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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os presidentes entram em campo: estudo sobre os gestores dos clubes de futebol masculino que participaram do Campeonato Brasileiro da série A (1987-2019)
metadata.dc.creator: Machado, Alexsandro Júnior
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
metadata.dc.contributor.referee1: Capraro, André Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Pedroso, Bruno
metadata.dc.description.resumo: O processo mercadológico do esporte exige cada vez mais uma gestão qualificada, e no futebol não é diferente. Mas quem são os responsáveis pela gestão, e o que leva esses agentes a ocuparem o posto mais alto no gerenciamento dos clubes? Esta pesquisa teve como propósito apresentar as lógicas que levam a um indivíduo ocupar o posto de presidente dos clubes que participaram do Campeonato Brasileiro de Futebol entre os anos de 1987 – ano de grandes modificações no campeonato – e 2019 – último ano de realização. Para isto, foi utilizado o método escandinavo e Published Work, onde, cada capítulo representa um artigo, que de forma interdependente, responde ao objetivo geral. No primeiro artigo, a pesquisa buscou entender a gestão do futebol profissional, enquanto no segundo artigo, ampliou-se a análise para o esporte como um todo, buscando entender como é o perfil de quem está nos cargos de governança. No terceiro artigo foi analisada a gestão do futebol brasileiro sob o ponto de vista da Teoria das Elites, e por fim, no quarto artigo fez-se a análise da biografia de 236 presidentes dos clubes de futebol brasileiros da série A, entre 1987 e 2019, permitindo a construção do perfil destes profissionais e análise sob o ponto de vista dos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu. Assim, os resultados mostraram que o cargo de presidente de clube de futebol no Brasil é um posto político dentro da gestão, que se consolidou com um perfil construído historicamente, ocupado majoritariamente por homens (99%), empresários (40%), que exercem o cargo na maioria das vezes de forma voluntária - já que os estatutos dos clubes preconizam isso -, além de possuírem habitus comuns, como o envolvimento de longa data com o clube e forte apego emocional. A pesquisa demonstrou que, para obtenção do aprimoramento técnico da gestão não basta formular críticas ou incentivar a profissionalização, é necessário mais que isso, compreender quem atua e então propor formas de auxiliar na transformação da gestão.
Abstract: The sports marketing process increasingly requires a qualified management, and when it comes to soccer it is not different. But who are the ones responsible for the operation, and what takes these agents to the highest position in the management of the clubs? The purpose of this research was to present the profile and some logics that lead an individual to occupy the position of president in the clubs that participated of the Brazilian Soccer Championship from 1987 - a year of major changes in the championship - to 2019 - the latest one. To that end, the Scandinavian and Published Work methods were used, in which each chapter represents an article that, in an interdependent way, responds to the general aim. In the first article, the research sought to understand the management of professional soccer. In the second article though, the analysis was extended to the sport as a whole, seeking to understand the profile of those in governance positions. In the third article, the management of Brazilian soccer was analyzed from the point of view of the Elite Theory. Finally, in the fourth article, the biographies of 236 presidents of Brazilian A-series soccer clubs from 1987 to 2019 were analyzed. It allowed the construction of the profile of these professionals and the analysis from the viewpoint of Pierre Bourdieu’s theoretical assumptions. Therefore, the results showed that the position of president of a soccer club in Brazil is a political position within the management team, which has consolidated itself with a historically constructed profile. It is occupied mainly by men (99%), entrepreneurs (40%), who pursue the position most of the time on a voluntary basis, as the club&’s bylaws advocate it. Also, they have common habitus, such as longtime involvement with the club and strong emotional attachment. The research has shown that, in order to obtain technical improvement in management, it is not enough to formulate criticisms or encourage professionalization, it is necessary more than that, understanding who is acting and then proposing ways to assist in the management transformation.
Keywords: Gestão
Futebol
Perfil
Presidentes
Management
Soccer
Profile
Presidents
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: MACHADO, Alexsandro Junior. Os presidentes entram em campo: estudo sobre os gestores dos clubes de futebol masculino que participaram do Campeonato Brasileiro da série A (1987-2019). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3211
Issue Date: 10-Jun-2020
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