc.date.issued2010-03-09
dc.identifier.citationGURALH, Soeli Andrea. O REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE SOB ENFOQUE DA SOCIOEDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO REGIONAL DE PONTA GROSSA. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/300-
dc.description.abstractThe present study is about the challenges and contradictions inherent for the development of the social educative professional practice, by a multiprofessional team, into the everyday reality of the freedom liberty deprivation regime – the internment – of Social Education Center of Ponta Grossa – CENSE PG. The main objective is to approach the limit and the possibilities of development of a professional practice of education for the social connivance, which promotes the autonomy and strengthen the interpersonal relation of the subjects and the demands that are faced by the professionals in this process. The methodological procedures used had been: bibliographic research; documental source study; and observation. For the data gathering, it had been used a qualitative research procedure; the focal group. The interviews with the selected professionals had been analyzed, using as a resource, the categorical content analysis. The first chapter relates the category freedom, in its legal dimension, as social educative internment, the institution's daily attendance, and the socializing and punitive dimensions of detention procedure with an emphasis on institutional social control. The second chapter approaches the social educative care, while public policy in its construction process. The third chapter refers to the operationalization of the concepts and guidelines of the social educational in the institution. The main finding in the survey is that the absence of a design and an own of the social education to causing a split in the formative processes of these professionals, who become trained for different lines of action prevents professionals to have clarity of their attributions and limits of intervention.eng
dc.description.resumoO presente estudo trata dos desafios e contradições inerentes ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa, por uma equipe multiprofissional, na realidade cotidiana do regime de privação de liberdade – a internação − do Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa – CENSE PG. O objetivo geral é abordar os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais dos sujeitos, e as exigências que se colocam para os profissionais neste processo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, estudo de fontes documentais e observação. Para a coleta dos dados, utilizou-se um procedimento de pesquisa qualitativa: o grupo focal. Os depoimentos dos profissionais selecionados foram analisados sob recurso da análise de conteúdo categorial. O primeiro capítulo relaciona a categoria liberdade, em sua dimensão jurídica, à medida socioeducativa de internação, o cotidiano da instituição de atendimento e as dimensões socializadora e punitiva da medida de internação, com ênfase no controle social institucional. O segundo capítulo aborda o sistema de atendimento socioeducativo, enquanto política pública, em seu processo de construção. O terceiro capítulo refere-se à operacionalização dos conceitos e das diretrizes da socioeducação na instituição. A principal constatação apontada pela pesquisa é que a ausência de uma concepção e uma metodologia própria da socioeducação desencadeia uma cisão nos processos formativos dos profissionais, os quais passam a ser capacitados para linhas diferenciadas de ação impedindo que estes profissionais tenham clareza de suas atribuições e dos limites da intervenção.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:42:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Soeli Andrea Guralh.pdf: 798086 bytes, checksum: 8b32d01a6cc5f59ba1cd8a23a95bafaf (MD5) Previous issue date: 2010-03-09en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociedade, Direito e Cidadaniapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadolescente autor de ato infracionalpor
dc.subjectprivação de liberdadepor
dc.subjectsocioeducaçãopor
dc.subjectprática profissionalpor
dc.subjectadolescent author of an infractioneng
dc.subjectdeprivationeng
dc.subjectsocial educationeng
dc.subjectprofessional practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE SOB ENFOQUE DA SOCIOEDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO REGIONAL DE PONTA GROSSApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
Soeli Andrea Guralh.pdf779.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.