Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cerri, Luis Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2&tokenCaptchar=03AGdBq25a3KDyjw7Yom4vfinvqO62wl0P1Y3Wu4153kFoJsJEr0iApqI0E-ZKt6NQdGQY2-ETLZy4MzkoSygXUCZRGgZAMvSZWU-JkywmbgFvJI0XiMfmDH0NM_b69bZTf8rgYS_DWrawSlgelOyOyX22-XIghlpsgG6C6GI_JJU9hEExDKOnWGqDJvyudXR8TK31AtHEpu3E--KOMTqIqn9CKu2hKnlgN-M99BFY1VfO7qE4QXfuqWb52RecG1hZbRqYXfynlLOyOy_paLAdhBYAJopj5-Fy_CL-8CP_kCtOK56kPn_Hr2DRMLVdrFXLtWdOthwa7Q87lftzmYlwr23ZR9Y_FoHEEoI5bsjqmmzeD7p4OBW9LjiGafgkMePkH0yWnJMOCniMAwYMRwkBY0pBWy5BkwH7DSQ_anJBdo6_FNutWKNT5Ziu65Chpl3P1L0n81Ur-hVj46woroIQNofHTi7g4D6t3yhgYMEGB_zAy1A-hhUV8fubJUjDIvPOFXHTmmoimzfQ3Dz45wWmMMTk52uLgJjFUQpt_BR
dc.contributor.referee1Espirito Santo, Janaína de Paula do-
dc.contributor.referee2Silva, Giovani José da-
dc.creatorCruz, Matheus Mendanha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4866215P9&tokenCaptchar=03AGdBq24LJWJuQqHvz_aPYKUfmNvv6ItijzMX4Y-YHHkd2Tw39pSLZWS1nIsRAKFmHvzHrv8R24r5fJOjZ8FPKJscmjrOumv-SkSO3_xOfFIq8TxWH3pDRRTBXw4XtM-7sJ56_af0rKzK3-_TmxdxECxOHqb2iIHYd_1sTOfJRyAKXiRcZoGPchyn7leHs8EbZubFhsHhrBo1SjYVrvrID6fbx44sxH24-8BTX4Wsp3WELRSKoG2xth92_YmQfSWxYOBQ1N5OnpidFox_SaqRcS93qvm8nsvDijLII2GddaN7qKBNLGxlEYyu5x_xicfge7yqFrcpvb7c-OVD2UZgdS_j-gzeRpoaOglm_wg4XMEQBmaWmWs97fXfmeFJOd-GI-Oyna7mwNKTF1QlHI92c3h-fRiWkHP5hd2EOxgFR76RJTNLxvDRYdC-CuBt_uHs3TgIodFqYHmrsZh6oOSerLjjj_gBj_9bjKCib-_BJQb-wTycK-kPurfYSCxfsnP-D6WtY90aBQOHZM8Qb5P2WSG9tOhCcqjcZwpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T18:37:10Z-
dc.date.available2021-03-19-
dc.date.available2021-03-19T18:37:10Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Matheus Mendanha. Jovens brasileiros e a temática indígena: reflexões sobre direitos humanos, cultura histórica e interculturalidades. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3327-
dc.description.abstractIn this study, we asked the Brazilian high school students' opinion, between 15 and 18 years old, about the indigenous theme and, also, we aim to understand the influence of the past on the young people positioning, especially the influence of Historical Sci-entific background. To do this, we used the quantitative methodology survey and the descriptive statistics to generate the data to be analyzed. The data we use in the work comes from a bigger project, named Residente, in which the students answered, vo-luntarily, in partner schools. Although this project has applied this tool in some Latin American countries, we limited to discuss the Brazilian data, totaling 3,694 question-naires. With this data, we intended to relate the knowledge about the past, in a general way, and the knowledge of the science of History, in a more specific way, to the res-pondent's positioning about the indigenous theme. To discuss the results, we used, as theoretical contribution, the Didactic of History, especially Jörn Rüsen, and the inter-culturality concept proposed by Catherine Walsh. With this research, we noted that there is a relation between the students positioning about the indigenous theme and the vision established by these young people in the past. Is possible to note that there is a trend towards the construction of a Critical Interculturality, in the sense of respect and construction to plurality. Finally, given the data discussed, we point out the need for school teaching of History committed to the construction of tools that enable the students to be more prepared to build a society with more respect for the diversity of existing cultures.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho nos perguntamos sobre a visão que estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 18 anos, do Brasil têm sobre à temática indígena e, além disso, objetivamos perceber a influência do passado sobre o posicionamento dos jovens, em especial sobre a influência do conhecimento histórico científico. Para fazermos essa discussão lançamos mão da metodologia quantitativa, survey, e da estatística descritiva para gerar os dados a serem analisados. Os dados que utilizamos aqui são oriundos de um projeto maior denominado Residente, no qual foi respondido um questionário por estudantes de forma voluntária em escolas parceiras. Embora esse projeto tenha aplicado o instrumento em alguns países da América Latina, nos limitamos a discutir aqui os dados referentes ao Brasil, um total de 3.694 questionários. Com esses dados buscamos traçar relações entre o conhecimento do passado, de forma geral, e o conhecimento da ciência da história, de forma mais específica, com os posicionamentos dos respondentes acerca das temáticas indígenas. Para discutir os resultados utilizamos como aporte teórico a Didática da História, em especial Jörn Rüsen, e o conceito de interculturalidade tal qual colocado por Catherine Walsh. Com a pesquisa foi possível notar que existe uma relação entre o posicionamento dos estudantes acerca das temáticas indígenas com a visão estabelecida por esses jovens do passado. Também foi possível perceber com os dados de que há uma tendência à construção de uma Interculturalidade Crítica, no sentido de respeito e construção à pluralidade. Por fim, frente aos dados discutidos, apontamos a necessidade de um ensino de história escolar comprometido com a construção de ferramentas que possibilitem aos estudantes mais preparo para a construção de uma sociedade com mais respeito à diversidade de culturas existentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-03-19T18:37:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Matheus Mendanha Cruz.pdf: 1514192 bytes, checksum: 5140bd4a0fe60fd8383ec54df737c8c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-19T18:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Matheus Mendanha Cruz.pdf: 1514192 bytes, checksum: 5140bd4a0fe60fd8383ec54df737c8c6 (MD5) Previous issue date: 2020-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectCultura Históricapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDireitos indígenaspt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectHistorical Culturept_BR
dc.subjectTeaching of Historypt_BR
dc.subjectIn-digenous Rightspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleJovens brasileiros e a temática indígena: reflexões sobre direitos humanos, cultura histórica e interculturalidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Federal do Amapápt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Mendanha Cruz.pdfdissertação completa em pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons