Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3011
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Produções textuais de crianças e adolescentes institucionalizadas: uma análise à luz da Teoria da Relevância
metadata.dc.creator: Cardoso, Tatiane Maria Horst
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Sebastião Lourenço dos
metadata.dc.contributor.referee1: Godoy, Elena
metadata.dc.contributor.referee2: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a interpretação de produções textuais produzidas por crianças e adolescentes institucionalizadas pela perspectiva da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/95). Trata-se de um estudo qualitativo. Para a realização dessa pesquisa, realizamos contato com algumas escolas municipais e estaduais do município de Irati – PR que recebem crianças que vivem nesse contexto. As produções foram realizadas nas aulas de língua portuguesa. Nosso pilar durante as análises foram a ostensão comunicativa do professor/enunciado vinculada ao esforço e efeito cognitivo causado nos alunos. Quem enuncia sempre tem uma intenção, a qual jamais será decodificada, apenas inferida. O processo inferencial é um poderoso mecanismo cognitivo capaz de sempre gerar mais conhecimento, é através dele que conseguimos interpretar enunciados e elocuções, sejam eles implícitos ou explícitos. Apontamos sobre a importância das crenças, experiências vividas, valores, contextos durante o processamento de informações.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo discutir la interpretación de producciones textuales producidas por niños y adolescentes institucionalizados desde la perspectiva de la teoría de la relevancia de Sperber y Wilson (1986/95). Es un estudio cualitativo. Para llevar a cabo esta investigación, nos pusimos en contacto con algunas escuelas municipales y estatales en el municipio de Irati - PR que reciben niños que viven en este contexto. Las producciones se llevaron a cabo en clases de portugués. Nuestro pilar durante los análisis fue la ostensión comunicativa del profesor / declaración relacionada con el esfuerzo y el efecto cognitivo causado en los estudiantes. El que pronuncia siempre tiene una intención, que nunca será decodificada, solo inferida. El proceso inferencial es un poderoso mecanismo cognitivo que siempre puede generar más conocimiento, es a través de él que podemos interpretar enunciados y enunciados, ya sean implícitos o explícitos. Señalamos la importancia de las creencias, experiencias vividas, valores, contextos durante el procesamiento de la información.
Keywords: Inferências
Ostensão
Relevância
Esforço
Efeito
Inferencias
Ostención
Relevancia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: CARDOSO, T. M. H. Produções textuais de crianças e adolescentes institucionalizadas: uma análise à luz da Teoria da Relevância. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3011
Issue Date: 29-Oct-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiane Horst.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons