Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3021
metadata.dc.type: Tese
Title: Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
metadata.dc.creator: Bergold, Rogério de Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
metadata.dc.contributor.referee1: Egg, André
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee4: Antunes, Alfredo Cesar
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta tese é analisar o papel de Aramis Millarch, crítico de música brasileira popular no jornal O ESTADO DO PARANA, na criação da Associação dos Pesquisadores em Música Brasileira Popular – APMPB – em 1975, como instituição da Esfera Pública – EP. A APMPB teve como função principal defender a tradição da música brasileira popular em relação à estrangeira; secundariamente, restaurá-la ao seu papel de instituição da EP, perdido após a promulgação do AI-5 em 1968. O termo EP foi empregado por Jürgen Habermas em Mudança estrutural da esfera pública (1984), visualizando instituições da sociedade que servissem como contrapeso à autoridade. Terry Eagleton, em A função da crítica (1981), se apropriou do termo, relacionando-o especificamente à crítica literária, afirmando que a atividade crítica do século XX deve exercer este papel de contraponto ao Estado burguês. Considerou-se nesta pesquisa que o Estado burguês abrangeu duas instituições: o governo militar e a indústria fonográfica. No contexto de criação da APMPB, as sugestões enviadas ao Ministério da Educação e Cultura, em defesa da tradição, visava o apoio do governo para restaurar o equilíbrio de produção e consumo de música brasileira popular, numa postura de contraponto em relação à indústria fonográfica. Discutiu-se também a questão da Identidade/Tradição-Gosto-Consumo, categorias que surgiram da coleta de dados, consultados em 709 edições do jornal, entre 1965 e 1976, das quais foram utilizadas 295. Constatou-se que a ideia de Tradição na música brasileira popular, defendida no jornal por Millarch e diversos outros experts, foi construída sobre os gêneros Samba-Bossa Nova-MPB (NAPOLITANO, 2007). A defesa da tradição na crítica musical surgiu em diversos momentos entre 1930 e 1960, podendo ser verificada inicialmente em Mário de Andrade, passando por Almirante, Lucio Rangel, Ary Vasconcellos, Tinhorão e Millarch; constatou-se que a crítica surge como uma resposta ao rompimento de equilíbrio entre a música brasileira e a estrangeira. Sobre o gosto e o consumo, observou-se que Aramis associou a MPB à classe socioeconômica mais elevada; porém nas sugestões da APMPB existia a possibilidade de este gênero ser estendido à toda a população. Como a MPB havia exercido o papel de EP em sua atuação entre 1965 e 1968, com seu retorno mais ampliado haveria a tendência de isso acontecer novamente. Como parte da resposta a este movimento, verificou-se que o governo não interferiu no mercado de música popular para não afugentar investidores estrangeiros do Brasil.
Abstract: The objective of this thesis is to analyze the role of Aramis Millarch, a critic of popular Brazilian music in the newspaper O ESTADO DO PARANA, in the creation of the Association of Researchers in Popular Brazilian Music - APMPB - in 1975, as an institution in the public sphere. The APMPB's main function was to defend the tradition of popular Brazilian music in relation to foreign music; secondly, to restore it to its role as a public sphere institution, lost after the promulgation of the AI-5 in 1968. The term public sphere was used by Jürgen Habermas in The Structural Transformation of the Public Sphere (1962), visualizing institutions of society that served as a counterweight to authority. Terry Eagleton, in The Function of Criticism (1981), appropriated the term, relating it specifically to literary criticism, stating that the critical activity of the 20th century must play this role as a counterpoint to the bourgeois state. In this research it was considered that the bourgeois state comprised two institutions: the military government and the recording industry. In the context of the creation of the APMPB, the suggestions sent to the Ministry of Education and Culture, in defense of tradition, aimed at the government's support to restore the balance of production and consumption of popular Brazilian music, in a position of counterpoint in relation to the music industry. The issue of Identity / Tradition-Taste-Consumption was also discussed, categories that emerged from data collection, consulted in 709 editions of the newspaper, between 1965 and 1976, of which 295 were used. It was found that the idea of Tradition in Popular Brazilian music, defended in the newspaper by Millarch and several other experts, was built on the genres Samba-Bossa Nova-MPB (NAPOLITANO, 2007). The defense of tradition in musical criticism arose at various times between 1930 and 1960, which can be seen initially in Mário de Andrade, including Almirante, Lucio Rangel, Ary Vasconcellos, Tinhorão and Millarch; it was found that the criticism emerges as a response to the disruption of balance between Brazilian and foreign music. Regarding taste and consumption, it was observed that Aramis associated MPB to the highest socioeconomic class; however, in the APMPB suggestions there was a possibility that this genre could be extended to the entire population. As MPB had played the role of public sphere in its performance between 1965 and 1968, with its broader return there would be a tendency for this to happen again. As part of the response to this movement, it was found that the government did not interfere in the popular music market in order not to scare off foreign investors from Brazil.
Keywords: Aramis Millarch
Crítica
Música brasileira popular
Esfera pública
Aramis Millarch
Criticism
Brazilian popular music
Public sphere
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: BERGOLD, Rogério de Brito. Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976. 2019.Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3021
Issue Date: 13-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogerio de Brito Bergold.pdftese completa em pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons