Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/306
metadata.dc.type: Dissertação
Title: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CINEMA DE HORROR: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
metadata.dc.creator: Silva, Rodolfo Stancki
metadata.dc.contributor.advisor1: Munhoz, Divanir Eulália Naressi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cervi, Emerson Urizzi
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Dennison de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Solange Aparecida Barbosa de Moraes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar representações sociais sobre o cinema de horror em um grupo de consumidores do gênero. A pesquisa é motivada por duas questões colocadas pelo autor Nöel Carroll (1999) na obra “A Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração”: como as pessoas podem se atrair por narrativas cuja lógica é provocar horror e medo? E por que alguém sentiria medo em obras desse gênero, quando a trama não passa de uma ficção? Para Carroll, as pessoas se interessam pelas narrativas de horror porque são curiosas e não é da trama que elas têm medo, mas do conteúdo gerado ao pensar nelas. O objetivo deste trabalho é testar essas duas respostas do autor – que parecem essenciais para entender o consumo do cinema de horror – no âmbito da recepção, com um grupo de espectadores potenciais do gênero. Para isso, buscou-se na rede social twitter pessoas que se mostrassem interessadas pelo cinema de horror. O critério de escolha era o de que suas contas/perfis estivessem seguindo (following) a conta/perfil bocadoinferno – cuja produção de conteúdos é toda voltada para o cinema de horror. Para a primeira etapa da seleção, foram consideradas a idade e a apresentação de uma descrição pessoal na conta/perfil: 190 sujeitos foram abordados nessa fase, questionados se gostariam de participar da pesquisa. Para os que aceitaram (86 pessoas) foi enviado um questionário, buscando descobrir se esses sujeitos realmente se interessavam pelo cinema de horror. Aos 32 indivíduos que responderam, foi enviado outro questionário para identificar como eles percebiam o gênero que consumiam. Dentre os 24 que responderam, seis foram selecionados para uma entrevista virtual. Na análise dos resultados da coleta de dados chegou-se a três categorias de representação social dos sujeitos acerca do consumo de cinema de horror: a percepção narrativa, a emoção e a atração provocada pelo gênero.
Abstract: This paper aims to analyze social representations of the horror film in a group of consumers of the genre. The research is motivated by two questions posed by author Noël Carroll (1999) in the book "The Philosophy of Horror or Paradoxes of the Heart": how people can be attracted to narratives whose logic is to provoke horror and fear? And why should anyone have fear in this genre, when they know the plot is fictional? For Carroll, the people are interested in the horror stories because they are curious and it is not the plot that they are afraid, but the content generated by thinking about it. The objective is to test these two responses by author – which seem essential to understand the consumption of film horror – in the reception field with a group of potential viewers of the genre. For this objective, we look, in the social networking twitter, for people who showed interested in the cinema of horror. The criterion for selection was that their accounts/profiles were following the account/profile bocadoinferno – whose content is all oriented to the cinema of horror. For the first stage of selection, we considered the age and presenting a personal account at the account/profile: 190 subjects were approached at that stage, questioned if they want to participate. For those who agreed (86 people) were sent a questionnaire trying to find out if these spectators really are interested in the cinema of horror. The 32 individuals who responded were sent another questionnaire to identify how they perceived the gender they consume. Of the 24 respondents, six were selected for a virtual interview. In analyzing the results of data collection was reached three categories of social representation of the subjects about the consumption of horror cinema: a narrative perception, emotion and attraction caused by gender.
Keywords: cinema de horror
representação social
Nöel Carroll. recepção
horror artístico
film horror
social representation
Noël Carroll
reception
art horror
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Sociedade, Direito e Cidadania
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SILVA, Rodolfo Stancki. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CINEMA DE HORROR: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/306
Issue Date: 8-Feb-2011
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodolfo Stancki.pdf954.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.