Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3169
metadata.dc.type: Tese
Title: O Campo Acadêmico da Educação Especial no Brasil
metadata.dc.creator: Casagrande, Rosana de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Jáima Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Stremel, Silvana
metadata.dc.contributor.referee3: Skalinski Junior, Oriomar
metadata.dc.contributor.referee4: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a constituição do campo acadêmico da Educação Especial no Brasil a partir dos elementos relacionados à sua institucionalização. Caracterizou-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental e bibliográfica. O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, principalmente nos conceitos de campo, campo científico e universitário, capital e habitus. Foram também utilizadas como fundamento teórico as contribuições de autores que abordam a institucionalização de campo (GÓMEZ CAMPO; TENTI FANFANI, 1989; SUASNÁBAR; PALAMIDESSI, 2007); aspectos teórico-metodológicos do campo acadêmico (HEY, 2008; STREMEL, 2016, 2017); e aspectos específicos da história e da política da Educação Especial, Inclusão e Educação Inclusiva. Por meio de metodologia baseada na Grounded Theory (CORBIN e STRAUSS, 1990) e utilizando para análise de dados, a análise relacional, esta pesquisa envolveu a coleta de uma série de dados referentes a elementos antecedentes e constituintes do campo acadêmico. Argumenta-se que a Educação Especial no Brasil constitui-se em um campo acadêmico com diferentes instâncias de institucionalização, tendo como marco inicial a formação específica de professores para Educação Especial, no âmbito de universidades, na década de 1960. Posteriormente, ocorreu a criação da Habilitação emEducação Especial em Curso de Pedagogia; Programas de Pós-Graduação em Educação Especial e áreas correlatas; Linhas de Pesquisa em PPGEs; Grupos de pesquisa; Cursos de Graduação específicos em Educação Especial; criação de Periódicos especializados; Grupos de Trabalho em Associações científicas; Associação científica específica; criação de eventos especializados e surgimento de redes de pesquisa. Os resultados apontaram que a Educação Especial caracteriza-se: a) como um campo acadêmico abrangente em relação as suas designações (Educação Especial, Educação Inclusiva, Inclusão), às produções científicas compartilhadas com outras áreas do conhecimento, à quantidade de Linhas, Grupos de pesquisa e disciplinas nos Cursos de Pedagogia; b) pela expansão lenta na oferta de Cursos de Graduação e Pós-Graduação específicos em Educação Especial na modalidade presencial e rápida em Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Especialização) na esfera privada e na modalidade EaD; c) pela significativa expansão de produções científicas compartilhadas com outras áreas do conhecimento; d) pela concentração de bens acadêmicos nas regiões Sudeste e Sul; e) por agentes do campo cujo habitus é voltado a produção e gerenciamento de bens acadêmicos, num espaço de luta concorrencial pela autoridade científica, verdade acadêmica e reconhecimento dos pares. A constatação da Educação Especial enquanto campo acadêmico implica a necessidade de expansão de pesquisas cujos objetos são caracterizados pelos elementos antecedentes e constituintes do campo. Destaca-se a necessidade de ações que promovam o fortalecimento do campo acadêmico e sua influência na busca por uma Educação Especial Inclusiva pública, gratuita e de qualidade no âmbito da educação brasileira.
Abstract: The goal of this research was to analyze the constitution of the academic field of Special Education in Brazil from the elements related to its institutionalization. It was characterized as a qualitative research, of documentary and bibliographic style. The theoretical framework was based on the contributions of Pierre Bourdieu, mainly on the concepts of field, scientific and university field, capital and habitus. Contributions from authors who address the institutionalization of fields (GÓMEZ CAMPO; TENTI FANFANI, 1989; SUASNÁBAR; PALAMIDESSI, 2007); theoretical and methodological aspects of the academic field (HEY, 2008; STREMEL, 2016, 2017); and specific aspects of history and policy of Special Education, Inclusion and Inclusive Education were used as a theoretical foundation. Through a methodology based on the Grounded Theory (CORBIN and STRAUSS, 1990) and using the relational analysis for data analysis, this research involved the collection of a series of data referring to antecedent and constituent elements of the academic field. It is argued that Special Education in Brazil constitutes an academic field with different instances of institutionalization, having as its initial landmark the creation of Initial Teacher Training specific training for Special Education in the universities, in the 1960s. Subsequently, specific habilitation training for Special Education in Pedagogy undergraduate course was created; Post-Graduate Programs in Special Education and related areas; Research Lines in Post-Graduation Programs; Research groups; Specific Undergraduate Courses in Special Education (initial teacher training); creation of specialized journals; Working Groups in Scientific Associations; Specific scientific association; creation of specialized events and the emergence of research networks. The results showed that Special Education is characterized: a) as a comprehensive academic field in relation to its designations (Special Education, Inclusive Education, Inclusion), scientific productions shared with other areas of knowledge, the number of Lines, Groups of research and disciplines in Pedagogy Courses; b) by the slow expansion in the offer of specific Undergraduate and Postgraduate Courses in Special Education in the face-to-face and fast in Undergraduate and Postgraduate Courses (Specialization) in the private sphere and in the Distance Education modality; c) the significant expansion of scientific production shared with other areas of knowledge; d) the concentration of academic assets in the Southeast and South regions; e) by field agents whose habitus is aimed at the production and management of academic goods, in a space of competitive struggle for scientific authority, academic truth and peer recognition. The finding of Special Education as an academic field implies the need to expand research whose objects are characterized by the antecedent and constituent elements of the field. We highlight the need for actions that promote the strengthening of the academic field and its influence in the search for public, free and quality Special Inclusive Education in the context of Brazilian Education.
Keywords: Educação Especial
Brasil
Campo acadêmico
Special Education
Brazil
Academic field
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CASAGRANDE, Rosa de Castro. O campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. 2020.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3169
Issue Date: 30-Jul-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosana de Castro Casagrande.pdftese completa em pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons