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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Revista Grande Hotel e as representações das relações amorosas nas fotonovelas: congruências e dissonâncias em publicações na década de 1960
metadata.dc.creator: Spicalski, Cristiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Varella, Patricia Camera
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Machado Júnior, Cláudio de Sá
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação investiga como se dá as representações amorosas nas fotonovelas década de 1960, tendo como objeto de estudo a revista Grande Hotel. A pertinência em desenvolver este estudo está centrada na questão de que até que ponto essas representações se aproximam de certos comportamentos e pensamentos de uma época e ainda como as imagens convergem ou divergem com as narrativas e os diálogos das fotonovelas. Para tanto, comunicamos que as fotonovelas eram uma forma de literatura popular, composta por uma linguagem vinda do cinema, fotografia e história em quadrinhos, e que sofreu adaptações nos processos de apropriações de sua produção europeia. Assim entendemos que a fotonovela é um produto cultural híbrido. O conteúdo dos romances está focado no tema casamento, expondo questões dos universos de paixões, amores, além de promessas da consolidação do “amor perfeito”. O método de pesquisa aplicado foi a análise de conteúdo, com referência aos estudos de Laurence Bardin. Para a análise imagética das fotonovelas contamos com os estudos de Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses e com o referencial teórico-metodológico de Ana Maria Mauad. Com base no conhecimento sobre a produção, a circulação e o consumo desta revista, problematizamos algumas entrevistas feitas com as leitoras e analisados as charges, colunas, anúncios de produtos, testes e romances junto ao contexto da época. Sinalizamos que a revista está baseada em uma construção que evidencia o simulacro (Jean Baudrillard). A mesma pode ser tratada como um manual de comportamento feminino, trazendo à tona o imaginário social acerca da representação dos papéis sociais desempenhados nas relações homem-mulher.
Abstract: This dissertation investigates how amorous representations take place in the photonovels of marriage in the 1960s, with the object of study being the Big Hotel magazine. The relevance of developing this study is centered on the question that the extent to which the marriage representation of amorous relationships in the photonovelas comes close to certain behaviors and thoughts from an era and also how the images converge or diverge with the narratives and dialogues of the photonovelas. To this end, we communicate that the photonovels were a form of popular literature, composed of a language coming from cinema, photography and comic books, and that it underwent adaptations in the processes of appropriation of its European production. So, we understand that the photonovela is a hybrid cultural product. The content of the novels is focused on the theme of marriage, exposing questions from the universes of passions, loves, as well as promises of consolidating “perfect love”. The applied research method was content analysis, with reference to the studies by Laurence Bardin. For the image analysis of the photonovelas we rely on the studies of Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses and on the theoretical and methodological framework of Ana Maria Mauad. Based on the knowledge about the production, circulation and consumption of this magazine, we problematized some interviews with readers and analyzed the cartoons, columns, product announcements, tests and novels in the context of the time. We signal that the magazine is based on a construction that shows the simulacrum (Jean Baudrillard). It can be treated as a manual of female behavior, bringing up the social imaginary about the representation of social roles played in man-woman relationships.
Keywords: Fotonovela
Relações amorosas
representação
revista
Grande Hotel
Photonovela
loving relationships
representation
magazine
Big Hotel
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SPICALSKI, Cristiane. A Revista Grande Hotel e as representações das relações amorosas nas fotonovelas: congruências e dissonâncias em publicações na década de 1960. 2020. Dissertação (Mestrado em História ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3259
Issue Date: 25-Aug-2020
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