Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3036
metadata.dc.type: Tese
Title: O currículo e as artes visuais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná
metadata.dc.creator: Bulaty, Andréia
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Ana Luiza Ruschel
metadata.dc.contributor.referee1: Rebouças, Moema Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Weiss, Andréia
metadata.dc.contributor.referee3: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Paula, Lucimara Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este estudo faz parte da linha de pesquisa ensino e aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR que tem como objeto de estudo o currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Paraná, em relação ao conhecimento da Arte - Artes Visuais na formação do pedagogo, partindo da hipótese: os currículos dos cursos de Pedagogia das IES públicas do estado do Paraná contemplam as artes visuais em sua matriz curricular de forma tênue nos fundamentos teórico metodológicos fragilizando a formação do pedagogo. A problemática a ser investigada se expressa por meio da seguinte indagação: Como os currículos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia das IES públicas do Estado do Paraná organizam e oferecem a Arte - Artes Visuais na formação do pedagogo para atuar na educação básica? O objetivo geral da investigação é analisar os currículos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Paraná, em relação ao conhecimento de Arte - Artes Visuais, na formação do pedagogo. Da formulação do objetivo geral, os objetivos específicos que elencamos são: Identificar os Cursos de Licenciatura em Pedagogia das IES públicas no Estado do Paraná; Avaliar os fundamentos teórico/pedagógicos e curriculares do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia das IES públicas do Estado do Paraná e as implicações na formação do pedagogo; Analisar o quê, como, porque e de que forma o currículo insere a disciplina de Arte - Artes Visuais como conhecimento na formação do pedagogo nas IES públicas do Estado do Paraná. O referencial teórico é constituído principalmente pelos autores: Adorno (1995, 1996, 2001, 2010); Adorno e Horkheimer (1985); Barbosa (2001, 2002a); Dondis (1997); Fusari e Ferraz (1992); Martins, Picosque e Guerra (1998); Pucci (2012, 2015); Silva (2015) dentre outros. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade multicasos, com direcionamento do método dialético negativo de Adorno (2010) fundamentado no campo epistemológico da Teoria Crítica. A pesquisa ocorreu em dez (10) IES públicas do estado do Paraná, utilizando como instrumentos de coleta de dados: o questionário semiestruturado e/ou a entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos e professores que ministram a disciplina de Ensino de Arte nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, e a análise documental dos Projetos Pedagógicos curriculares dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia das dez IES públicas do estado do Paraná. A análise dos dados foi realizada de acordo com os pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstram que dois (2) currículos dos cursos de Pedagogia das IES públicas do Estado do Paraná ainda não têm ao menos uma disciplina que propicie o ensino e aprendizagem de Arte - Artes Visuais no Curso de Licenciatura em Pedagogia e quando tem, está inserida em uma única disciplina com formação polivalente e não interdisciplinar na atuação desse profissional; quatro (4) Cursos ainda têm currículos que não propiciam o ensino e aprendizagem das Artes Visuais na disciplina de Arte. Mesmo com alguns avanços em ter as Artes Visuais presente nos currículos de Pedagogia, está ainda é vista como secundária e, pode-se dizer, um apêndice nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia das IES públicas do Estado do Paraná. Portanto, a formação do conhecimento dessa área é tênue para a formação integral e integrada do pedagogo.
Abstract: This study is part of the research and teaching line of the Postgraduate Program in Education of the State University of Ponta Grossa / PR, which has as its object of study the curriculum of the Degree in Pedagogy of Public Higher Education Institutions (HEI). of the State of Paraná, in relation to the knowledge of Art - Visual Arts in the formation of the pedagogue, starting from the hypothesis: the curricula of the Pedagogy courses of the public state of Paraná contemplate the visual arts in their curricular matrix, tenuously in the theoretical foundations. methodologies weakening the education of the pedagogue. The problem to be investigated is expressed through the following question: How do the curricula of the Pedagogy Degree Courses of the public HEIs of the State of Paraná organize and offer Visual Art - Arts in the formation of the pedagogue to work in basic education? The general objective of this research is to analyze the curricula of the Pedagogy Degree Courses of the Public Higher Education Institutions of the State of Paraná, in relation to the knowledge of Art - Visual Arts, in the formation of the pedagogue. From the formulation of the general objective, the specific objectives that we list are: Identify the Pedagogy Degree Courses of public HEIs in the State of Paraná; To evaluate the theoretical / pedagogical and curricular foundations of the Curricular Pedagogical Project of the Degree in Pedagogy of the public HEI of the State of Paraná and the implications in the formation of the pedagogue; To analyze what, how, why and how the curriculum inserts the Art - Visual Arts discipline as knowledge in the education of the educator in the public HEIs of Paraná State. The theoretical framework consists mainly of the authors: Adorno (1995, 1996, 2001, 2010); Adorno and Horkheimer (1985); Barbosa (2001, 2002a); Dondis (1997); Fusari and Ferraz (1992); Martins, Picosque and Guerra (1998); Pucci (2012, 2015); Silva (2015) among others. The research methodology is based on a qualitative approach, in the multi-case mode, directed by the negative dialectical method of Adorno (2010) based on the epistemological field of Critical Theory. The research took place in ten (10) public HEIs in the state of Paraná, using as data collection instruments: the semi-structured questionnaire and / or the semi-structured interview with the course coordinators and teachers who teach the Art Teaching discipline in the Courses. Degree in Pedagogy, and the documentary analysis of the Curricular Pedagogical Projects of the Degree in Pedagogy Courses of the ten public HEIs of the state of Paraná. Data analysis was performed according to the methodological theoretical assumptions of Bardin Content Analysis (2011). The results show that two (2) curricula of Pedagogy courses of public HEIs of the State of Paraná do not yet have at least one discipline that provides the teaching and learning of Art - Visual Arts in the Pedagogy Degree Course and when it has, is inserted in a single discipline with multipurpose and non-interdisciplinary training in the performance of this professional; four (4) Courses still have curricula that do not support the teaching and learning of the Visual Arts in the Art discipline. Even with some advances in having the Visual Arts present in Pedagogy curricula, it is still seen as secondary and, it can be said, an appendix in the Pedagogy Degree Courses of the public HEIs of the State of Paraná. Therefore, the formation of the knowledge of this area is tenuous for the integral and integrated formation of the educator.
Keywords: Sociedade
Currículo
Formação do Pedagogo
Artes Visuais
Estado do Paraná
Society
Curriculum
Pedagogue Formation
Visual arts
State of Parana
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BULATY, Andréia. O currículo e as artes visuais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, `Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3036
Issue Date: 29-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Bulaty.pdftese completa em pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons