Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3307
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educadores Sociais nos municípios das Regiões Metropolitanas do Paraná: um olhar sob a perspectiva da Pedagogia Social Comparada (2009-2019)
metadata.dc.creator: Azambuja, Gládis Goetê
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Érico Ribas
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Arthur Vianna
metadata.dc.contributor.referee2: Skalinski Junior, Oriomar
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta dissertação é analisar os critérios utilizados pelos editais de contratação de Educadores Sociais nas Regiões Metropolitanas do Paraná tomando como fonte as informações disponibilizadas em editais de concursos públicos municipais nas oito Regiões Metropolitanas do Paraná, no período circunscrito entre 2009 e 2019. Esta pesquisa apoia-se na teoria dos campos de Pierre Bourdieu, notadamente nos conceitos de habitus, campo, capital e estratégia, assim como nos aportes da Pedagogia Social Comparada, cuja organização está dividida em três capítulos. O primeiro tem um caráter teórico, pois trata da teoria dos campos de Pierre Bourdieu e especificamente da metodologia, privilegiando uma descrição do processo de localização, seleção e forma de análise dos dados referentes aos editais de concurso, em diálogo com a Pedagogia Social Comparada. No segundo capítulo discutem-se a Pedagogia Social e Educação Social como campo de pesquisa e profissional a partir de uma abordagem histórica, assim como, aludem-se as posições e tomadas de posições dos Educadores Sociais no horizonte político de reconhecimento dessas áreas. Por fim, no terceiro capítulo trata-se de problematizar a organização e estrutura dos editais que ofertaram concurso público, sistematizando um quadro analítico a partir de três categorias, a saber: terminologias e atribuições; formação e requisito exigidos; carga horária e remuneração. Em termos específicos, é possível afirmar que: 1) em 49,19% dos editais é designada a terminologia Educador Social e em 51,81% dos casos aparecem diversas outras denominações. 2) em 14,75% dos casos exige-se formação em Curso Superior, 1,63% pede-se Ensino Superior incompleto, 3,27% solicita-se Ensino Fundamental, 24,59% demanda-se Ensino Médio com algum curso específico e em 55,73% requer-se Ensino Médio. 3) há discrepância de remuneração, seja entre os municípios da mesma região, seja entre as regiões metropolitanas. De modo geral, o percurso analítico permitiu avaliar as permanências dos habitus que se constituíram ao longo da história da Educação Social, mas possibilitou também perceber certas rupturas. De um lado, observa-se que, a não precisão de uma terminologia única ao profissional dessa área, assim como a indefinição acerca do grau de escolaridade mínimo, inexistência de um curso acadêmico em Educação Social e discrepância de remuneração, reiteram uma visão de que esse tipo de atendimento ainda mantém alguma relação com a antiga visão assistencialista, compensatória, voluntarista. Por outro lado, o fato de parte significativa dos editais nominarem esse profissional como Educador Social, exigirem em alguns municípios a formação em curso superior e definirem uma remuneração mais elevada de acordo com maior grau de escolarização, evidencia a incorporação do ideário de uma Educação Social marcada pelos preceitos dos Direitos Humanos que estão presentes na Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como em normas específicas destinadas aos idosos, aos quilombolas, aos indígenas. Enfim, ao cotejar os dados dos editais com a história da Educação Social e Pedagogia Social é possível sustentar que o processo de contratação do Educador Social nesses municípios analisados guarda relação com os debates e disputas que se dão nessas áreas e nas lutas do mundo social.
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the criteria used by the public notices for the recruitment of Social Educators in the Metropolitan Regions of the state of Parana. The sources used include information made available in public notices of municipal public contests in the eight Metropolitan regions of the state in the period from 2009 and 2019. This research is supported by Pierre Bourdieu’s field theory, mainly the concepts of habitus, field, capital and strategy, as well as on the Comparative Social Pedagogy and is divided into three chapters. The first comprises the theoretical background, since it addresses Bourdieu’s field theory and specifically the methodology, privileging a description of the process of location, selection and form of analysis of the data referring to the public notices of contests in a dialogical relation with the Comparative Social Pedagogy. The second chapter proposes the discussion of Social Pedagogy and Social Education as research and professional fields, from a historical approach. It also refers to the positions and positioning of Social Educators in the political horizon of recognition of these areas. Finally, the third chapter problematizes the organization and structure of the public notices advertising public contests, by systematizing an analytical framework from three categories, namely, terminology and attributions; qualification and requirements; workload and salary. In specific terms, it is possible to state that: 1) in 49.19% of the public notices the terminology Social Educator appears and in 51.81% of the notices found, other terms are used to refer to the professional activity. 2) in 14.75% of the cases, higher education is required, 1.63% accept incomplete higher education, 3.27% require elementary education, while 24.59% demand high school education in some specific courses, and 55.73% require only high school education. 3) there is discrepancy regarding salaries, that is, between municipalities of the same regions and between metropolitan regions, different salaries are offered. In general, the analysis allowed the evaluation of the permanence of habitus constituted throughout the Social Education history, but also enabled the observation of certain rupture. On the one side, the fact that a single specific term is not used to refer to the professional of this area, as well as the ambiguity regarding the minimum education required, the inexistence of a Social Education academic course and the discrepancy related to salaries paid, reinforce a view that this type of work still holds some relation with the old welfare, compensatory and voluntarist view. On the other hand, the fact that significant part of the public notices calls these professionals Social Educators, some require higher education qualification and offer a better salary according to their level of education, reveals the incorporation of the idea of a Social Education marked by the principles of Human Rights that are present in the 1988 Brazilian Constitution, the Statute of the Child and Adolescent, as well as by specific norms destined to the elderly, quilombolas, and indigenous populations. Finally, when confronting the data from the public notices with the Social Education and Social Pedagogy history, it is possible to affirm that the process of recruitment of Social Educators in the municipalities under analysis keeps some relation with the debates and disputes that occur in this area and the struggles of the social world.
Keywords: Educadores Sociais
Educação Social
Pedagogia Social Comparada
Habitus
Campo
Social Educators
Social Education
Comparative Social Pedagogy
Habitus
Field
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: AZAMBUJA, Gládis Goetê. Educadores Sociais nos municípios das Regiões Metropolitanas do Paraná: um olhar sob a perspectiva da Pedagogia Social Comparada (2009-2019). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3307
Issue Date: 16-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gládis Goetê Azambuja.pdfdissertação completa em pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons