Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3257
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso do Kahoot! e do Ensino Híbrido como ferramentas de ensino e da aprendizagem em Matemática
metadata.dc.creator: Carneiro, Jaíne
metadata.dc.contributor.advisor1: Biehl, Scheila Valechenski
metadata.dc.contributor.referee1: Basniak, Maria Ivete
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como propósito, estimular e potencializar o uso de novas metodologias ativas, através de propostas pedagógicas de ensino com o aplicativo Kahoot! e com o Ensino Híbrido. O crescimento do uso das tecnologias digitais devido a maior acessibilidade à Internet, trouxe uma considerável preocupação por parte dos professores a respeito da inserção das tecnologias e os impactos em sala de aula quanto no processo de ensino e também no processo de avaliação dos alunos. Dessa forma, principalmente após o fato de escolas de todo o mundo terem que se adequar ao Ensino Remoto Emergencial, têm-se discutido a utilização do Ensino Híbrido para um possível retorno das aulas, que em suma é a junção entre o ensino presencial e o ensino virtual. Com base nesta perspectiva, vamos explorar o aplicativo Kahoot!, que é uma ferramenta pedagógica educacional facilitadora para o processo de ensino e aprendizagem, que oferece um ambiente gamificado, ou seja, com a utilização de elementos de jogos em ambiente não jogos, dentro ou fora da sala de aula, com aplicação de questionários dinâmicos que oferecem análises imediatas das respostas obtidas. Esse feedback proporciona ao professor a oportunidade de fazer uma avaliação diagnóstica e formativa, identificando as principais lacunas existentes da temática envolvida e permitindo as intervenções pedagógicas para que o aluno desenvolva autonomia e competências em monitorar e regular as suas aprendizagens. Para finalizar, descrevemos uma proposta de ensino com a utilização do aplicativo Kahoot! dando ênfase ao Ensino Híbrido e relatamos a experiência obtida com a aplicação desta proposta com alunos do 3º ano do Ensino Médio, sobre tópicos de Geometria Plana e Espacial.
Abstract: This work aims to stimulate and enhance usage of new active methodologies, through pedagogical teaching proposals with the Kahoot! application and with Hybrid Teaching. Growth in usage of digital technologies mainly due higher accessibility of Internet, brought a relevant concern of teachers related to their impact on teaching process as well on student evaluation process. Thus, especially after the fact that schools around the world had to adapt to Emergency Remote Education, the use of Hybrid Education has been discussed for a possible return to classes, which in short combines presential and virtual teaching. Based on this perspective, we will explore the Kahoot! Application, an educational pedagogical tool that facilitates the teaching and learning process, which offers a gamified environment inside or outside classroom, through dynamic quizzes which offer immediate feedback over replies submitted. This feedback provides for teacher an opportunity to make a diagnostic and formative assessment, identifying main existing gaps around theme involved and allowing pedagogical interventions developing students’ autonomy and skills in monitoring and regulating their learning. Finally, it is described a teaching proposal using the Kahoot! emphasizing Hybrid Teaching and we report the experience obtained with this approach on students of the 3rd year of High School, on topics of Plane and Spatial Geometry.
Keywords: Ensino Híbrido
Kahoot!
Gamificação
Avaliação Formativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: CARNEIRO, Jaíne. O uso do Kahoot! e do Ensino Híbrido como ferramentas de ensino e da aprendizagem em Matemática. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3257
Issue Date: 6-Oct-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaíne Carneiro.pdfdissertação completa em pdf7.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons