Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Biehl, Scheila Valechenski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735859E9&tokenCaptchar=03AGdBq24SJ5WOsO_AfBCWaEppu4RzRU-SBxcAr4PHRi8j8KPdjUblvkpOaqP9g3H1NJ5wr2yjr8WQYXTs3DaAPvoNV94ZmORBY264Pr3xyeikql7ocV73DYiDDHle4kAYYBY4au-TEBePIAR047NZNXRx8GEzFHgF391VGn_tnz8Y4Pk6eEPW8HOKsisTRD94WGBQQddR_q7K-hJYdfw7UpjGPBkEP7an9GNJZMqoCLtpQOUhSINjYROvzoTI-PtuGytJtQ0tC06RKFvjpxJHA5WML_UrkpFt3vPPrJaoau2MJcrFyiJFGBhXybReWKCRdzeOMB1qrWKj-NgEoiwim5mgxo1OhEyZg4CyUf8IBpQB5x55ua_lFxWpXJVcXPOBiwPXt__NM4ADnO111VTrpDwPazpucAJtVoXkhi9t1KDlwbh3N9FOs1wmujgpZdI1DFKsQctpEee2o_e5g69A_H0lPzX38hWhwgsa-679AYd9jdlGu_uLzAoQulBYXVS3m9D2G0aENpp9Lvb2mikClJ3Xsa37UqeysApt_BR
dc.contributor.referee1Basniak, Maria Ivete-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiane de-
dc.creatorCarneiro, Jaíne-
dc.creator.LattesO uso do Kahoot! e do Ensino Híbrido como ferramentas de ensino e da aprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-02T13:05:48Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2020-12-02T13:05:48Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Jaíne. O uso do Kahoot! e do Ensino Híbrido como ferramentas de ensino e da aprendizagem em Matemática. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3257-
dc.description.abstractThis work aims to stimulate and enhance usage of new active methodologies, through pedagogical teaching proposals with the Kahoot! application and with Hybrid Teaching. Growth in usage of digital technologies mainly due higher accessibility of Internet, brought a relevant concern of teachers related to their impact on teaching process as well on student evaluation process. Thus, especially after the fact that schools around the world had to adapt to Emergency Remote Education, the use of Hybrid Education has been discussed for a possible return to classes, which in short combines presential and virtual teaching. Based on this perspective, we will explore the Kahoot! Application, an educational pedagogical tool that facilitates the teaching and learning process, which offers a gamified environment inside or outside classroom, through dynamic quizzes which offer immediate feedback over replies submitted. This feedback provides for teacher an opportunity to make a diagnostic and formative assessment, identifying main existing gaps around theme involved and allowing pedagogical interventions developing students’ autonomy and skills in monitoring and regulating their learning. Finally, it is described a teaching proposal using the Kahoot! emphasizing Hybrid Teaching and we report the experience obtained with this approach on students of the 3rd year of High School, on topics of Plane and Spatial Geometry.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito, estimular e potencializar o uso de novas metodologias ativas, através de propostas pedagógicas de ensino com o aplicativo Kahoot! e com o Ensino Híbrido. O crescimento do uso das tecnologias digitais devido a maior acessibilidade à Internet, trouxe uma considerável preocupação por parte dos professores a respeito da inserção das tecnologias e os impactos em sala de aula quanto no processo de ensino e também no processo de avaliação dos alunos. Dessa forma, principalmente após o fato de escolas de todo o mundo terem que se adequar ao Ensino Remoto Emergencial, têm-se discutido a utilização do Ensino Híbrido para um possível retorno das aulas, que em suma é a junção entre o ensino presencial e o ensino virtual. Com base nesta perspectiva, vamos explorar o aplicativo Kahoot!, que é uma ferramenta pedagógica educacional facilitadora para o processo de ensino e aprendizagem, que oferece um ambiente gamificado, ou seja, com a utilização de elementos de jogos em ambiente não jogos, dentro ou fora da sala de aula, com aplicação de questionários dinâmicos que oferecem análises imediatas das respostas obtidas. Esse feedback proporciona ao professor a oportunidade de fazer uma avaliação diagnóstica e formativa, identificando as principais lacunas existentes da temática envolvida e permitindo as intervenções pedagógicas para que o aluno desenvolva autonomia e competências em monitorar e regular as suas aprendizagens. Para finalizar, descrevemos uma proposta de ensino com a utilização do aplicativo Kahoot! dando ênfase ao Ensino Híbrido e relatamos a experiência obtida com a aplicação desta proposta com alunos do 3º ano do Ensino Médio, sobre tópicos de Geometria Plana e Espacial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-12-02T13:05:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jaíne Carneiro.pdf: 7435146 bytes, checksum: 76415b8fc65371cbd52cd3255be69c9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T13:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jaíne Carneiro.pdf: 7435146 bytes, checksum: 76415b8fc65371cbd52cd3255be69c9c (MD5) Previous issue date: 2020-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectKahoot!pt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso do Kahoot! e do Ensino Híbrido como ferramentas de ensino e da aprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual do Paraná - UNESPARpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaíne Carneiro.pdfdissertação completa em pdf7.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons