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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas das coordenadoras pedagógicas nas escolas municipais de Carambeí – PR
metadata.dc.creator: Santos, Keila
metadata.dc.contributor.advisor1: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee1: Pryjma, Marielda Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Lucimara Cristina de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas das coordenadoras pedagógicas nas escolas municipais de Carambeí, PR. O objetivo geral é analisar as práticas desenvolvidas nessas escolas e suas implicações para o trabalho docente, e como objetivos específicos identificá-las, caracterizá-las e situá-las no contexto em que são produzidas, bem como identificar as implicações das práticas pedagógicas das coordenadoras pedagógicas para o trabalho docente. Utilizou-se como referencial teórico para discutir a coordenação pedagógica Placco (2002); Placco, Almeida e Souza (2010) e Pinto (2011); para a discussão sobre a prática adotou-se o eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS,1998); para a contextualização histórica Saviani (1999); Bissolli da Silva (2003) e Cruz (2011); Santos (1992) e Tumolo e Fontana (2008) na compreensão sobre o trabalho docente; Santos (1992) na sistematização coletiva do conhecimento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi considerada um Estudo de Caso, devido à sua especificidade. A metodologia da pesquisa constitui-se em observação participante, com registro em notas de campo; aplicação de questionários com docentes e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais; grupo de discussão e análise documental da legislação que normatiza a função do coordenador pedagógico, e análise de 17 Planos de Ação das candidatas à eleição. Os dados foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados da análise apontam as atribuições da função de coordenação pedagógica e a existência de três momentos específicos desde a criação da rede municipal de ensino: indicação do orientador e supervisor pela Secretaria para a função de assessoramento pedagógico; teste seletivo para a função de suporte pedagógico e eleição para coordenadoras pedagógicas. Na análise dos Planos de Ação, destacam-se os desafios e as possíveis ações a partir das questões da prática. Quanto à identificação e caracterização, destacam-se práticas de resistência diante das condições estruturais e humanas não favoráveis. Por fim, as implicações do trabalho da coordenação pedagógica para o trabalho docente indicam que: há relação de proximidade, evidenciando como significativa a atuação no processo de ensino e aprendizagem; o auxílio das coordenadoras são prioritariamente de ordem burocrática; a condução do planejamento é realizada com sugestões de atividades, metodologias e confecção de materiais com momentos de estudos; o atendimento aos alunos prioriza questões disciplinares e de aprendizagem; a realização de simulados e avaliações, o acompanhamento dos docentes em sala de aula e auxílio acontecem mediante as dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia; há mediação entre os diversos segmentos da escola, atendendo, além dos alunos e docentes, aos pais, comunidade escolar, funcionários e equipe de direção; a experiência das coordenadoras pedagógicas como docentes são fundamentais para auxiliar as professoras nas suas dificuldades e indagações. Pode-se afirmar que as implicações da prática das coordenadoras para o trabalho docente são decorrentes de determinações do modo de produção da sociedade capitalista. Aponta-se como necessário o desenvolvimento de um trabalho coletivo e um projeto de formação continuada tanto para os docentes quanto para as coordenadoras pedagógicas.
Abstract: This research aimed to study the pedagogical coordinator’s practices in municipal schools in Carambeí, PR. The general objective was to analyze the practices developed in these schools and their impact on teachers’ work. The specific objectives were to identify, characterize and situate them in the context where they are produced as well as to identify the implications of the pedagogical coordinator’s practices to the teachers’ work. The theoretical background supporting the discussions included: Placco (2002); Placco, Almeida and Souza (2010) and Pinto (2011) - pedagogical coordinators; (MARTINS,1998) - epistemological axis of the Theory as Expression of Practice; Saviani (1999); Bissolli da Silva (2003) and Cruz (2011) – historical contextualization; Santos (1992) and Tumolo and Fontana (2008) – understanding teachers’ work; and Santos (1992) – collective systematization of knowledge. This qualitative research is considered a case study due to its specificity. The research methodology included participant observation with recordings of field notes; use of questionnaires applied to teachers and pedagogical coordinators from municipal schools; organization of discussion groups and the documental analysis of the law that regulates the pedagogical coordinator’s function along with the analysis of 17 action plans of the candidates running for election. The data was analyzed in the Content Analysis perspective (BARDIN, 2016). The results of the analysis pointed out the attributions of the pedagogical coordinator’s position and the existence of three specific moments since the creation of the municipal education system: appointment of the counselor and supervisor by the Education Secretariat for the position of teaching advisor; selective test for the position of teaching support and, election of pedagogical coordinators. When analyzing the Action Plans, challenges and possible actions from practical issues are highlighted. Regarding characterization and identification, resistance practices were observed due to the existing unfavorable structural and human conditions. Finally, the implications of the pedagogical coordinator’s work to the teachers’ work indicate that: there is a proximity relation evidencing how significant their action is in the learning and teaching process; the coordinators’ assistance is mainly bureaucratic; planning is carried out through suggestions of activities, methodologies and material preparation with some moments of study; when assisting students, the priority is on disciplinary and learning issues; mock tests and evaluations; accompanying teachers in the classroom and providing them with some support occur whenever they face difficulties in their daily routine; pedagogical coordinators provide mediation between the several school segments, and in addition to students and teachers, they also provide assistance to parents, the school community, school workers and the direction team; the experience pedagogical coordinators have as teachers is fundamental to help teachers in their difficulties and doubts. Therefore, these practices can be said to impact teachers’ work regarding the help provided and that they are permeated by several determinants of the capitalist society production system. The development of collective work and a continuous education project is necessary for both teachers and pedagogical coordinators.
Keywords: Prática pedagógica
Coordenador pedagógico
Trabalho docente
Trabalho coletivo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, K. Práticas das coordenadoras pedagógicas nas escolas municipais de Carambeí – PR. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3283
Issue Date: 20-Nov-2020
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