Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3087
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Base de Conhecimentos para o ensino da Metodologia da Resolução de Problemas: uma análise a partir de formadores de professores de Matemática
metadata.dc.creator: Teixeira, Odimeia
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Inês
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou analisar como se configura a Base de Conhecimentos para a docência dos formadores de professores para o ensino de Metodologia da Resolução de Problemas nos cursos de Licenciatura em Matemática de Universidades Públicas do Estado do Paraná. O aporte teórico constituiu-se nas definições e categorizações dos conhecimentos basilares da prática docente propostas por Lee Shulman (1986; 1987) e nas adaptações definidas por Pâmela Lyon Grossman (1990), bem como nos pressupostos de Onuchic (1999; 2014; 2017) em relação às questões teóricas que permeiam a Metodologia da Resolução de Problemas. Teve como objeto de estudo a Base de Conhecimentos dos formadores de professores das componentes curriculares que contemplam a Metodologia da Resolução de Problemas como um conteúdo específico. No que diz respeito à metodologia da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, segundo a perspectiva exploratória-descritiva. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada e o CoRe – instrumento de representação de conteúdo adaptado da proposta de Loughran, Mulhall e Berry (2004). A análise de dados foi realizada por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Em relação à Metodologia da Resolução de Problemas, os resultados da análise dos dados evidenciaram que em termos curriculares, nos cursos pesquisados, ela não aparece configurada como uma disciplina e sim como uma estratégia metodológica inserida em disciplinas de cunho didático ou pedagógico, e que a prevalência é da vertente conceitual do ensino por meio da resolução de problemas. Em relação à Base de Conhecimentos para Docência, as análises apontaram que o ensino da Metodologia da Resolução de Problemas é mais efetivo em termos formativos se a Base de Conhecimentos dos formadores de professores for bem estruturada em relação aos Conhecimentos do Tema, Pedagógico Geral, Pedagógico do Conteúdo, do Contexto Universitário e do Contexto Escolar.
Abstract: The development of this research intends to analyze how the Knowledge Basis has been configured to the professors responsible for the preparation of teachers who will be applying the principles of Problem Solving Methodology in the Mathematics Licensure courses at Public Universities in the State of Paraná. The theoretical foundation was in the definitions and categorizations of the basic knowledge of teaching practice proposed by Lee Shulman (1986, 1987) and the adaptations defined by Pâmela Lyon Grossman (1990), as well as the postulations of Onuchic(1999, 2014 and 2017) about the theoretical issues that comprises the Problem Solving Methodology. The object of study was the Knowledge Basis of professors who prepare educators of the curricular components that embrace the Problem Solving Methodology as a specific content. The methodology of this research takes on the qualitative approach of the multiple case studies, according to the exploratorydescriptive perspective. The instruments used for data collection were: the semistructured interview and the CoRe - content representation instrument adapted from the proposal of Loughran, Mulhall and Berry (2004). Data analysis was performed using the Discursive Textual Analysis methodology, developed by Moraes and Galiazzi (2007).The results of the data analysis showed that, in curricular aspects, Problem Solving Methodology does not appear configured as a subject of studies, in the researched courses, but as a methodological strategy inserted in didactic or pedagogical subjects, and that the predominance stands out on the conceptual aspect of teaching through problem solving. Regarding the Knowledge Base for Teaching, the analyzes showed that the teaching of the Problem Solving Methodology is more effective in its formative premises if the Knowledge Base of teacher trainers is properly structured on Knowledge of the following issues: of the Theme, General Pedagogical, Pedagogic of Content, University Context and School Context.
Keywords: Base de Conhecimentos para a docência no Ensino Superior
Metodologia da Resolução de Problemas
Formador de professor de Matemática
Knowledge Base for Teaching in Higher Education
Problem Resolution Methodology
Mathematics teacher trainer
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: TEIXEIRA, Odiméia. A Base de Conhecimentos para o ensino da Metodologia da Resolução de Problemas: uma análise a partir de formadores de professores de Matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020..
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3087
Issue Date: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ODIMEIA TEIXEIRA.pdfdissertação completa em pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons