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metadata.dc.type: Tese
Title: A participação dos conselhos profissionais na avaliação da educação superior no Brasil: uma análise do Conselho Regional de Administração do Paraná nos anos de 2011 e 2016
metadata.dc.creator: Cordazzo, Taciana
metadata.dc.contributor.advisor1: Antunes, Alfredo Cesar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Lenir Aparecida Mainardes da
metadata.dc.contributor.referee1: Roesler, Douglas André
metadata.dc.contributor.referee2: Miura, Marcio Nakayama
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Luiz Alexandre Gonçalves da Cunha
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de
metadata.dc.description.resumo: A presente tese tem por objetivo central compreender e avaliar as implicações da participação do Conselho Regional de Administração do Paraná nos processos de avaliação da educação superior através do sistema e-MEC em 2011 e 2016. A partir da contextualização da expansão e a avaliação da educação superior a partir de 1990, quando emerge a cultura avaliativa através do desenvolvimento de novos instrumentos do estado, a proposta tenciona a avaliação da educação superior por meio do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes) na forma em que se dá a colaboração das profissões regulamentadas no processo de avaliação, seus limites e possibilidades. Para a fundamentação e análise teórica, foram destacadas duas teorias complementares, sendo a Sociologia das Profissões e a Teoria da ação comunicativa (TAC), na perspectiva de entrelaçar tais teorias com a discussão da ampliação de entendimento e participação da sociedade nas avaliações. A orientação metodológica utilizada foi o estudo de caso. A tese demonstra como foi constituída a participação do CRA-PR nos processos de regulação do Sinaes a partir do Decreto nº 5773/06 (BRASIL, 2006) e através de análise e avaliação dos Relatórios e Pareceres emitidos pelo CRA-PR ao sistema e-MEC. Aponta-se que a participação dos Conselhos profissionais na avaliação da educação superior pressupõe incentivo e consolidação sobre a participação democrática da sociedade civil por meio dos Conselhos Profissionais. Também há aqui a reflexão sobre as atribuições dos Conselhos quanto à formação profissional e a inserção no mundo do trabalho, suas aproximações e seus limites e por fim o avanço sobre a qualidade esperada na educação superior, constituindo desenvolvimento na metodologia de avaliação. As potencialidades e inconsistências apresentadas são inerentes a modelos inovadores que, portanto, poderão ser aperfeiçoadas para alcançar a qualidade como resultado desejado.
Abstract: The main objective of this thesis is to understand and evaluate the implications of the participation of the Regional Board of Directors of Paraná in the evaluation processes of higher education through the e-MEC system in 2011 and 2016. From the contextualization of the expansion and evaluation of higher education from 1990, where the evaluative culture emerges through the development of new state instruments, the proposal intends to evaluate higher education through the National System of Higher Education Assessment (Sinaes) in the way in which the collaboration of regulated professions in the evaluation process takes place, their limits and possibilities. For the foundation and theoretical analysis, two complementary theories were highlighted, being the Sociology of Professions and the Theory of communicative action (TAC), with the perspective of intertwining such theories with the discussion of the expansion of understanding and participation of society in evaluations. The methodological orientation used was the case study. The thesis demonstrates how CRA-PR’s participation was constituted in the processes of regulation of Sinaes from Decree No.5773/06 (BRASIL, 2006), and through analysis and evaluation of the Reports and Opinions issued by CRA-PR to the e-MEC system. It is pointed out that the participation of professional councils in the evaluation of higher education presupposes encouragement and consolidation on the democratic participation of civil society through professional councils. There is also a the reflection on the attributions of the Councils regarding professional training and insertion in the world of work, their approaches and their limits and finally the advance on the expected quality in higher education, constituting development in the evaluation methodology. The potentialities and inconsistencies presented are inherent to innovative models, which can therefore be improved to achieve quality as a desired result.
Keywords: Avaliação
Educação superior
Participação
Formação profissional
Assessment.
Higher education
Participation
Vocational training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: Cordazzo, T. A participação dos conselhos profissionais na avaliação da educação superior no Brasil: uma análise do Conselho Regional de Administração do Paraná nos anos de 2011 e 2016. 2020 Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3271
Issue Date: 4-Nov-2020
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