Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3146
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Seu corpo não é passagem: a limitação do direito à cidade para as mulheres em decorrência dos assédios sofridos no transporte público coletivo no município de Ponta Grossa – PR
metadata.dc.creator: Kawanishi, Juliana Yuri
metadata.dc.contributor.advisor1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Scheffer, Sandra Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como foco compreender se as mulheres que utilizam o transporte público (ônibus) no município de Ponta Grossa – PR têm o seu direito à cidade afetado em decorrência dos assédios sexuais. A discussão se faz necessária diante dos constantes casos de assédio sexual que mulheres estão enfrentando dentro do transporte público, o que faz com que o direito social ao transporte e o direito de ir e vir sejam violados por um sistema patriarcal que coloca as mulheres em um grupo vulnerável de pessoas quando o assunto é direito à cidade, justamente por conta da violência sexual. Nesse sentido o objetivo geral da pesquisa é compreender como a questão do assédio é vivenciado no transporte público (ônibus) e se de alguma forma pode inibir o direito à cidade para as mulheres em meio ao espaço urbano em Ponta Grossa – PR. A pesquisa pretende demonstrar com os dados obtidos, como o assédio ocorre e a percepção das participantes sobre o mesmo. Para realizar a pesquisa parte fundamental, foi a construção do referencial teórico. A pesquisa bibliográfica-documental forneceu o embasamento e informações sobre a temática. Posteriormente foi realizada a pesquisa de campo com questionário digital disponibilizado na internet por meio de plataforma digitais, e também por cartazes com Código QR (Código Biodimensional) disponibilizados em locais estratégicos tais como nos terminais de ônibus, permitindo uma aproximação com os sujeitos de pesquisa. Ainda foi realizado um levantamento de denúncias do ano de 2018 à 2019 e registros referente à lei Nº13.718 sobre Importunação Sexual na delegacia da mulher; 13ª SDP. e Guarda Municipal. Foram solicitadas à empresa que realiza o transporte público na cidade informações referentes aos funcionários recebem treinamento/orientação/capacitação para os casos de assédio sexual dentro dos transportes públicos (ônibus). Os sujeitos de pesquisa são mulheres acima de 18 anos que utilizam ou utilizaram o transporte público na cidade de Ponta Grossa – PR. Como o assédio é um fenômeno atemporal, podendo ocorrer em vários momentos da vida de uma mulher não foi delimitado um período de tempo para a investigação. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Por fim para análise dos dados a metodologia utilizada foi análise de conteúdo. A pesquisa tem cunho qualitativo. No primeiro capítulo foi abordado o processo histórico que envolve relações de gênero, conceituando violência de gênero e posteriormente apresentando apontamentos sobre a sociologia do corpo. O segundo capitulo discorre-se sobre a construção das cidades, com ênfase no capitalismo que acelera o crescimento dos centros urbanos, contextualizando como a mulher estabelecia uma relação com o espaço urbano e a luta pelo direito à cidade e o direito ao corpo. A discussão tem como ponto inicial a construção de um Estado democrático, bem como ampliação e avanços em legislação e políticas públicas que asseguram direitos para as mulheres. No terceiro capitulo são apresentando dados do município de Ponta Grossa – PR, sendo cruzadas as informações obtidas no campo com as informações bibliográfico-documentais exploradas. Foram elencadas três categorias entre teóricas e empíricas, que possibilitaram concluir que o assédio no transporte público interfere no direito à cidade.
Abstract: The present study aims to understand if women who use public transportation (buses) in the city of Ponta Grossa - PR have their right to the city affected as a result of sexual harassment. The discussion is made necessary by the constant cases of sexual harassment that women are facing within public transport, which causes the social right to transport and the right to come and go to be violated by a patriarchal system that places women in a vulnerable group of people when it comes to the right to the city, precisely because of sexual violence. In this sense, the general objective of the research is to understand how the issue of harassment is experienced in public transportation (bus) and if in any way can inhibit the right to the city for women in the urban space in Ponta Grossa - PR. The research aims to demonstrate through the data obtained, how harassment occurs and the perception of the participants about it. To carry out the fundamental part research was the construction of the theoretical referential, so. the bibliographic-documentary research provided the basics and information on the subject, later the research was done with a digital questionnaire made available in an Internet group of women from the city of Ponta Grossa that deal with sorority, this group will not be identified, respecting women who use this space and also through posters with QR Code (Biodimensional Code) made available in strategic locations, in the bus terminals, allowing an approximation with the theme. There was also a survey of denunciations and records concerning the law No. 13.718 on Sexual Impersonation in the women's police station; 13th Police and Municipal Guard. The company that performs the public transport in the city was asked if employees had a training / orientation / training when sexual harassment occurred in public transportation (buses). The research subjects are women over 18 who use or used public transportation in the city of Ponta Grossa - PR as harassment is a timeless phenomenon, occurring at various times in the life of a woman was not delimited a period of time . The instrument for data collection was used a questionnaire with open and closed questions. Finally, to analyze the data, the methodology used was content analysis, the research has a quantitative-qualitative character. The first chapter is addressed the historical process involves gender relations conceptualizing on gender violence and later notes on the sociology of the body. In the second chapter, it discusses the construction of cities with an emphasis on capitalism that accelerates the growth of urban centers by contextualizing how women establish a relationship with urban space and the struggle for the right to the city and the right to the body. The discussion has as its starting point the construction of a democratic state expansion and advances in legislation and public policies that ensure rights for women. In the third chapter is presenting data from the municipality of Ponta Grossa - PR. It will also be cross-checked the information obtained in the field you the bibliographic documentary information explored.
Keywords: Direito à cidade
Transporte público
Assédio
Mulher
Right to the city
Public transportation
Harassment
Woman
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: KAWANISHI, Juliana Yuri. Seu corpo não é passagem: A limitação do direito à cidade para as mulheres em decorrência dos assédios sofridos no transporte público coletivo no município de Ponta Grossa – PR. 2020. Dissertção (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3146
Issue Date: 22-Apr-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Yuri Kawanishi.pdfdissertação completa em pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons