Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3202
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As interações entre educador e bebê em um berçário: o papel da linguagem
metadata.dc.creator: Gnatta, Hellen Terluk
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Luciane Trennephol
metadata.dc.contributor.referee2: Galli, Juliana Ferreira Marcolino
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa nasce de um percurso acadêmico, iniciado na graduação, que despertou o desejo de olhar para bebês em aquisição de linguagem que, com a entrada cada vez mais cedo de bebês em creches e berçários, se encontram inseridos no ambiente escolar, ou seja, separados de seu agente maternante. Entende-se que tanto a creche quanto os educadores de berçário cumprem um papel social essencial na constituição subjetiva dessas crianças e, ao abordar os cuidados de bebês em berçário, considera-se que a relação com o Outro – a interação entre o educador/cuidador e o bebê –, é fundamental para a constituição da linguagem e do sujeito. Os pressupostos teóricos que dão sustentação ao trabalho são do Interacionismo na área de aquisição de linguagem, proposto por Claudia de Lemos, o qual, a partir da aproximação ao estruturalismo europeu na Linguística e à Psicanálise, entende que a linguagem é causa de haver sujeito, uma vez que é ela que coloca um corpo em cena para mobilizar um texto, ainda que motoramente e sem fala articulada, como no caso dos bebês, e que há um corpo pulsional, ou seja, que pede a interpretação do Outro. Com base nesse quadro teórico, que é também a base da Clínica da Linguagem, este trabalho tem por objetivo observar como se dá as relações educador-bebê, para que se possa apreender os efeitos que as produções verbais e não verbais das crianças provocam nas educadoras, como se dão as interações e as brincadeiras nesse cenário são realizadas. Os dados desta pesquisa resultaram de 17 sessões de observação do berçário, em atividades cotidianas, no qual se inseriam oito bebês de 04 a 18 meses. As observações foram gravadas em vídeo e, posteriormente, transcritas a partir das convenções de Preti (1999) Para realizar a análise, recortou-se cenas específicas das interações registradas. Os resultados obtidos mostram que: a dinâmica e rotina do berçário são trabalhosas e não favorecem as interações entre professora-bebês; o momento em que mais ocorrem interações é ao alimentar e ao higienizar os bebês; professoras e estagiárias assumem diferentes posições frente aos bebês; o brincar está imbricado ao fazer do berçário. As considerações finais desta pesquisa apontam para a importância do papel social que a creche e os professores de berçário assumem frente aos bebês bem como para a importância do Outro na sua constituição subjetiva e de falante. O bebê que ali se encontra, por ainda estar nos apelos da linguagem, é enigma que interroga o Outro, que interroga o fazer do educador, indicando que o fazer do berçário é outro, que difere da educação infantil.
Abstract: This research derived from an academic path, which started in the graduation course, and which arouse the desire to look at babies in the language acquisition stage who, getting into nurseries and kindergartens younger and younger, are inserted in school environment, that is, separated from their mothers. It is understood that both kindergartens and nursery educators play an essential role in the subjective formation of these children, and, when approaching baby care in nurseries, the relationship with the Other - the interaction between the educator/carer and the baby - is considered to be fundamental for the constitution of language and of the subject. The theoretical assumptions that support this work are from the Interactionism in the area of language acquisition, proposed by Claudia de Lemos, which, from the approximation towards the European structuralism in Linguistics and Psychoanalysis, understand that language is the cause for a subject to exist, since it is language that places a body into a scene to mobilize a text, even if using motor skills and without articulated speech, as in the case of babies, and in which there is a pulsatory body, or else, which asks for the Other’s interpretation. Based on this theoretical framework, which is also the basis of the Clinic of Language, this work aims at observing how the educator-baby relations take place in order to capture the effects that children’s verbal and non-verbal productions have on educators, how interactions take place and how play is carried out in this scenario. The data of the research resulted from 17 observation sessions in a nursery, in daily activities, where there were eight babies aged from 04 to 18 months old. The observations were recorded on video, and afterwards they were transcribed with basis on the Preti’s conventions (1999). To carry out the analysis, specific scenes of the registered interactions were cut out. The results obtained show that: the dynamics and the routine of the nursery are hard work and do not favor the interactions between the teacher and the babies; the moment when most interactions occur is when feeding and cleaning the babies; teachers and interns take different positions before the babies; playing is interwoven with doing in the nursery. The final considerations of this research point out the importance of the social role that kindergartens and nursery teachers play regarding babies, as well as the importance of the Other in their subjective and speaking constitution. The baby who is there, because he/she is still in the appeals of language, is an enigma who questions the Other, who questions the educator’s role, indicating that the role of the nursery is another one, different from the role of preschool.
Keywords: Bebês
Berçário
Aquisição
Interacionismo
Educação
Babies
Nursery
Acquisition
Interactionism
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: GNATTA, Hellen Terluk.As interações entre educador e bebê em um berçário: o papel da linguagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3202
Issue Date: 12-Jun-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELLEN TERLUK GNATTA.pdfdissertação completa em pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons