Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Chagas, Jocemar de Quadros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282741E6&tokenCaptchar=03AGdBq27TRXmTC7G0iyw91J-ylJ7dyVR9PJ1mMgf0OKXdEQx6atNn4ES8rn3TafohhfRIjXil97YFHz6538c22qKc_4Ch9EUja65-gk_QGUBK9srIjZMzabx4j2s9-xXJy87H04u-8IZqHkO2-RghCs7e8wXSB2DH0FI1J8QMG9YGx4DlRCos-AYMmsgZEkfuKBOwbskyKJP1BuufbFZQL8jqj2zOrGm3PX1nxjK87oCu4kxuY4qtPergoaZqs98_NN3mNvcj3D2bHFCYYmdj4OdQKnX2weZmTx6KyJ0h7kYwFQVgQETIpKNnEvd_bgPxElwpZ73uqJ2WtAKwtlGBM7kWoFk7G1WkxxFEJ4XmxJt4iv2deFfqhwAw-E2cEWOBDa_atp1QatqYrL346JuebcWIBGG5pUuHKr18EEqOVV_BRwZ3_8Xr4jPrWkXSoPA1eU82P-h-uYBs1GsUAu1YM68x5XfhzFN7XApt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Marcos Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550854E1&tokenCaptchar=03AGdBq25Kg0RvCWfkfIlQzMeD0wN7reUOr-2liJclv-axgq11axyew_qhx-j4K0TkVql_hHbCgcP6iZngwxtmlpzD509ps6LMtsMg6KfNkb21QQPb1BXYfbciQAL3HZO6USfMx4BIMt-K2FwskK-84Jznox81edn6CqYlgn7psEjom12qKskFFQb0Ns3O7lJAJoQh9ovVsS3_V6iKWx0wXc41r8UFTNTCoVidgxGL975BigsyTGlOxWmd07uMm7JUPNviEFUUARxdb_jDg1BWXJB8lPR_U490ojMSRT7FQoosvXrNV_VPBu1uff7EvfGwUM-B5LdfDo5RyrwKCxetyvdncIHkcFNcZCZoI62OoSsL0W9vkvg4ImsyGTfWfMc8nQUXJfmg6yWcAWEovDuC-v_IizH2THac_C6F078_668VbrZECH9YaO2XHIVUJzAqDB29I_s7llYouA6gJnbdamyzGGJm3xC5Hwpt_BR
dc.contributor.referee2Bobko, Nara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755894P8&tokenCaptchar=03AGdBq24xlZMaUbSoAI_V18gP5pXUTd0wOWkKJJR575Zg3xE2VrPezcLc6t1QFvJnE2BdmYwxuLR6HNqe2wVpELnPNDDBzkJjax94IQ8K8Fra0-w5TvJ59x6F4MIGPLvGbHRFNv_nirGsSVLJhJBtrwFIzhUHV0rtGbREWxfBpj4c851WkKjv2Qtp3kYP2sxscwIfbF39FQV6ratAl2w2wkl6MUutmWoRYhtdPJWwnJYrxGhQ247lf2OFgpt3KKSMPPTKUOjESCWFVn-beETyzNyWgRA-WN-zkh_iQITSp_yr8LbEqhXRD4sG4_Dg8Jtq6HfhhyvMGGPxxrKaPxTXT9QjLK_rmy6kYTuF6mQyf7XvxmcPRgPGmwl-apyDJP1kfprrUwk7-TsmEQ8l3pn2WKS699ekJ5WxQP9plG7ggQgcwJaQTlTL1wJuG8v2WcE9h-3pHXO8mmWHaN6MnAC91Ikenrx1-3o_pApt_BR
dc.creatorGalvão, Ágda Talita-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4893977D1&tokenCaptchar=03AGdBq25iwgUEPp8c-YTH9DaYPLArMSDMUIhpzrXEEk6OmTnedyvMXyiM8POUiKD1njnIxN0hVqx5qc7oHlWshQXAaj8bmdOatjGiYV27PvoOvZXYBiWMk7xJ_S_D3Y7r0jtdxYs4JjUK77COEh1klw1rlcm37Q9HERES2ZySgnWCoVHErtoR6FSZu7U7yvJ4ljfJRu3AhmamRwWJfnB9GZfjrynCLTDpQcCLHD2enZoI1h0I5-4CpARztWnBiQRUWHvmJvOCvu5oQP0MXtb6DsRxkT3g8VU3AKgxGSt9rKyQ92OagSUx2aRxAvpHWr0gvJWvFEMiJ8PYIIXZiJwWQCFDLThoyY6GmvebrNCq9WQqAFJ4ow4ZyNoKfj1Fa12ODUIv1yyC0RpeCO1HiZ-ipmSAU3GKNgwgX2lB755C9fx8LRwPu7Z7HkBpY1yU-oL1xJBxSgBS-tGt7jYr0f6SW2JhmKtq5dZPWwpt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T19:49:27Z-
dc.date.available2020-07-17-
dc.date.available2020-09-16T19:49:27Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3190-
dc.description.abstractIn this work, whose central theme is the concept of Summation, including its represen tation, interpretation and properties, based on the premise that students feels uncomfor table in performing algebraic manipulations and solving problems where is used the Sigma notation for Summation, we initially conduct a survey of “when” and “how” the idea of Summation is inserted in Brazilian High School and in courses of Degree in Mathematics. We present, in a structured and concise form, the basic part of the theories that deal with the different types of Summation: Classic Summation with a finite quantity of terms, Classic Summation with an infinite quantity of terms (Series), and Fractional Summati ons, which is the name given to a sum with a non-integer number of terms. In particular, this text contains the first disclosure in Portuguese of the theory developed to Fractional Sums. We conclude with the suggestion that the math teachers should carry out detailed studies over the concept of Summations in his initial or continuing training, aiming to im prove his own understanding of the concepts, so that he can more appropriately mediate the learning of his students regarding the theme and yours applications.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, cujo tema central é o conceito de Somatório, incluindo sua representação, interpretação e propriedades, partindo da premissa de que os estudantes se sentem desconfortáveis em realizar manipulações algébricas e resolver problemas onde a notação Sigma para Somatório é utilizada, realizamos inicialmente um levantamento de “quando” e “como” o conceito de Somatório é inserido no Ensino Médio e, no Ensino Superior, especificamente nos cursos de Licenciatura em Matemática. Apresentamos de forma estruturada e concisa a parte básica das teorias que tratam dos diversos tipos de Somatório: Somatório Clássico com uma quantidade finita de termos, Somatório Clássico com uma quantidade infinita de termos (Séries), e Somatórios Fracionários, que é o nome dado a um Somatório com uma quantidade não inteira de termos. Em particular, neste texto se encontra a primeira divulgação em língua portuguesa da teoria desenvolvida para Somatórios Fracionários. Concluímos com a sugestão de que o professor de Matemática deva realizar estudos detalhados do conceito de Somatório em sua formação inicial ou continuada, visando melhorar sua própria compreensão dos conceitos, de modo que possa mediar com mais propriedade o aprendizado de seus alunos referentes ao tema e a suas aplicações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sandro Teixeira (steixeira@uepg.br) on 2020-09-16T19:49:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Ágda Talita Galvão.pdf: 1207560 bytes, checksum: 677239d0598ae857f1f03e1012ea46db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-16T19:49:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Ágda Talita Galvão.pdf: 1207560 bytes, checksum: 677239d0598ae857f1f03e1012ea46db (MD5) Previous issue date: 2017-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectsomapt_BR
dc.subjectsomatóriopt_BR
dc.subjectsériespt_BR
dc.subjectSomatórios Fracionáriospt_BR
dc.subjectFormação inicial do professor de Matemáticapt_BR
dc.subjectsumspt_BR
dc.subjectSummationspt_BR
dc.subjectseriespt_BR
dc.subjectFractional Summationspt_BR
dc.subjectFormação inicial do professor de Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Initial Teacher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSomas, somatórios e termos não inteirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ágda Talita Galvão.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons