Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3263
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A realização de estágio não obrigatório por estudantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia: impactos e interesses
metadata.dc.creator: Demschinski, Sandra Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Michelle Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como objeto o estágio não obrigatório em Cursos de Licenciatura em Pedagogia, com foco nos interesses presentes nesse tipo de contratação e também nos impactos de sua realização na formação e vida dos estudantes. Considerando como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, tendo como autor principal Antônio Gramsci, buscou-se investigar os interesses que se fazem presentes na contratação de estagiários e seus possíveis impactos na formação e na vida dos estudantes. Teve como objetivo principal: Desvelar os interesses presentes no processo de contratação de estagiários dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Com base nele, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) Identificar como os fundamentos da relação entre capital e trabalho impactam na exploração do estagiário; b) Analisar os fundamentos sociais, políticos e econômicos que justificam a contratação de estagiários das Licenciaturas em Pedagogia da UEPG e da UNISECAL; c) Apresentar os impactos da realização de estágio não obrigatório na formação e na vida dos estudantes. A pesquisa configurou-se numa abordagem quanti-qualitativa. Para tanto, foi realizada coleta de dados por meio de questionário aplicado aos estudantes e Coordenadoras de Curso e Estágio dos cursos de Pedagogia da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e da UNISECAL (Centro Universitário Santa Amélia) a fim de verificar as necessidades individuais, sociais e econômicas dos estudantes para a realização de estágio não obrigatório; contribuições do estágio não obrigatório para o processo formativo; condições individuais e institucionais para a concedente; como está sendo o acompanhamento do estágio não obrigatório, e a visão das mesmas sobre esse tema. A partir da análise da Lei n. 11.788/2008 e dos dados levantados, seguindo a teoria que dá sustentação a essa Dissertação, é possível apontar algumas questões presentes na realização do estágio não obrigatório: que a educação possui papel relevante para a luta pela superação das desigualdades; na atual forma de sociabilidade, o estágio não obrigatório é contraditório, pois ao mesmo tempo em que contribui para a manutenção e permanência de estudantes no processo formativo evidencia um processo de desvalorização docente e, ainda, que diferentes interesses se fazem presentes na contratação de estagiários.
Abstract: The research presented here has as objective the non-mandatory internship in Pedagogy Degree Courses, with focus in the present interests in this kind of contract and also the impacts of its achievement in the training and in the lives of the students. Considering as a theoretical-methodological basis the historical and dialectical materialism, also having as the main author Antônio Gramsci, it was aimed to investigate the hiring of interns and their possible impacts in the training and the lives of the students. It had as the main objective: Unveiling the interests that are present in the process of hiring interns of Pedagogy Degree Courses. Based in it the following specific objectives were delimited: a) Identifying how the fundamentals of the relation between capital and work impact in the exploration of the intern; b) Analyzing the social, political and economical fundaments that justify hiring interns from Pedagogy Degree Courses from UEPG and UNISECAL and the incidence in the (des)appreciation of teachers; c) Presenting the impacts of realizing the non-mandatory internship in the training and in the lives of students. The research was configured in a quali-quantitative approach. To do so, it was realized a data collection by means of a questionnaire applied to the students and Course and Internship Coordinators from the Pedagogy Degree Courses from UEPG (State University of Ponta Grossa) and UNISECAL (Centro Universitário Santa Amélia) to verify the individual, social and economical needs of students in order to realize the non-mandatory internship, the contributions of the non-mandatory internship to the training process,; individual and institutional conditions for the grantor; how is the following of the non-mandatory internship and the vision of them about this subject. From the analysis of the Law n. 11.788/2008 and the gathered data, according to the theory that gives support to this Dissertation it is possible to point out some questions that are present in the realization of the non-mandatory internship: that the education has a relevant role in the fight to overcome inequalities; in the current form of sociability, the internship is non-mandatory and contradictory, because at the same time in which it contributes for the maintenance and permanence of students in the training process and highlights a process of devaluation of the teacher and, yet, that different interests are present in the hiring of interns.
Keywords: Estágio não obrigatório
Lei 11.788/2008
Trabalho e Educação
Estudantes de Pedagogia
Non-mandatory internship
Law n. 11.788/2008
Work and education
Pedagogy students
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DEMSCHINSKI, Sandra Cristina. A realização de estágio não obrigatório por estudantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia: impactos e interesses. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3263
Issue Date: 20-Oct-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA CRISTINA DEMSCHINSKI.pdfdissertação completa em pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons