Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3018
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Literatura audiovisual: uma nova possibilidade no ensino
metadata.dc.creator: Canuto, Juliana Ristow
metadata.dc.contributor.advisor1: Steyer, Fábio Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Gerbase, Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Muller, Andréa Correa Paraíso
metadata.dc.description.resumo: Tal pesquisa de mestrado buscou pensar a literatura num sentido mais amplo, estendido, engendrado na arte audiovisual. Sua motivação inicial, surgida da crítica ao fechamento intelectual e estético que reconhece a arte literária de acordo com o suporte em que essa se apresenta e privilegia, nesse sentido, o códex, passou em um segundo momento para reflexões sobre a literatura exigida pelos currículos escolares no Brasil com base nos documentos oficiais. As implicações dessas questões são discutidas em paralelo com a impossibilidade de conceituar hermeticamente literatura, e deste modo buscou-se uma elaboração de uma visão debruçada em cima das falas de filósofos e pensadores como Aristóteles, Sartre, Barthes, Antonio Candido e outros, para a partir da discussão já estabelecida problematizar a literatura audiovisual. De forma complementar, além do processo de compreensão, realizou-se a análise de algumas séries exibidas na Netflix pelo viés do conceito proposto de literatura audiovisual. O foco recai no material audiovisual final, observando primordialmente a narrativa. Na interseção de tais acepções, houve a tentativa de teorizar certa transitividade entre literatura e cinema não mais como desejo de um diálogo entre essas duas artes, mas como desejo de possibilitar a análise literária da produção audiovisual em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos termos estudados, apontar algumas possibilidades para o ensino de literatura conectado com o consumo da arte pelo aluno e principalmente centrado na análise das obras.
Abstract: La recherche de ce master visait à concevoir la littérature dans un sens plus large et étendu, engendré dans l'art audiovisuel. Sa motivation initiale découle de la critique de la fermeture intellectuelle et esthétique qui reconnaît l'art littéraire en fonction du support dans lequel il se présente et des privilèges, en ce sens, le codex, passé dans un second moment à une réflexion sur la littérature exigée par les programmes scolaires du Brésil sur la base des documents officiels. Les implications de ces questions sont discutées parallèlement à l'impossibilité de conceptualiser hermétiquement la littérature, cherchant ainsi à élaborer une vision se penchant sur les lignes de philosophes tels que Aristoteles, Sartre, Barthes, Antonio Candido et autres, à partir de la discussion déjà établie pour problématiser la littérature audiovisuelle. De plus, par ailleurs de processus de compréhension, l’analyse de certaines des séries diffusées sur Netflix par le biais du concept proposé de littérature audiovisuelle a été réalisée. L'accent est mis sur le matériel audiovisuel final, principalement sur le récit. À l'intersection de ces significations, on a tenté de théoriser une certaine transitivité entre la littérature et le cinéma, non plus comme désir de dialogue entre ces deux arts, mais comme désir de permettre l'analyse littéraire de la production audiovisuelle elle-même. Enfin, ce mémoire de maîtrise propose, à partir des réflexions sur chacun des termes étudiés, de mettre en évidence quelques possibilités d’enseignement de la littérature liées à la consommation d’art par l’étudiant et principalement axées sur l’analyse d’œuvres.
Keywords: Literatura
Audiovisual
Ensino
Séries
Netflix
Littérature
Audiovisuel
L'enseignement
Séries
Netflix
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: CANUTO, Juliana Ristow. Literatura audiovisual: uma nova possibilidade no ensino / Juliana Ristow Canuto. Ponta Grossa, 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3018
Issue Date: 27-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Ristow Canuto.pdfdissertação completa em pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons