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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Lugar de mulher é na política: os candidatos à presidência do Brasil e as abordagens dos temas relativos às mulheres nos debates eletorais da BAND, em 2010, 2014 e 2018
metadata.dc.creator: Nascimento, Rafaelly do
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Reidy Rolim de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Giane Carmem Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Felipe Simão
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, o fato das mulheres serem a maioria do eleitorado não significa que elas tenham representatividade efetiva na política. Pouco mais de 30% dos candidatos são mulheres, muito em razão da “cota de gênero”. Porém, nem metade delas são eleitas. Além disso, os movimentos sociais de mulheres enfrentam dificuldade em dialogar com o Estado, barreira imposta, sobretudo, a partir de 2016, com impeachment de Dilma Rousseff (PT). Nesse cenário, a mídia aparece como produtora de conteúdo que pode influenciar a visão que a população tem das pautas relativas às mulheres. Assim, o estudo trabalha com os Debates Presidenciais da Rede Bandeirantes de televisão, para analisar a abordagem às pautas femininas nas disputas eleitorais do período de 2010 a 2018. A partir da Análise de Conteúdo, foram identificados a frequência com que aparecem em relação aos temas gerais e específicos, relacionados às mulheres; a dimensão temporal das propostas; se os temas eram livres ou definidos; de quem partiu a iniciativa de pautar assuntos referentes às mulheres; e o uso da linguagem de ataque (VEIGA; SOUZA; SANTOS, 2007). Posteriormente, quando foram transcritas as falas que traziam temas sobre as mulheres, iniciou-se uma discussão teórica e contextualizada dos assuntos encontrados. São eles: Aborto; Violência Contra a Mulher; Igualdade Salarial; Representação da Mulher; Saúde da Mulher; Mulher na Política; Políticas em Prol das Mulheres; Estupro; Reforma Trabalhista; Machismo; e “Ideologia de Gênero”. Junto à discussão, há a classificação do ethos e antiethos desses discursos políticos. Parte-se da compreensão de que ethos representa a construção da imagem do orador no momento da fala, baseado na sua autoimagem e naquilo que imagina ser a expectativa do cidadão, conforme Charaudeau (2008). O autor classifica as imagens em: Sério; Virtude; Competência; Potência; Caráter; Inteligência; Humanidade; Chefe; e Solidariedade. Já o antiethos se refere à desconstrução da imagem do adversário como estratégia política. Identifica-se, assim, que há dois temas principais que perpassam por todos os assuntos referentes às mulheres: a religião, que por um viés cristão de estrutura patriarcal aparece na maioria das argumentações; e a separação entre esferas públicas e domésticas, que condiciona a mulher à “mística feminina” e a afasta de outros espaços da política (PERROT, 1998; FRIEDAN, 1971). Além disso, na maioria das vezes os temas relativos às mulheres são tratados superficialmente ou servem como ataque ao adversário, sem haver propostas concretas de políticas voltadas para esse grupo. Assim, conclui-se que, além da necessidade das mulheres participarem da política, é essencial que elas realizem políticas em prol de suas iguais.
Abstract: n Brazil, a majority in the proportionality of female voters does not translate into a significant female political representation. Just over 30% of the candidates are women, largely because of the “gender quota”. However, not half of the female candidates are elected. In addition, women's social movements face difficulties in dialoguing with the State, a barrier imposed especially since 2016, with the impeachment of Dilma Rousseff (PT). In this scenario, the media appears as a producer of content that can influence the view that the population will have of the guidelines related to women. Thus, the study works with the Presidential Debates of the TV broadcaster Bandeirantes, to analyze the approach given to the themes that involved the female agendas in the disputes from 2010 to 2018. From the Content Analysis, frequencies were identified, among them, in relation to the general themes and specific, related to women; temporal dimension of the proposals; whether the themes were free or defined; who took the initiative to discuss issues related to women; and the use of attack language (VEIGA; SOUZA; SANTOS, 2007). Later, when the speeches that brought themes about women were transcribed, the theoretical and contextualized discussion of the subjects found began: Abortion; Violence Against Women; Equal Pay; Representation of Women; Women's Health; Women in Politics; Policies for Women; Rape; Labor Reform; Chauvinism; and “Gender ideology”. Along with the discussion, there is the classification of the ethos and antiethos of these political discourses. Starting from the understanding that ethos represents the construction of the image of the speaker at the moment of speech, based on his self-image and on what he imagines to be the citizen's expectation, according to Charaudeau (2008). The author classifies the images in: Seriously; Virtue; Competence; Power; Character; Intelligence; Humanity; Boss; and Solidarity. Antiethos refers to the deconstruction of the adversary's image as a political strategy. Identifying thus, that there are two main themes that pervade all issues related to women, the religion that by a Christian bias of patriarchal structure appears in most arguments; and the separation between public and domestic spheres that condition the “female mystique” to women, moving away, among other spaces, from politics (PERROT, 1998; FRIEDAN, 1971). In addition, most of the time, issues related to women were treated superficially or served as an attack on the adversary, with no concrete policy proposals aimed at this group. Thus, it is concluded that in addition to the need for women to participate in politics, it is essential that they carry out policies on behalf of your equals.
Keywords: Mulheres
Debates Presidenciais
Discurso Político
Ethos
Women
Presidential Debates
Political speech
Ethos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: NASCIMENTO, Rafaelly. Lugar de mulher é na política: os candidatos à presidência do Brasil e as abordagens dos temas relativos às mulheres nos debates eletorais da BAND, em 2010, 2014 e 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3171
Issue Date: 6-Jun-2020
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