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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da formação continuada da área de Matemática do PNAIC no Município de Ivaiporã: a percepção dos professores egressos
metadata.dc.creator: Machado, Alessandro Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Nacarato, Adair Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, João Carlos Pereira de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como os professores alfabetizadores que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) avaliam a formação continuada em Matemática realizada em 2014, no município de Ivaiporã – Paraná, em 2014. A pesquisa de abordagem qualitativa é do tipo estudo de caso avaliativo e teve como sujeitos as professoras egressas do Programa. Os procedimentos para produção de dados foram: análise documental, questionário com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A metodologia adotada para a análise dos dados produzidos no conjunto de questionários e entrevistas foi de forma combinada com a utilização da metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007), e do relatório de análise textual denominado Classificação Hierárquica Descendente (CHD), gerado pelo software Iramuteq. A discussão e a análise dos dados empíricos foram realizadas ao término das entrevistas, apoiadas no referencial teórico-metodológico da avaliação de políticas e programas educacionais, da formação de professores, do letramento e da alfabetização matemática e da metodologia de jogos e brincadeiras. Os resultados da análise da avaliação da formação continuada em Matemática revelaram a percepção das professoras alfabetizadoras egressas, as quais destacaram que: a formação recebida propiciou momentos de reflexão e trocas de experiências que contribuíram para a qualificação e o desenvolvimento profissional docente; a estratégia de jogos e brincadeiras contribui para a facilitação dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos para as classes de alfabetização; o incentivo financeiro em formato de bolsas mensais recebido durante a formação foi caracterizado como uma forma de valorização profissional para os professores alfabetizadores; as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem durante a formação contribuíram para que as professoras fizessem uma autoanálise da sua atuação docente, desencadeando modificação nas suas práticas pedagógicas; a relação teoria-prática concretizava-se no estudo dos cadernos e nos momentos de discussão, de planejamento e desenvolvimentos das atividades nas escolas e de troca de experiências entre as professoras cursistas. As professoras compreendiam os objetivos do PNAIC para a formação de professores, bem como a importância da participação para seu aperfeiçoamento profissional e possíveis melhorias nas práticas docentes. Por fim, as professoras participantes da pesquisa expressaram o desejo de que houvesse continuidade do PNAIC, ou de programas de formação continuada em Matemática com propostas similares para os professores que atuam nas classes de alfabetização.
Abstract: This research aimed to analyze how the literacy teachers who participated in the National Pact for Literacy at the Right Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC) evaluate the continuing education in Mathematics carried out in 2014, in the municipality of Ivaiporã, Paraná, Brazil, in 2014.The research with a qualitative approach is of the evaluative case study type and had as subjects the teachers who participated in the Program. The procedures for data production were: documentary analysis, questionnaire with open and closed questions and semi-structured interviews. The methodology adopted for the analysis of the data produced in the set of questionnaires and interviews was in combination with the use of the Discursive Textual Analysis (ATD) methodology, by Moraes and Galiazzi (2007), and the textual analysis report called Descending Hierarchical Classification (DHC) generated by the Iramuteq software. The discussion and analysis of empirical data were conducted at the end of the interviews, supported by the theoretical-methodological framework of the evaluation of educational policies and programs, teacher training, literacy and mathematical literacy and the game and play methodology. The results of the analysis of the evaluation of continuing education in Mathematics revealed the perception of the participating literacy teachers, who highlighted that: the training received provided moments of reflection and exchanges of experiences that contributed to qualification and professional development of teachers; the game and play strategy contributes to facilitate the teaching and learning processes of mathematical content for literacy classes; the financial incentive received in the form of monthly scholarships during the training was characterized as a form of professional valorization to literacy teachers; reflections on teaching and learning during training contributed to teachers making a self-analysis of their teaching practices, triggering changes in their pedagogical practices; the theory-practice relationship was realized in the study of notebooks and in moments of discussion, planning and development of activities in schools and exchange of experiences among the participating teachers. The teachers understood the objectives of the PNAIC for teacher training, as well as the importance of participation for their professional improvement and possible improvements in teaching practices. Finally, they expressed the desire for continuity of the PNAIC, or continuing education programs in Mathematics with similar proposals for teachers who work in literacy classes.
Keywords: Alfabetização Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação de políticas e programas educacionais
Formação continuada de professores alfabetizadores
PNAIC
Mathematical Literacy
Early grades of Elementary School
Evaluation of educational policies and programs
Continuing Education of literacy teachers
PNAIC
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: MACHADO, Alessandro Alves. Avaliação da Formação Continuada da área de Matemática do PNAIC no Município de Ivaiporã: a percepção dos professores egressos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3298
Issue Date: 27-Nov-2020
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