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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A inscrição da subjetividade na escrita acadêmica: análise de TCCs do curso de Letras de uma universidade pública do Paraná
metadata.dc.creator: Waiga, Willian Mainardes
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Torquato, Cloris Porto
metadata.dc.contributor.referee2: Jung, Neiva Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Rosita Maria Bastos dos
metadata.dc.description.resumo: Os gêneros acadêmicos voltados à pesquisa científica costumam possuir estilos caraterizados pela objetividade, neutralidade e impessoalidade. Esses estilos, na maioria das vezes, estão vinculados tanto a processos institucionais quanto a regimes discursivos de legitimidade e reconhecimento, sendo a cientificidade uma das mais penetrantes forças nesses tipos de textos. São diversos os vetores de mutação desses gêneros, como também o são os vetores de estabilização. Essas duas forças, de mutabilidade/transformação e de estabilização atuam nos textos acadêmico/científicos, produzindo criatividade ou reiterando formas cristalizadas de legitimidade científica. Os TCCs, enquanto gêneros acadêmicos e enquanto textos científicos apresentam características que lhes são próprias, carregam traços bastante peculiares em relação às outras produções científicas no seio da qual emergem e se inserem dialogicamente. É, justamente, a peculiaridade apresentada por esse gênero que este estudo investigativo busca evidenciar. Assim, objetiva observar como se constituem gêneros acadêmicos resultantes do TCC de um curso de Letras da região dos Campos Gerais do Paraná naquilo que concerne às diversas formas de inscrição da subjetividade no texto desde uma estrutura de poder e autoridade politicamente situada. Isso é realizado à luz da perspectiva enunciativa, vinculada à teoria dos Letramentos Acadêmicos e dos Gêneros do Discurso, ancoradas num entendimento dialógico da linguagem. O locus do estudo é um curso de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública do Paraná e o corpus de análise esta constituído por 46 Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2018. Os pressupostos teóricos para essa investigação distribuem-se entre as áreas dos Novos Estudos dos Letramentos (STREET, 2010, 1994, 1982; LEA; STREET, 2014; KLEMAN, 1995), dos Estudos do Discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1997, 2002, 2006) e dos Estudos Enunciativos (BENVENISTE, 1989; AUTHIER-REVUZ, 1990, 2004). Esse arcabouço é aliado ao campo dos Estudos da Escrita na Universidade (STREET 2010; 1982; LEA; STREET, 2014; IVANIC, 1998;, RUSSERL, 2009; MARINHO, 2010; MACEDO; PAGANO, 2001) e aos estudos da escrita em perspectiva enunciativa (JURADO FILHO, 1996; MESCHONIC, 2006; DALEHT, 2006, 2002; JUNG; SALEH, 2011; SALEH, 2017; SGARBOSSA, 2015; DELEZUK, 2015). A concepção de escrita adotada é a do modo heterogêneo de constituição (CORREA, 1997), sendo a linha mestra do estudo a perspectiva dialógica com base em Bakhtin (1997, 2002, 2006). Em termos de resultados, observou-se o estreito vínculo entre o âmbito das escolhas dos recursos linguísticos, o sociopolítico, cultural e histórico com a subjetividade, o sentido e o sujeito; isto é, entre os estilos dos gêneros e os estilos individuais, por conseguinte, a indissociabilidade entre estes níveis imbricados num todo indissolúvel, o enunciado,; o qual este estudo busca desnudar.
Abstract: Academic genres focused on scientific research tend to have styles characterized by objectivity, neutrality and impersonality. These styles, in most cases, are linked to both institutional processes and to both institutional processes and discursive regimes of legitimacy and recognition. Scientificity being one of the most penetrating forces in these type texts. The mutation vectors of the genres are diverse, as are the stabilization vectors. These two forces: mutability/transformation, and stabilization act on academic/scientifics texts, producing creativity or reiterating crystallized forms of scientific legitimacy. The Course Conclusion Papers undergraduated, as academic genres and as scientific texts, have characteristics that are their own, carry very peculiar traits in relation to the other scientific productions within which they emerge and insert themselves dialogically. It is, precisely, the peculiarity presented by this gender that this investigative study seeks to highlight. Thus, we aim to observe how academic how academic genres resulting from the Course Conclusion Papers undergraduated of a course of Letters in the region of Campos Gerais in Paraná are constituted in what concerns the various forms of inscription of subjectivity in the text from a politically situated power and authority structure .This is done in the light of the enunciative perspective linked to the theory of Academic Literacies and Discourse Genres, anchored in a dialogical understanding of language. The locus of the study is a undergraduate education in Letters form a Public Univesity of Paraná and the corpus of analysis consists of 46 Course Conclusion Papers undergraduated defended in 2018. The theoretical assumptions for this investigation are distributed among the areas of New Studies of Literacy (STREET, 2010, 1994, 1982; LEA;STREET, 2014; KLEMAN, 1995), Bakhtin Circle Discourse Studies (BAKHTIN, 1997, 2002, 2006), and Enunciative Studies (BENVENISTE, 1989; AUTHIER-REVUZ, 1990, 2004). This framework is allied to the field of Studies of Writting at the University (STREET 2010; 1982), (LEA E STREET, 2014; IVANIC, 1998; RUSSERL, 2009; MARINHO, 2010; MACEDO; PAGANO, 2001) and studies of writing in an enunciative perspective (JURADO FILHO, 1996; MESCHONIC, 2006; DALEHT, 2006, 2002; JUNG;SALEH, 2011; SALEH, 2017; SGARBOSSA, 2015; DELEZUK, 2015). The conception adopted is that of heteregeneous way of constitution (CORREA, 1997). The main line of the study being the dialogical perspective based on (BAKHTIN 1997, 2002, 2006). In terms of results, it was observed the close link between the scope of linguistic resources, the socio-political, cultural and historical ones with the subjectivity, the sense and subjectivity; that is, between genre styles and individual styles, consequently, the inseparability between these levels intertwined in an indissoluble whole, the statement, which this study seeks to lay bare.
Keywords: Escrita
Letramentos acadêmicos
Dialogismo
TCC
Writing
Academic literacy
Dialogism
Course Conclusion Papers undergraduated
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: WAIGA, Willian Mainardes. A inscrição da subjetividade na escrita acadêmica: análise de TCCs do curso de Letras de uma universidade pública do Paraná. 2020. Dissertação (Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3240
Issue Date: 15-Jun-2020
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