Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3044
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O patrimônio cultural através da fotografia e a fotografia como patrimônio cultural: interfaces entre fotografia e patrimônio |
metadata.dc.creator: | Batista, Martha Raquel de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Monastirsky, Leonel Brizolla |
metadata.dc.contributor.referee1: | Varella, Patricia Camera |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guedes, Sandra Paschoal |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nabozny, Almir |
metadata.dc.description.resumo: | Essa dissertação tem como objetivo identificar as interfaces que aproximam Fotografia e Patrimônio Cultural, através dos caminhos da memória e da percepção – Geografia Cultural: a fotografia (arte e técnica) como meio de registro e disseminação do patrimônio cultural e a fotografia enquanto objeto da memória social e individual. A pesquisa corresponde primeiramente a uma discussão teórica, onde são apresentadas reflexões sobre o uso social da fotografia ao longo do tempo e as relações possíveis com a memória, paisagem urbana e patrimônio cultural a partir da abordagem fenomenológica. Para tanto foram entrevistados atores sociais que vivenciam e registram fotograficamente as paisagens urbanas, buscando apreender a partir de suas percepções como a fotografia se constitui um objeto especial de memória. Apresentam-se as interfaces identificadas: as visualidades do patrimônio promovidas pela fotografia, fotografia como documento-expressão e monumento, fotografia como lugar de memória e a sinestesia da fotografia e o patrimônio cultural. Também são apresentados questionários com fotógrafos e com a população, com dados que reforçam a preposição da fotografia como um objeto cultural simbólico do imaginário e memória social, de reconhecimento e valorização individual. Por fim, discutiu-se conceitos como: fotografia, paisagem, memória e patrimônio, e buscando com as reflexões propostas compreender e colaborar com a discussão e legitimação da fotografia como patrimônio cultural social/individual. |
Abstract: | This thesis aims to identify the interfaces that approach Photography and Cultural Heritage, through the paths of memory and perception – Cultural Geography: photography (art and technic) as a way of registration and dissemination of Cultural Heritage and photography while an object of social and individual memory. In order to do so, social actors who experience and photographically record urban landscapes were interviewed, seeking to apprehend from their perceptions how photography became a special object of memory. The research corresponds first to a theoretical debate, where reflections on the social use of photography over time and the possible relations with memory, urban landscape and cultural heritage from the phenomenological approach are presented. Interview data from photographers and population are presented and discussed, with data that reinforces the preposition of photography as a symbolic cultural object, of the imaginary and social memory, of recognition and individual valorization. Finally, it presents the identified interfaces, such as the visualities of patrimony promoted by photography, photography as expression-document and monument, photography as place of memory and the synesthesia of photography and cultural heritage. Concepts such as: photography, landscape, memory and heritage were discussed, and with the proposed reflections comprehend and collaborate with the discussion and legitimatization of photography as cultural heritage. . |
Keywords: | Fotografia Memória Paisagem Patrimônio Cultural Photography Memory Landscape Cultural Heritage |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Geociências |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Território |
Citation: | BATISTA, Martha Raquel de Souza. O patrimônio cultural através da fotografia e a fotografia como patrimônio cultural: interfaces entre fotografia e patrimônio. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3044 |
Issue Date: | 4-Apr-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Martha Raquel.pdf | dissertação completa em pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License