Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3148
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Por um ensino de História decolonial: os Tupi Guarani do Alto Paranapanema
metadata.dc.creator: Vieira, Alexandre Mazetto
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Isabel Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.description.resumo: Durante muitos anos o ensino de História ocultou a presença indígena de suas narrativas e, depois, incorporou-a de uma forma secundarizada, fazendo-a figurar em temáticas específicas, sempre priorizando uma leitura eurocêntrica do passado. Seria possível pensar uma história pelo viés do protagonismo indígena? Como a formação de professores poderia auxiliar nessa mudança de perspectiva? A presente pesquisa tem a intenção de apontar um caminho para tais perguntas e refletir sobre a questão indígena no ensino de História, sugerindo uma proposta para o fortalecimento da temática na formação docente. Para tanto, empreende-se na análise das histórias, memórias e culturas dos povos originários, detendo-se um pouco mais sobre o grupo étnico Tupi Guarani que ocupa duas cidades do sudoeste paulista, na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema, utilizando como instrumental teórico autores relacionados à perspectiva decolonial e que trabalham com o protagonismo indígena. Por meio de uma pauta formativa, procura-se sondar possíveis pontos de atuação para a formação de professores, colaborando com a consolidação de um ensino de História que aborde de maneira mais aprofundada e significativa tal questão, com enfoque para esses povos enquanto sujeitos históricos e que podem nos ensinar a evitar uma iminente catástrofe global.
Abstract: Durante muchos años la enseñanza de Historia ocultó la presencia indígena de sus narrativas y, más tarde, la incorporó de manera secundaria, haciéndola figurar en temáticas específicas, siempre priorizando una lectura eurocéntrica del pasado. ¿Sería posible pensar una historia por el sesgo del protagonismo indígena? ¿Cómo la formación de profesores podría ayudar en este cambio de perspectiva? La presente investigación tiene la intención de señalar un camino hacia tales preguntas y reflexionar sobre el tema indígena en la enseñanza de Historia, sugiriendo una propuesta para el fortalecimiento del tema en la formación docente. Por lo tanto, se lleva a cabo en el análisis de las historias, memorias y culturas de los pueblos originarios, deteniéndose un poco más sobre el grupo étnico Tupí Guaraní que ocupa dos ciudades en el suroeste de São Paulo, en la cuenca hidrográfica del Alto Paranapanema, utilizando como instrumental teórico autores relacionados a la perspectiva decolonial y que trabajan con el protagonismo indígena. A través de una pauta formativa, se busca sondear posibles puntos de actuación para la formación de profesores, colaborando con la consolidación de una enseñanza de História que aborde de manera más profunda y significativa tal cuestión, centrándose en estos pueblos como sujetos históricos y que pueden enseñarnos a evitar una inminente catástrofe global.
Keywords: Ensino de História
História Indígena
Indígena
Povo Tupi Guarani
Decolonialidade
Formação docente
Enseñanza de Historia
Historia Indígena
Indígena
Pueblo Tupí Guaraní
Decolonialidad
Formación Docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: VIEIRA, Alexandre Mazetto. Por um ensino de História decolonial: os Tupi Guarani do Alto Paranapanema. Ponta Grossa, 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3148
Issue Date: 8-May-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Mazetto Vieira.pdfdissertação completa em pdf5.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons