Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3172
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Listas de obras literárias no vestibular: espaço de (r)eexistência da literatura no contexto escolar
metadata.dc.creator: Schwab, Aline Cezar
metadata.dc.contributor.advisor1: Harmuch, Rosana Apolonia
metadata.dc.contributor.referee1: Telles, Renata Praça Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Pavloski, Evanir
metadata.dc.contributor.referee3: Valle, Diego Gomes do
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da preocupação em refletir sobre a influência que os exames de seleção para acesso ao ensino superior exercem sobre os modos de conduzir o ensino de literatura no ambiente escolar. É frequente nos vestibulares que a disciplina seja abordada em questões geradas a partir de uma lista de obras literárias cuja leitura é indicada como obrigatória para a realização das provas. A hipótese principal do trabalho é que as listas são um estímulo à leitura das obras e inserção de textos literários no ambiente escolar, configurando-se em espaço de (r)eexistência. Com o objetivo de refletir sobre o conceito de literatura transmitido por essas listas, foi efetuado um levantamento dos textos propostos por vestibulares de 10 universidades ao longo de 10 anos. Em um primeiro momento, a investigação do conjunto de dados foi efetuada contemplando o universo de obras indicadas por cada instituição e depois disso, foi considerada a totalidade dos registros. Foram perscrutadas as recorrências de gêneros, autores e obras e desenvolvidas reflexões em torno dessas coincidências entre as listas, buscando pensar as indicações que elas fornecem para a inserção da literatura em sala de aula. A segunda hipótese da pesquisa é que as questões formuladas a partir das listas são também muito importantes, na medida em que delimitam se haverá a necessidade de travar contato com as obras na íntegra para resolver os exercícios ou se resumos e leitura de características gerais serão o suficiente para a resolução da prova. Com base nisso, efetuou-se a análise de 6 questões de vestibulares de 2 das universidades que compõem o corpus da pesquisa, com o objetivo de verificar quais conhecimentos sobre as obras são mobilizados para resolver os exercícios. O trabalho apresenta também reflexões sobre o texto literário e suas especificidades, que auxiliam na delimitação da literariedade dos textos; e ainda ponderações sobre as consequências do vestibular e sua área de influência nas práticas do professor de literatura. As análises conduziram à percepção de que a partir de um trabalho responsável na elaboração das listas e questões, a indicação de textos literários nos vestibulares pode ser considerada uma ferramenta relevante na inserção desses textos no contexto escolar e, consequentemente, na valorização da disciplina de literatura. Ficou claro também que é possível efetuar um trabalho significativo com os textos nas provas, a partir dos esforços em construir questões que possam ser respondidas com maior facilidade por estudantes que privilegiaram a leitura integral dos textos.
Abstract: The present study was developed from the concern to reflect about the influence the selection exams for access to higher education have on the ways of conduct literature teaching in the school setting. Often in entrance exams literature is adressed in questions generated from a list of literary works whose reading is indicated as mandatory for the tests. The main hypothesis of the study is that the lists are a stimulus to the reading of works and insertion of literary texts in the school setting, configuring themselves in a space of (r)eexistência. With the aim to reflect about the concepto f literature transmitted by these lists, a survey was performed of the texts proposed by selection exams from 10 universities over 10 years. At first, the investigation of the data set was carried out contemplating the universe of works indicated by each institution and after that, the whole records were considered. The recurrences of genres, authors and works were scrutinized and reflections were developed around these coincidences between the lists, trying to think about the indications they provide for the insertion of literature in the classroom. The second hypothesis of the research is that the questions formulated from the lists are also very importante, in that delimit if there will be a need to contact the works in full to solve the exercises or if sumaries and reading of general characteristics will be the suficiente for the resolution of the test. Based on this, was performed the analysis of 6 questions from 2 of the universities that make up the research’s corpus, in order to verify which knowledge about the works is mobilized to solve the exercises. The study also presentes reflections about the literary text and its specificities, that help in delimiting the literariness of the texts; and also considerations about the consequences of the entrance exam and its area of influence in the practices of the literature teacher. The analyzes led to the perception that, from responsible work in the elaboration of lists and questions, the indication of literary texts in the entrance exams can be considered a relevant tool in the insertion of these texts in the school setting and, consequently, in the subjects of literature. It was also clear that is posible to perform a significant work with the texts in the exams, based on efforts to build questions that can be answered more easily by students who focus on the full reading of the texts.
Keywords: Vestibular
Listas de obras literárias
Ensino de literatura
Entrance exams
List of literary works
Literature teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: SCHWAB, Aline Cezar. Listas de obras literárias no vestibular: espaço de (r)eexistência da literatura no contexto escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3172
Issue Date: 30-Mar-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Cezar Schwab.pdfdissertação completa em pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons