Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3314
metadata.dc.type: Tese
Title: O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia como possibilidade de articulação entre a universidade e a escola
metadata.dc.creator: Pereira, Melissa Rodrigues da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Marcoccia, Patricia Correia de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Marcela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Alessandro de
metadata.dc.contributor.referee4: Saito, Heloisa Toshie Irie
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objeto o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo em vista que a articulação que o estágio pode promover entre a universidade e a escola está atrelada ao processo formativo docente de maneira contínua. Tem-se como problemática: De que maneira os professores de Estágio Curricular Supervisionado percebem esta atividade como possibilidade de articulação entre a universidade e a escola? O objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores de Estágio Curricular Supervisionado percebem a disciplina enquanto possibilidade de articulação entre a universidade e a escola. E os objetivos específicos: Desvelar como os professores de Estágio Curricular Supervisionado desenvolvem a articulação entre universidade e a escola; Investigar o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia enquanto processo formativo docente contínuo. Fundamenta-se a pesquisa pela abordagem qualitativa e a perspectiva praxiológica com base na análise social, prescrita por Bourdieu. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de questionários e entrevistas realizados com professores que atuam na disciplina de estágio em duas universidades públicas no estado do Paraná, e foram transcritos e analisados com base na Metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) que possibilitou relacionar categorizações aos objetivos da pesquisa, perfazendo o ciclo da análise a partir das reflexões sobre o processo formativo docente. Para a pesquisa, foram abordados os seguintes conceitos: universidade, escola, campo, capital simbólico, habitus, o curso de Licenciatura em Pedagogia como formação inicial e o estágio como articulador dos campos formativos. Tais conceitos foram fundamentados em: Bourdieu (1983, 2011, 2004, 2005, 2008); Chauí (2001, 2003); Saviani (1984, 1997, 2005, 2007, 2008, 2009); Gatti (2013; 2014), entre outros. Apresentamos as discussões acerca da articulação entre universidade e escola, e por meio das representações ideológicas que permeiam a Educação Superior e a Educação Básica, da produção acadêmica, bem como os documentos que definem aspectos sobre a aproximação dos campos formativos. A tese defendida é de que o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia é um campo contínuo obrigatório e que nele deve se constituir uma das possibilidades de articulação entre a universidade e a escola. Os resultados evidenciaram que os professores entrevistados percebem a relevância da materialização, acolhida e do acompanhamento que são necessários às atividades do estágio. Mas ainda não declaram sobre o reconhecimento do estágio como articulador entre a universidade e a escola de maneira contínua. Suscitam várias possibilidades de ―aproximação‖, e afirmam que a as atividades da disciplina são momentos importantes na medida em que entendem que o contato com a realidade escolar permite que os acadêmicos estagiários vivenciem uma experiência do ser professor na Educação Básica.
Abstract: The study has as its object the Supervised Curricular Internship of the Pedagogy Degree course, considering that the articulation that the internship can promote between the university and the school is linked to the teacher training process in a continuous way. The problem is: How do Supervised Curricular Internship teachers perceive this activity as a possibility of articulation between the university and the school? The general objective of the research is: To analyze how the Supervised Curricular Internship teachers perceive the discipline as a possibility of articulation between the university and the school. And the specific objectives: Unveil how Supervised Curricular Internship teachers develop the link between university and school; Investigate the Supervised Curricular Internship of the Pedagogy Degree Course as a continuous teacher training process. Research is based on the qualitative approach and the praxiological perspective based on social analysis, prescribed by Bourdieu. The research data were obtained from questionnaires and interviews carried out with professors who work in the internship subject at three public universities in the State of Paraná, and were transcribed and analyzed based on the Discursive Textual Analysis Methodology (DTAM) which made it possible to relate categorizations to the research objectives, making up the cycle of analysis from the reflections on the teacher training process. For the research, the following concepts were approached: university, school, field, symbolic capital, habitus, the Pedagogy Degree Course as initial training and the internship as articulator of the training fields. Such concepts were based on: Bourdieu (1983, 2011, 2004, 2005, 2008); Chauí (2001, 2003); Saviani (1984, 1997, 2005, 2007, 2008, 2009); Gatti (2013; 2014), among others. We present the discussions about the articulation between university and school, and through the ideological representations that permeate Higher Education and Basic Education, academic production, as well as the documents that define aspects about the approximation of the training fields. The thesis defended is that the Supervised Curricular Internship of the Pedagogy Degree Course is a continuous mandatory field and that it should constitute one of the possibilities of articulation between the university and the school. The results showed that the teachers interviewed perceive the relevance of materialization, acceptance and monitoring that are necessary for the activities of the internship. But they still do not declare on the recognition of the internship as an articulator between the university and the school in a continuous way. They raise several possibilities of "approximation", and affirm that the activities of the subject are important moments as they understand that the contact with the school reality allows trainee academics to live an experience of being a teacher in Basic Education.
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado
Articulação Universidade e Escola
Formação de Professores
Supervised Curricular Internship
University and School
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Melissa Rodrigues da Silva. O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia como possibilidade de articulação entre a universidade e a escola. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3314
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melissa Rodrigues da Silva Pereira.pdftese completa em pdf17.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons