Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3051
metadata.dc.type: Dissertação
Title: (Re) construções pela educação: análise do livro Preciosa
metadata.dc.creator: Levandowski, Jéssica de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Marly Catarino
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Lucimar Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Jovino, Ione da Silva
metadata.dc.description.resumo: A Literatura é também uma fonte de pesquisa, pois se partirmos do pressuposto de que ela reflete uma sociedade, nela também haverá denúncia social. A partir da análise literária de Preciosa, esta dissertação promove uma discussão a respeito do poder transformador da educação quando praticada de forma engajada. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é: analisar sob a ótica da Teoria Literária e das teorias sobre uma pedagogia engajada a relação de Precious com a escola regular e o Projeto Cada Um Ensina a Um. A pesquisa é de caráter bibliográfico, cuja metodologia empregada é a análise texto. Num primeiro momento há a contextualização das funções da Literatura segundo D‟Onofrio (1995), Cândido (1999) e Durão (2015); Em seguida, a compreensão de quem é a autora de Preciosa, Sapphire (Ramona Lofton), como foi sua trajetória e quais suas bases para construir a obra objeto de estudo; Na sequência uma breve análise sob a ótica da Teoria Literária para discutir sobre os perfis que corroboram para as reflexões junto de Precious, utilizando Leite (1993) e Moisés (2004); Tratando sobre a personagem enquanto oprimida há a abordagem a partir de Freire (2005) e hooks (2013); Sobre a escola 146 e o que ela poderia ter oferecido à personagem e o Projeto Cada Um Ensina Um auxiliaram na reflexão Billings (2008), Freire (1987), Gelbcke (2013), Larrossa (2002), Street (2007), dentre outros autores. O corpus para a realização da pesquisa é o romance de Ramona Lofton (Sapphire), Preciosa, publicado em 1996 com o título Push em inglês e traduzido para a língua portuguesa por Alves Calado e publicado em 2010, pela editora Record. Concluiu se que quando vista como uma aluna em potencial e ocorrendo um ensino engajado, respeitoso, Precious teve a oportunidade de aprender e se desenvolver em vários aspectos da sua vida.
Abstract: La Literatura es también una fuente de pesquisa, porque se partimos del presupuesto de que ella refleja una sociedad, en ella también habrá denuncia social. A partir del análisis literario de Preciosa, esta disertación promueve una discusión a respeto del poder cambiador de la educación cuando hecha de forma engajada. Delante de eso, el objetivo general de esta pesquisa es analizar sob la otica de la Teoria Literaria e de las teorías sobre una pedagogía engajada la relación de Precious con la escuela regular y el proyecto Cada Um Ensina Um. La pesquisa tiene carácter bibliográfico, cuya metodología empleada es el análisis del texto. En un primer momento ha a contextualización de las funciones de la Literatura según D‟Onofrio (1995), Cândido (1999) y Durão (2015); En seguida, la comprensión de quién es la autora de Preciosa, Sapphire (Ramona Lofton), como fue su trayectoria y cuales sus bases para construir la obra objeto de estudio; En la secuencia una breve análisis sob la otica de la Teoria Literária para discutir sobre los perfis que corroboran para las reflexiones junto de Precious, utilizando Leite (1993) y Moisés (2004); Tratando sobre la personaje mientras oprimida ha el abordaje a partir de Freire (2005) y hooks (2013); Sobre la escuela 146 e lo que ella podría ter ofrecido a personaje y el Proyecto Cada Um Ensina Um auxiliaran en la reflexion Billings (2008), Freire (1987), Gelbcke (2013), Larrossa (2002), Street (2007), entre otros autores. El corpus para la realización de esta pesquisa es el romance de Sapphire (Ramona Lofton), Preciosa, publicado en 1996 con el título Push en inglés y traducido para la lengua portuguesa a través de Alves Calado y publicado en 2010, por la editora Record. Concluyese que cuando vista como una alumna en potencial y ocurriendo una enseñanza engajada, respetosa, Precious tuvo la oportunidad de aprender y se desarrollar en varios aspectos de su vida.
Keywords: Teoria da Literatura
Análise Literária
Educação
Preciosa
Teoria de la Literatura
Análisis Literaria
Educación
Preciosa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: LEVANDOWSKI, Jéssica de Fátima. (Re) construções pela educação: análise do livro Preciosa. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3051
Issue Date: 4-Nov-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica de Fatima.pdfdissertação completa em pdf912.23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons