Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3177
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A horta como eixo norteador de ensino e aprendizagem e a física de fluídos contextualizado em um sistema de irrigação
metadata.dc.creator: Bastos, Roberto Pereira Strapazzon
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho a pretensão foi construir, para educadores, um caderno de orientação para transformar a horta escolar em eixo norteador de ensino e aprendizagem, seguindo uma metodologia participativa e democrática com foco em escolas do campo, tendo como marco teórico a teoria construtivista e humanista de Paulo Freire.Juntamente agregada a esta proposta está a intenção de ensinar o conteúdo estruturante de fluídos contextualizado em um sistema de irrigação para horta. O presente trabalho vem discorrer sobre os caminhos que devem ser percorridos para que uma horta escolar se torne efetivamente uma ferramenta para o ensino e aprendizagem, propondo métodos para sua organização e estruturação. A física é abordada nesse processo com uma sequência de aulas que se utilizam do sistema de irrigação como instrumento a ser contextualizado, partindo dos saberes socialmente constituídos e construindo os saberes cientificamente aceitos para explicar os fenômenos envolvidos com a irrigação. Dentro dessas atividades, o propósito é poder ensinar fluídos de forma dinâmica, mais agradável e com significado real, já que o método está intimamente relacionado com a realidade vivida nas atividades rurais. O aluno aprenderá então, como se estivesse em seu cotidiano diminuindo a opressão com o dever de aprender e tornando o aprendizado mais natural e motivador.
Abstract: The aim of this work was to create a guidebook for educators to transform the school garden into a guideline of teaching and learning, following a participatory and democratic methodology with focus on rural schools and having the Constructivist and Humanist theory of Paulo Freire as the theoretical framework. Together with this proposal is the intention of teaching the structural content of fluids contextualized in an irrigation system for a vegetable garden. The present work is about the paths that must be followed so that a school garden can effectively become a teaching and learning tool, with the proposal of methods for its organization and structuring. In this process, Physics is approached with a sequence of classes which use the irrigation system as an instrument to be contextualized. It starts from the socially constituted knowledge and builds the scientifically accepted knowledge to explain the phenomena involved with irrigation. Within these activities, the purpose is to be able to teach fluids in a more pleasant and dynamic way and with real meaning; since the method is closely related to the reality lived in rural areas. Consequently, the students will learn as if they were in their daily lives, reducing the pressure that comes with the duty of learning, making it more natural and motivating.
Keywords: Ensino de física
horta
sistema de irrigação
fluídos
Teaching of Physics
garden
irrigation system
fluids
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: Bastos, Roberto Pereira Strapazzon. A horta como eixo norteador de ensino e aprendizagem e a física de fluídos contextualizado em um sistema de irrigação. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3177
Issue Date: 30-Oct-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberto Pereira Strapazzon Bastos.pdfdissertação completa em pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons