Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3243
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O trabalho do coordenador pedagógico com os professores iniciantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR
metadata.dc.creator: Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro,
metadata.dc.contributor.advisor1: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Knoblauch, Adriane
metadata.dc.contributor.referee2: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Lucimara Cristina de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico numa perspectiva crítica. O problema de pesquisa que norteia a investigação é: De que forma os coordenadores pedagógicos desenvolvem seu trabalho pedagógico com os professores em início de carreira e como veem o seu papel nesse processo? O objetivo geral proposto é analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes nas Escolas Municipais de Ponta Grossa - Paraná. Os objetivos específicos são: Identificar as estratégias pedagógicas dos coordenadores pedagógicos nas Escolas Municipais de Ponta Grossa - Paraná, no atendimento aos professores iniciantes; desvelar o olhar dos coordenadores pedagógicos sobre o início da docência e seu papel nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN,1994), nessa abordagem os dados coletados são maioritariamente descritivos. Na análise dos dados utiliza-se como subsídios teóricos metodológicos a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O material adquirido na pesquisa qualitativa é rico em descrições, circunstâncias e acontecimentos. Os instrumentos de coleta de dados são o questionário com vinte coordenadoras e entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Ponta Grossa. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: André (2012), Bourdieu (1982, 1998, 2002, 2009), Brzezinski (2006), Gatti (2014), Huberman (1995), Marcelo Garcia (1992, 1999, 2009, 2010), Imbernón (2010), Papi e Martins (2019), Placco (2003, 2005, 2010, 2012, 2014), Romanowski (2010) e Tardif (2010). Os resultados apontam, que devido à falta de formações específicas para os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino (RME), que tratem da questão do trabalho com os professores iniciantes, não há consenso no trabalho desses profissionais, mas sim estratégias isoladas e formação em serviço dos docentes iniciantes. A maioria das coordenadoras participantes percebe as necessidades de apoio aos professores iniciantes e suas dificuldades no início da carreira, atribuem as dificuldades à dois pontos diferentes: falhas na formação inicial e um processo natural de aprendizagem da docência. Apontam aspectos positivos da chegada de professores iniciantes ao ambiente escolar. Fica evidente a intensificação e burocratização do trabalho das coordenadoras pedagógicas, o que impossibilita o desenvolvimento de um trabalho com melhor qualidade.
Abstract: This dissertation has as study object, the pedagogical work from a pedagogical coordinator trough a critic viewpoint. The research problem that guides the scientific research is: How pedagogical coordinators develop their pedagogical work with teachers at their beginning career and how they observe their role on the process? The proposed main goal is to analyze the pedagogical work from pedagogical coordinator with beginner teachers at Municipal Schools from Ponta Grossa – Paraná. The specific goals are: Identify the pedagogical strategies from pedagogical coordinators at Municipal Schools from Ponta Grossa – Paraná, when working with beginner teachers; reveal the pedagogical coordinators perceptions about the starter teaching and their role on the process. It is related to a qualitative research (BOGDAN; BIKLEN, 1994), in this approach, collected data are mainly descriptive. For data analyzing, content analysis was used as methodological theoretical support (BARDIN, 2011). The acquired materials at the qualitative research has a lot of descriptions, circumstances, and happenings. The instruments from data collecting are a questionnaire with twenty coordinators and a semi-structured interview with five pedagogical coordinators active on the elementary teaching at Municipal Schools from Ponta Grossa. The research theoretical ground has mainly engaged with: André (2012), Bourdieu (1982, 1998, 2002, 2009), Brzezinski (2006), Gatti (2014), Huberman (1995), Marcelo Garcia (1992, 1999, 2009, 2010), Imbernón (2010), Papi e Martins (2019), Placco (2003, 2005, 2010, 2012, 2014), Romanowski (2010), Tardif (2010). The results show that, due to specific information lack to pedagogical coordinators from Municipal Education System (MES), which are related on working with beginner teachers, there is no consensus over the work from these professionals, but there is isolated strategies and service training to beginner teachers. Most of the participant coordinators notice the support needs to beginner teachers and their difficulties in the early career, they related these difficulties to two different points: faults in initial training and a natural process of learning from teaching. They mention positive aspects from arriving beginner teachers to the school environment. It is clear the intensification and bureaucratic work from pedagogic coordinators, what prevent the development of a better work.
Keywords: Coordenador pedagógico
Trabalho pedagógico
Professores iniciantes
Ensino Fundamental
Pedagogical coordinator
Pedagogical work
Beginner teachers
Elementary school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: STEFANELLO, Franciele Aparecida Carneiro. O trabalho do coordenador pedagógico com os professores iniciantes do ensino fundamental da rede municipal de educação de Ponta Grossa/PR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3243
Issue Date: 25-Sep-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele Aparecida Carneiro Stefanello.pdfdissertação completa em pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons