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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação do professor do campo: a questão da variação linguística
metadata.dc.creator: Skrzypietz, Claudia Maria Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Fraga, Leticia
metadata.dc.contributor.referee1: Messias, Rozana Aparecida Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Carlos, Valeska Gracioso
metadata.dc.description.resumo: Partindo do pressuposto de que a educação é uma das principais ferramentas para a transformação de um povo, destaca-se a importância de o docente conhecer a realidade em que atuará em sua vida profissional, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento de seus alunos. Dessa forma, o propósito desta pesquisa foi conhecer a matriz curricular da disciplina de Língua Portuguesa de três Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná que oferecem a Graduação em Educação do Campo e o Programa de Monitoria de uma dessas Instituições, propondo uma reflexão sobre a formação dos futuros docentes como relação à linguagem normal e normativa. Como a pesquisa se refere à realidade do povo campesino, público das Escolas do Campo, iniciou-se com uma rápida reflexão sobre o que é uma Escola do Campo; quais as dificuldades encontradas pelos professores e alunos nesse meio; qual a importância de se discutir sobre variação linguística nesse contexto; por que há um falar diferente na região; e se a necessidade de haver uma formação especifica para estes professores. No primeiro momento abordou-se o histórico da Educação Ruralista até a Educação do Campo. Na sequência, foram destacados os referenciais teóricos sobre variação linguística e o dialeto caipira. No terceiro momento, foi apresentada a metodologia e os procedimentos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, os referenciais curriculares sobre o ensino da língua e sua importância na construção da identidade do povo campesino. Procedemos, então, à análise documental da grade curricular dos cursos selecionados e do programa de monitoria ofertado aos discentes por uma das instituições de ensino pesquisadas. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa documental com utilização de entrevista e visitas em Escolas do Campo, destacando-se os autores: Arroyo (2009), Amaral (1953), Caldart ( 2011), Faraco (2008), Cagliari (2002), Bagno (2002), Brandão (1991), Bortoni (2004), além da legislação direcionada ao tema. Concluímos que a formação do docente para atuar em ambientes específicos, como na Educação do Campo ainda não está contemplada nas matrizes curriculares e a academia não forma profissionais para as necessidades regionais.
Abstract: Assuming that education is one of the mains tools for the transformation of a people, stands out the importance of the teacher to know the reality in which He will act in his professional life, so that it can contribute to the development of his students. Therefore, the purpose of this research was to know the curricular matrix of the Portuguese discipline of three Public Institutions of Higher Education of the State of Paraná that offer the Graduation in Country Education and the Monitoring Program of one of these institutions, offering a reflection on the formation of future teachers as a relation to normal and normative language. As the research refers to the reality of the peasant people, public of Country Schools began with a quick reflection on what is a Country School; what are the difficulties encountered by teachers and students in this environment; the importance of discussing linguistic variation in this context; why is there a different speak in the region; and if there is a need for specific training for these teachers. At the first moment, the history of Rural Education was approached until the Country Education. In sequence, theoretical references on linguistic variation and the hillbilly dialect were highlighted. In the third moment, the methodology and procedures used for development of the research, the curricular references on language teaching and its importance in building the identity of the peasant people were presented. We proceeded the documentary analysis of the curriculum of the selected courses and the monitoring program offered to the students by one of the educational institutions researched. The methodology used for the work was documentary research using interviews and visits in Country Schools, highlighting the authors: Arroyo (2009), Amaral (1953), Caldart (2011), Faraco (2008), Cagliari (2002), Bagno (2002), Brandão (1991), Bertoni (2004), in addition to the legislation directed to the theme. We conclude that the teacher’s training to work in specific environments, such as in Country Education, is not yet contemplated in the curricular matrices and the academy does not train professionals for regional needs.
Keywords: Educação do Campo
Formação de Professores
Matriz Curricular
Dialeto Caipira
Country Education
Teacher Training
Curriculum Matrix
Hillbilly Dialect
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: SKRZYPIETZ, Claudia Maria Andrade. Formação do professor do campo: a questão da variação linguística. 2020.Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3074
Issue Date: 3-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

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